O movimento da moda sustentável, que visa diminuir o impacto ambiental das empresas nas cadeias de produção e de consumo, tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil. E um aspecto importante para um processo circular de produção é o investimento em embalagens sustentáveis. Prova dessa tendência são os dados coletados em pesquisa feita pela Smurfit Kappa, um dos principais players do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. No levantamento, 65% dos consumidores afirmaram que o uso de materiais de embalagens sustentáveis é um fator determinante nas decisões de compra no setor de moda.

Além disso, dos mais de mil brasileiros entrevistados pela Smurfit Kappa, 59% disseram que o uso de embalagens recicladas é um ponto decisivo na percepção de sustentabilidade de uma marca.

Nos últimos seis meses, de acordo com o levantamento, cerca de metade dos entrevistados tomaram a decisão de serem mais sustentáveis de forma geral, e 38% pretendem realizar compras de artigos de moda de empresas que utilizam embalagens sustentáveis. Além disso, as características consideradas mais importantes ao avaliar o impacto ambiental das embalagens do setor de moda foram: serem biodegradáveis, (58%), poderem ser recicladas (53%), e serem feitas a partir de material reciclado, (50%).

A aparência das embalagens também é um fator de decisão para os consumidores e 70% dos entrevistados pela Smurfit Kappa disseram que o design das caixas é o primeiro aspecto que influencia na compra. Em segundo lugar estão as práticas sustentáveis e ética das empresas, escolhidas por 67% dos entrevistados e, em terceiro, o uso de embalagens sustentáveis pelas companhias, com 65%.

“A temática da sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço no setor da moda nos últimos tempos, e um fator muito importante para amenizar o impacto ambiental desse mercado são as embalagens recicláveis”, analisa o CEO da Smurfit Kappa no Brasil, Manuel Alcalá. “Conduzimos essa pesquisa com os consumidores para entender a percepção do público final sobre esse movimento no mercado de moda e o grau de maturidade das pessoas sobre a necessidade das embalagens sustentáveis, além de conscientizar a sociedade sobre a importância dessas soluções para um meio ambiente mais limpo”, completa o executivo.

A Smurfit Kappa, empresa líder em embalagens sustentáveis, trabalha hoje com um portfólio completo de embalagens sustentáveis para o segmento de roupas e vestuário, que inclui soluções leves e flexíveis, fáceis de abrir e, se necessário, devolver. A companhia oferece uma variedade de formas e designs para empresas criarem opções personalizadas de embalagens sustentáveis, que aprimoram o envolvimento da marca e trazem uma experiência superior de unboxing. Além disso, os procedimentos de teste rigorosos da companhia eliminam riscos de danos aos produtos em trânsito e garantem que os objetos cheguem em perfeitas condições.

Os produtos de moda que a Smurfit oferece têm formatos variados e servem diversos tipos de mercado. Entre as soluções disponíveis hoje há as; caixas padrão, que suportam a intensidade das entregas em diferentes tipos de cadeias de suprimentos; basculantes, no estilo de embalagens para pizzas, além de caixas de tamanho e profundidade ajustáveis, caixas hexagonais, soluções personalizáveis para sapatos e caixas exclusivas para camisetas.

Além do site da companhia, a Smurfit Kappa oferece mais opções em seu eShop, loja de e-commerce lançada neste ano com o intuito de incentivar a compra de embalagens sustentáveis para impulsionar o negócio de empreendedores por todo o Brasil, trazendo inovação e sustentabilidade nos processos.

“É gratificante saber que as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre como a sustentabilidade é essencial no mercado de moda, principalmente quando se trata de embalagens. As embalagens para produtos de moda têm o poder de encantar e conectar as marcas com os clientes. Por isso, a Smurfit Kappa trabalha para oferecer um portfólio completo, que atenda às necessidades e empodere os consumidores e, ao mesmo tempo, contribua para um mundo mais sustentável”, complementa Alcalá.