Armazenar e transportar equipamentos pesados e, ao mesmo tempo, frágeis. essa era a dificuldade enfrentada pela Digicon, empresa que atua na fabricação de sistemas de softwares e produtos como controladores de acesso (catracas, torniquetes e bloqueios motorizados), entre outros. O material, até então usado para embalar e entregar controladores de acesso era a madeira, suportada por chapas de aço. Visando tornar seu processo mais sustentável, a Digicon, em Gravataí (RS), buscava uma alternativa para evitar o descarte de materiais que não poderiam ser reaproveitados e que proporcionasse facilidade na montagem para otimizar o transporte e diminuísse riscos de acidentes aos funcionários.

A WestRock, parceira da Digicon desde 2019, entendeu o desafio a ser superado e repensou a embalagem para o cliente, desenvolvendo uma embalagem de papelão ondulado com alta resistência, capaz de suportar o produto de 35 quilos, com as dimensões otimizadas ao tamanho do produto, protegendo contra impactos e vibrações e trazendo mais segurança ao longo do percurso. A embalagem produzida com o papelão ondulado WestRock, HyWave®, foi desenvolvida para prover a robustez necessária ao produto com o empilhamento de até três caixas sobre a primeira.

A nova embalagem também é biodegradável e reciclável e dispensa o uso de substâncias para higienização – exigência do ministério da agricultura quando se trata de caixas de madeira. Com a substituição, a Digicon aumentou sua sustentabilidade e produtividade, reduziu os custos de transporte com o uso de uma embalagem mais leve e melhorou seu processo de montagem com um material que oferece maior praticidade.

A solução foi projetada com preocupação funcional, sustentável e estética, afirma Alessandro de Filippo, diretor de Estratégia, Marketing e Customer Experience WestRock. “Nosso cliente precisava de uma embalagem mais sustentável e segura. Mas, como uma Fábrica de Soluções, planejamos e desenvolvemos uma alternativa para entregar ainda mais. Com a qualidade da impressão foi possível melhorar a apresentação das caixas, trazendo na embalagem a marca, informações importantes sobre o produto e a empresa e assim, ajudando a aumentar a conexão da Digicon ao seu cliente”.

Na embalagem anterior, a marca não era evidenciada na embalagem. “A nova solução também tornou a apresentação mais limpa e informativa, e facilitou muito o processo de embalamento, que antes era complexo e contava com diversos materiais. A nova embalagem também é muito mais leve, contribuindo com a ergonomia e facilitando o manuseio”, é o que afirma o gerente de Produtos da Digicon, Filipe Lemes Nunes.

Solução em paletes de papelão ondulado também melhoraram a logística

A solução de embalagem desenvolvida pela WestRock também contou com outra alternativa para otimizar o processo. A embalagem é fornecida em conjunto com o palete, também de papelão ondulado, substituindo os paletes de madeira, anteriormente usados na operação logística. O palete de papelão ondulado produzido pela WestRock suporta até 2 toneladas e pode ser movimentado mesmo suportando mais de 600 quilos. A substituição resultou ao cliente ganho de espaço físico e a facilidade de armazenagem e do descarte.