A Henkel definiu a educação pública de qualidade como sua causa de responsabilidade social corporativa no Brasil, pois acredita que a transformação da sociedade está ligada à melhoria do ensino. Uma das ações da empresa voltadas ao estímulo à alfabetização é a participação no programa “Presente para o Futuro”, promovido pelo Instituto Ayrton Senna, que permite a doação recorrente de colaboradores à causa da educação que contribui para o ecossistema do ensino público no país.
O compromisso da Henkel com a aprendizagem na infância se alinha às diretrizes do Dia Mundial da Alfabetização, celebrado no dia 8 de setembro para destacar a importância social da alfabetização.
Iniciada em 2019, a parceria da Henkel com o Instituto Ayrton Senna já mobilizou 230 funcionários da empresa em contribuições mensais que variam de R$ 20 a R$ 100. Os recursos doados ao “Presente Para o Futuro” são descontados mensalmente e diretamente da folha de pagamento mediante à adesão ao programa.
O impacto social proporcionado pelas doações de seus colaboradores ganha o reforço da Henkel. A empresa faz um match e destina o mesmo valor doado por seus funcionários, dobrando a contribuição à instituição. O valor arrecadado durante os últimos três anos de parceria financia projetos educacionais que o Instituto Ayrton Senna promove em todo o país, beneficiando cerca de 130 mil educadores e mais de 3 milhões de estudantes.
“O compromisso social compõe a identidade da Henkel. A iniciativa da empresa terá impacto direto para milhares de crianças e jovens de escolas públicas, contribuindo para um futuro melhor. A educação é um pré-requisito para o desenvolvimento individual pessoal e para a sociedade”, explica Fabio Mincarelli, Head de Comunicação Corporativa da Henkel Brasil.
Ações internas para conscientizar os funcionários
Para incentivar a adesão ao programa do Instituto Ayrton Senna, a Henkel fortaleceu estratégias de comunicação em suas unidades para conectar os colaboradores à causa da educação. Um dos desafios foi assegurar a adesão dos funcionários no período de pandemia. A Henkel ampliou a campanha de renovação do programa para a linguagem digital, dialogando com os colaboradores em trabalho remoto, além de manter as atualizações nos canais físicos das fábricas.
A Henkel organizou um cronograma de ações sobre a importância da campanha, com conteúdos produzidos para seus canais de comunicação com os funcionários (comunicados/TV interna/Mural/mensagens por aplicativos).
O plano de comunicação adotado pela empresa para conscientização do programa social trouxe resultados. Em 2021, o valor médio de doações subiu para R$ 41,40, um aumento de 15%, em comparação com o ano anterior. Além disso, uma nova modalidade de renovação automática de doação foi lançada, com a aderência de 42% dos participantes.
“No ano passado, nos deparamos com um novo desafio, que era manter próxima essa parceria com o Instituto Ayrton Senna mesmo remotamente. Em tempos de pandemia, ficou evidente para todo mundo a importância da escola e do professor para criar valores para o desenvolvimento das nossas crianças”, acrescentou Fabio Mincarelli.