ABFLEXO/FTA-BRASIL - Associação Brasileira Técnica de Flexografia

Acesso ao painel Administrativo da ABFLEXO/FTA-BRASIL Flexografia

Admin

Administração

 

Participantes do Prêmio Qualidade Flexo

Prêmio Qualidade Flexo

 



ABFLEXO/FTA-BRASIL - Pesquise e encontre!

Túnel do tempo: um flash dos 25 anos da ABFLEXO

Túnel do tempo: um flash dos 25 anos da ABFLEXO

No final da década de 80, o Brasil vivia a busca por melhor qualidade de seus produtos, e isso começava a ser o grande desafio das empresas. Na flexografia, o cenário era de uma enorme carência de maquinário para produzir embalagens, de mão de obra capacitada, mas um grupo de jovens empresários, convertedores de papel pelo processo rotoflexográfico, decidiu realizar um sonho e criou a Associação.

Foi nesse momento que fundaram a ABFLEXO/FTA-BRASIL (Associação Brasileira Técnica de Flexografia), com o nome inicial de Associação Brasileira de Convertedores de Papel Rotoflexo, no dia 15 de agosto de 1989. Escrevia-se ali uma página importante da história da indústria flexográfica, período que demandou grande esforço por parte da jovem ABFLEXO e de seus sócios-fundadores em buscar capacitação técnica para os trabalhadores, desenvolvimento do processo de impressão e crescimento do setor, esforço este que continuou ao longo dessas duas décadas e meia.

Para entender essa evolução do processo flexográfico e o patamar em que a indústria chegou atualmente, é preciso voltar no tempo, antes mesmo de chegar aos anos 70 e 80, que marcaram os primeiros passos da flexografia de qualidade, desenvolvimento que iniciou ali e não parou mais. Foi o começo tímido no Brasil das embalagens flexíveis, críticas para as impressoras da época (com cilindros individuais) e para as tintas em especial, dentre os demais insumos, porque o substrato plástico flexível era relativamente novo também nos anos 70. Muitos desafios foram enfrentados, como veremos a seguir. 

Veja matéria na íntegra, na Inforflexo Set/Out 2014. E também uma breve história das impressoras flexográficas.

Clique aqui

Entre em contato conosco!