A Avery Dennison Corporation (NYSE: AVY), uma empresa Fortune 500, anunciou hoje o lançamento da atma.io™, uma nova iniciativa digital capaz de criar, atribuir e gerenciar identidades exclusivas para cada item físico do mundo.
A atma.io reinventa completamente como as cadeias de abastecimento operam, como as marcas se conectam com os consumidores e como as organizações globais podem atingir seus objetivos de sustentabilidade e transparência. Atualmente, a atma.io gerencia mais de 10 mil milhões de artigos exclusivos e adiciona mais de 50 novos produtos conectados à plataforma a cada segundo.
“Frente a uma necessidade clara de visibilidade item a item e uma lacuna no mercado, a Avery Dennison viu a oportunidade única de desenvolver uma nova plataforma digital para ser pioneira em uma ferramenta em nuvem de produtos conectados ponta a ponta, líder do setor. É a expressão de nossa visão de Etiquetas Inteligentes: uma plataforma que conecta os mundos físico e digital ao atribuir identidades digitais exclusivas para itens do dia-a-dia. Com a atma.io, a Avery Dennison agora é capaz de unir os dois mundos, ao juntar nossa família progressiva de gatilhos digitais e tecnologias de rotulagem com o poder dos dados em atma.io até o nível do ‘wafer'”, afirma Francisco Melo, Vice-presidente e gerente geral, Avery Dennison Smartrac.
A marca global de roupas esportivas Adidas está utilizando a plataforma baseada em nuvem para circularidade e interações exclusivas entre consumidor e produto. “A Adidas integrou a nuvem de produtos conectados da atma.io em nossa iniciativa Infinite Play, para aumentar nossa capacidade de recomprar produtos e dar a eles uma segunda vida”, disse David Quass, Diretor Global de Sustentabilidade da marca Adidas. “O programa foi a primeira experiência de muitas que procuramos habilitar com a atma.io e a Avery Dennison para alcançar nossa visão de produtos conectados e nossas metas de sustentabilidade.”
Além de ser escolhida para implementações em múltipla escala por marcas e varejistas globais, a atma.io também será utilizada para rastreabilidade da cadeia de suprimentos de alimentos e para o monitoramento da temperatura em tempo real de frascos de vacinas contra a COVID-19.
Com a utilização de diferentes gatilhos digitais em produtos, como UHF RFID, NFC ou mesmo códigos QR, é possível habilitar que todos os eventos em nível de item e dados do produto sejam conectados em uma plataforma de ponta a ponta. A plataforma atma.io permite que as marcas explorem um ecossistema de aplicativos para desbloquear todos os casos de uso de produtos conectados imagináveis, e os desenvolvedores e parceiros agora têm a capacidade de se beneficiar de atma.io e desbloquear novos canais de crescimento comercial.
As empresas se beneficiarão com a capacidade de unir sua cadeia de suprimentos como nunca antes. Já as marcas poderão comunicar, com precisão, como um produto é fabricado e podem lançar novos modelos de negócios, como revenda (recommerce), comércio entre consumidores (peer to peer) e comércio direto com o consumidor.
Agora, os consumidores poderão comprovar tudo, desde a procedência e autenticidade do produto até detalhes sobre cuidados e instruções de uso, informações de validade e recall de produtos perecíveis, além de desfrutar de experiências de consumo únicas, com base no contexto específico de cada interação com o produto.
Max Winograd, vice-presidente de produtos conectados da Avery Dennison Smartrac e um dos cofundadores da atma.io, acrescenta: “A equipe atma.io lançou a nuvem de produtos conectados desenvolvida especificamente para enfrentar a rápida disrupção e transformação digital do mundo atual. Nosso objetivo é a transparência e um mundo mais sustentável e conectado. Nossa plataforma foi projetada para que qualquer pessoa possa construir em cima da atma.io, habilitando uma rede de produtos conectados, em todas as indústrias e todas as etapas da cadeia de valor.”
A atma.io oferece um amplo portfólio de módulos para desbloquear casos de uso específicos, com o interesse de ajudar a atingir objetivos de negócios como, por exemplo: o engajamento do consumidor, excelência operacional da cadeia de suprimentos, proteção de marca e sustentabilidade. A atma.io se encontra implantada globalmente e agora está disponível de diversas maneiras. Para conhecer quais são suas opções, entre em contato com a Avery Dennison para mais informações.