ABFLEXO/FTA-BRASIL - Associação Brasileira Técnica de Flexografia

Acesso ao painel Administrativo da ABFLEXO/FTA-BRASIL Flexografia

Admin

Administração

 

Participantes do Prêmio Qualidade Flexo

Prêmio Qualidade Flexo

 



ABFLEXO/FTA-BRASIL - Pesquise e encontre!

Henkel vê aumento de mercado com carros elétricos e autônomos

Henkel vê aumento de mercado com carros elétricos e autônomos

Carros inteligentes, elétricos e autônomos – o futuro da indústria automotiva demanda uma transformação em toda a cadeia industrial, incluindo soluções químicas de tecnologia avançada para suportar essas mudanças. A Henkel, líder em tecnologia adesiva de alta performance, já oferece em seu portfólio mais de 300 aplicações para fabricação de carros e se antecipa às mudanças.

Segundo a consultoria Frost & Sullivan, até 2030, os carros autônomos responderão por 10 a 15% da frota da Europa. Até a mesma data, os veículos elétricos, que já são uma realidade, deverão ocupar cerca de 75% do mercado de acordo com pesquisa realizada pela Universidade Tecnológica do Paraná.

"Uma janela de oportunidades incrível está se abrindo para a Henkel. Hoje, um carro leva em média 17 kg de adesivos e esse volume deve aumentar significativamente, bem como o valor agregado dessas soluções com tecnologias mais avançadas" – explica Murilo Brotherhood, diretor de adesivos para indústria automotiva da Henkel – "Baterias de lítio-ion para carros elétricos requerem maior controle da temperatura, e o aumento de minicomputadores e equipamentos elétricos para os carros autônomos demandam mais adesivos de alta performance para proteção em condições adversas e uma adesão segura" – conclui.

Como adesivos, selantes e coatings tem um papel fundamental na transformação dos carros:

· Câmeras e sensores: O aumento do número de componentes eletrônicos nos carros autônomos demandará um volume maior de adesivos e selantes, para protegê-los e conectá-los. Entre esses componentes estão muitas câmeras, sensores e radares para uma direção segura. A Henkel já conta com 10 diferentes soluções para câmera em carros autônomos – da adesão das lentes a proteção para o processador.

· Controle de calor da bateria de carros elétricos: As baterias lítio-ion para carros elétricos representam quase metade do custo do automóvel. Seu funcionamento é altamente dependente da temperatura, sendo eficazes entre 15oC e 35oC. A Henkel oferece soluções para o gerenciamento do calor, desenvolvidas para proteger as baterias de superaquecimento e mantê-las em torno de 10oC graus abaixo do esperado, até mesmo nas situações mais adversas.

· Inteligência artificial: Mais de 100 minicomputadores irão processar o imenso volume de dados para que uma direção segura e autônoma seja possível. Todos esses equipamentos demandarão uma proteção confiável contra superaquecimento, impactos, umidade e interferência eletromagnética. A Henkel oferece soluções para essas finalidades.

· Leveza e sustentabilidade: O aumento do número de equipamentos significa carros com maior peso. Isso vai na contramão da busca por economia de energia. Portanto, montadoras terão uma preocupação cada vez maior com materiais que diminuam o peso dos carros. Adesivos e selantes reduzem de 10 a 15% o peso de um automóvel. Atualmente, isso equivale a aproximadamente 140 kg a menos, refletindo em economia do consumo de gasolina e menor emissão de CO2.

Entre em contato conosco!