A Avery Dennison, Estal e Leonhard Kurz anunciam o lançamento da Make a Mark, uma iniciativa de colaboração de três anos para designers, impressores e fornecedores de materiais para embalagens, com o objetivo de abrir novos caminhos em embalagens sustentáveis e inovadoras de vinhos e destilados.
“Já que a criação de embalagens de vinho e destilados é mais do que apenas uma garrafa de vidro e rolha, pensamos: por que não unir forças com os líderes mais respeitados da indústria – Avery Dennison e Leonhard Kurz -, para ver o quanto mais podemos impulsionar a criatividade e a inovação?”, comenta o CEO da Estal, Gerard Albertí, sobre a iniciativa. “E se convidássemos alguns dos melhores designers de embalagens do mundo e transformássemos isso em uma plataforma para mostrar novas ideias criativas, ao mesmo tempo que construímos uma comunidade de design inspiradora?”
Make a Mark vai começar na Luxepack Monaco, com o lançamento de um livro, apresentando conceitos ousados e provocantes de 18 dos designers de embalagens mais criativos do mundo. Impresso em uma edição limitada de 2.000 cópias, o livro é o primeiro da série Make a Mark e fará parte de um dos muitos projetos planejados que que reunirão marcas, designers e fornecedores de materiais, nos próximos três anos.
“Somos todos mais inovadores quando colaboramos”, diz Vladimir Tyulpin, líder do segmento de Vinhos e Destilados da Avery Dennison. “E a inovação é mais essencial do que nunca. A necessidade urgente de embalagens sustentáveis, os novos hábitos de compras adquiridos devido à Covid-19 e o mercado acirrado de vinhos e destilados exigem novas abordagens ousadas, do formato da garrafa ao material do rótulo e design em geral. A Make a Mark nasceu para quebrar barreiras, oferecendo grandes oportunidades de colaboração e inovação entre os diferentes atores do mundo das embalagens.”
“Com a sinergia perfeita e a inspiração de todos os envolvidos, queremos quebrar os limites e tornar possíveis as coisas impossíveis”, afirma Stéphane Royère, diretor da Área de Embalagem Industrial e Impressão, chefe de Gestão de Produtos da Leonhard Kurz.
Foco em sustentabilidade, luxo e inovação
Alguns dos estúdios de design de embalagens mais premiados do mundo decidiram aderir ao projeto Make a Mark: Anagrama, do México; Boldrini & Ficcardi, da Argentina; Butterfly Cannon, do Reino Unido; Chad Michael Studio, dos Estados Unidos; Denominação, da Austrália; Dragon Rouge, da China; JVD Studio, do Chile; MARK Studio, da África do Sul; Motherland, da Suécia; Pocket Rocket Creative, do Reino Unido; RitaRivotti, de Portugal; Ruska Martín Associates, da Alemanha e Espanha; SeriesNemo e Supperstudio, da Espanha; Servaire & Co e Studio Créa’ Design, da França; e Smith Lumen e Spazio Di Paolo, da Itália.
As empresas foram convidadas a desenvolver um conceito de marca de vinho ou destilado que combinasse sustentabilidade, luxo e inovação, e ficaram totalmente livres para dar vida às suas ideias mais corajosas, sem as usuais restrições de custo, prazos apertados e requisitos específicos da marca. O acesso à tecnologia mais avançada do setor permitiu que executassem com sucesso suas ideias.
Entre os conceitos apresentados no livro estão uma marca de vinho que atrai a energia e a cor do avanço da Argentina em direção à democracia, no início dos anos 1980; uma marca de whisky que alia elegância ao reconhecimento da crise da água doce e dos oceanos; uma aquavita que homenageia as origens vulcânicas da Sicília; e um gin inspirado no icônico programa de TV dos anos 90 Baywatch, com um mini salva-vidas que mede o nível do líquido na garrafa.