A partir dos novos hábitos de consumo e a grande preocupação com as questões de higiene e limpeza durante a pandemia, algumas seções de produtos, como os voltados para os cuidados com a casa, ganharam novos espaços e destaque nas prateleiras. De acordo com dados divulgados pela Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional), as vendas devem seguir em ascensão, com projeção de crescimento de 3% para este ano.

Junto à procura por esses itens, a atenção e nível de exigência para as embalagens e rótulos também cresceu. Muitos consumidores ficaram mais familiarizados com os artigos de higiene e prestaram mais atenção ao que estavam comprando. Informações básicas sobre o produto, assim como seus diferenciais, eficiência, rendimento e tipo de aplicação passaram a ser avaliados e comparados entre marcas concorrentes. E como um dos principais quesitos para a escolha de determinado item é justamente sua apresentação, quanto mais eficaz e funcional, maior a chance de proporcionar uma boa experiência e fidelizar o consumidor, uma vez que a maioria passou a ficar responsável pelas tarefas domésticas nesse período de pandemia.

Segundo a Euromonitor, entre outros quesitos, o que se destaca é o aumento por itens sustentáveis e hipoalergênicos, em resposta à procura por produtos que garantam um maior cuidado com a pele, alavancando, assim, as inovações do setor de home care, uma tendência que provavelmente será seguida durante os próximos anos. Além disso, novos formatos, como lenços desinfetantes e sprays, começaram a surgir por serem extremamente práticos e convenientes e, embora os preços elevados ainda sejam uma barreira para superar sua adoção, a perspectiva é de crescimento.

Para atender as novas necessidades do mercado, uma das soluções mais eficientes voltadas ao setor de home care são os rótulos autoadesivos, que proporcionam, entre outros benefícios, o destaque ao produto, em meio a tantas opções ofertadas ao cliente final.

“A indústria de home care sempre foi muito mais competitiva. Em meio à disputa por preços, muitas vezes utilizavam destaques visuais impactantes, com cores diferenciadas, por exemplo, para ganhar espaço na gôndola. Porém, com a pandemia, observou-se o aumento da busca por produtos com maior efeito sanitizante e acesso às informações específicas sobre sua composição química, além do seu apelo sustentável. Ou seja, o consumidor começou a dedicar mais atenção às informações dos rótulos dos produtos voltados para limpeza. Tecnologias para rotulagem, como o autoadesivo, vêm ganhando espaço em função da maior durabilidade e garantia da integridade das informações”, destaca Keyse Ramalho Marques, gerente de desenvolvimento de novos negócios da Avery Dennison.

A garantia de uma melhor adesão do rótulo e sua performance, quando em contato com os produtos químicos, passam a ser um cuidado adicional no momento de definição do design da embalagem, o que antes era uma exigência específica de outros segmentos, como de cuidados pessoais e cosméticos. Vale destacar as inovações para rotulagens especiais, como as resseláveis, disponíveis em lenços de limpeza e sustentáveis. Nesse sentido, a Avery Dennison possui um amplo portfólio de rótulos, que atendem as diversas exigências quanto a conteúdo reciclado, origem responsável, possibilidade de reuso ou compostabilidade, promovendo a redução do uso de materiais.

Keyse ainda afirma que a escolha do rótulo depende de alguns fatores, pois existem filmes diferentes para cada aplicação e categoria de produtos, com especificações que vão desde o envase até o descarte final da embalagem. “A escolha dos rótulos para produtos de home care merecem uma atenção especial, principalmente, pelo contato com a umidade. Frontais em papel são muito comuns devido à competitividade do setor, porém, muitas empresas vêm aderindo aos autoadesivos em polipropileno (BOPP) e adesivos mais robustos, como o hotmelt. Fabricantes de produtos para limpeza, cuidados pessoais e alimentos estão buscando embalagens mais convenientes e funcionais, como as etiquetas resseláveis, que garantem praticidade, fácil abertura e fechamento, além de maior apelo em gôndola. A Avery Dennison possui essas soluções em substratos de PP e PET, que suportam até 60 aberturas, com ótima resistência química”, conclui a especialista.