NOSSA HISTÓRIA

No final da década de 80, o Brasil vivia a busca por melhor qualidade de seus produtos, e isso começava a ser o grande desafio das empresas brasileiras. Iniciava naquele momento a busca por técnicas de qualidade e produtividade, por capacitação e desenvolvimento do capital humano, surgiam os Programas de Qualidade Total, trazendo novos conceitos de qualidade, de gestão e organização da produção.

Na flexografia brasileira, o cenário era de uma enorme carência de máquinas e equipamentos para produzir embalagens, de mão de obra capacitada e treinamento técnico, mas havia um grupo de jovens empresários, convertedores de papel pelo processo rotoflexográfico, com uma vontade de evoluir muito grande. Eles decidiram realizar um sonho, o de desenvolver a flexografia e o crescimento dessa indústria.

Foi então que fundaram a ABFLEXO/FTA-BRASIL (Associação Brasileira Técnica de Flexografia), com o nome inicial de Associação Brasileira de Convertedores de Papel Rotoflexo, no dia 15 de agosto de 1989. Escrevia-se ali uma página importante da história da indústria flexográfica, período que demandou grande esforço por parte da jovem Associação e de seus sócios-fundadores em buscar capacitação técnica para os trabalhadores, que os auxiliasse no crescimento profissional e do setor. Ao longo dessas décadas, a ABFLEXO acompanhou o período mais forte de evolução da indústria flexográfica no Brasil.

JUNTOS PODEMOS MAIS…

A ABFLEXO é o principal canal para treinamento em flexografia, artigos, eventos e tendências. Desde 1989, a ABFLEXO tem proporcionado que muitos técnicos em artes gráficas e empresários aumentem suas habilidades, conectem-se com indivíduos de pensamento semelhante, expandam seus mercados e impulsionem a flexografia como um dos principais meios de impressão.

A ASSOCIAÇÃO

Associação Brasileira Técnica de Flexografia foi fundada em 15 agosto de 1989. Destaca-se por reconhecida importância na evolução e no desenvolvimento da impressão flexográfica no País, bem como na representatividade do setor.

Tem como missão promover o crescimento, o desenvolvimento e o fortalecimento da flexografia em nível nacional. É uma organização sem fins lucrativos, mantida por meio de contribuições associativas de profissionais e de empresas do setor, de patrocínios em seus projetos, entre outros. Totalmente integrada à indústria flexográfica, a entidade proporciona aos seus Associados acesso a informações e conhecimentos técnicos, relacionamento e comunicação com os profissionais do mercado, por meio de uma série de atividades e eventos durante o ano.

DIRETORIA

GESTÃO – De 01/01/2023 a 31/12/2024
Presidente: Rodrigo Duarte (XSYS)
1a Vice-Presidente: Juliana Veroneze (Steelserv)
2o Vice-Presidente: Kleyton Osadzuk (Parnaplast)

DIRETORIA EXECUTIVA
Marketing: Tatiana Sanchez Abib (DuPont)

DIRETORIAS REGIONAIS
Norte Nordeste: Higor Fonseca (Delinear Bahia)
Paraná: Edmilson de Souza (Laserflex)
Rio Grande do Sul: Rafael Rovigo (Clicheria Blumenau)
Santa Catarina: Marcelo F. Arcanjo (PMG Flexo)
Centro-Oeste: Solon Borges (Clicheria Fotogravura 2000)
Sudeste: Eduardo Luiz Damazio (Alpha Clicheria)

COMISSÃO TÉCNICA
Victor Hugo Busato (3M do Brasil), Fernando Vasconcelos (Bobst), André Perez (Comexi), Alex Correia (Dupont), Edmilson Sousa (Laseflex), Priscila Ferreira (Sun Chemical), Karin Moreira (tesa), Eduardo Silvano (TSA), Rodrigo Duarte (XSYS), Kleyton Osadzuk (Parnaplast).

CONSELHO VITALÍCIO
Ana Carina P. Marcussi (Flexocom), Assis Kavaguchi, Carlos Ribeiro de Paiva (C. Ribeiro Flexo), Cláudio Simões Hossephian Lima, Edmur Batista do Carmo (Finepack), José Roberto Marcussi (em memória), Júlio Cezário da S. Filho (World Business Solutions), Marcos Antônio P. R. Novaes (em memória), Miguel Troccoli (PTC Graphic Systems), Nelson Galhardo, Nelson L. B. Teruel (Teruel Papéis Amália), Rui Mariano dos Santos.

SÓCIOS BENEMÉRITOS
Miguel Ignácio Pereira (em memória).
Professor Sergio Vay (em memória).
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

NOSSA DIRETORIA

Rodrigo Duarte – Presidente

Rodrigo Duarte é formado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Unisal; possui 15 anos de experiência no segmento de impressão flexográfica e conversão de embalagem flexível ocupando cargos na área técnica como Engenheiro de Aplicação, e comercial como Gerente de Desenvolvimento de Negócios. Treinado em flexografia pelo Senai Theobaldo De Nigris em São Paulo e pelo Fox Valley Technical College, em Wisconsin, Estados Unidos. Atualmente é Gerente de Vendas na XSYS, responsável por placas de fotopolímero, camisas porta-clichê e equipamentos para pré-impressão.

Juliana Veroneze – 1ª Vice- Presidente

Juliana Veroneze é gestora financeira na empresa Steel Serv. Profissional graduada em Administração de Empresas pela Universidade Paulista e pós-graduada em Gestão de Marketing pela FAAP. Em seus quase 20 anos atuando no setor financeiro/administrativo, Juliana teve a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos e contribuir para o crescimento da empresa.

Kleyton Osadczuk – 2° Vice- Presidente

Kleyton Osadczuk é gestor de Processos Gráficos na Parnaplast Embalagens desde 2006. É graduado em Tecnologia em Artes Gráficas pela UTF-PR e especialização em Embalagens – Projeto e Produção pela UTF-PR.

Tatiana Abib – Diretora Marketing

Tatiana Abib é formada em Economia pela PUC-SP, pós-graduada em Marketing pela Fundação Álvares Penteado (FAAP) e tem MBA em Marketing com Ênfase em Vendas pela FGV. Possui curso de Especialização em Gestão Estratégica de Embalagens (iniciado na ESPM e concluído pela Sustentare Escolas de Negócios), ministrado pelo Prof Fábio Mestriner, além de treinamentos técnicos focados em flexografia, segmento que atua por mais de 15 anos exercendo funções de Atendimento ao Cliente, Vendas, Marketing e Comunicação. Atualmente é Líder de Comunicação de DuPont™Cyrel® Solutions para Américas, além de atual Diretora de Marketing & Comunicação na ABFLEXO; também é membro do Conselho da ABRE, na gestão 21-22.

Vlademir Cassiano – Diretor Pré-Impressão

Vlademir Cassiano é técnico em Artes Gráficas formado pela Escola SENAI Theobaldo de Nigris e formado em Administração de Empresas pelo Instituo Superior Senador Flaquer, com pós-graduação em Administração e Marketing pela Fundação Álvares Penteado (FAAP). Foi supervisor de pré-impressão na Casa Publicadora Brasileira, gerente comercial da DuPont do Brasil e desde 2017 é gerente comercial para o Brasil e América Latina da Hybrid Software.

Laura Sanchez – Diretora de Novos Negocios

Laura Sanchez é química industrial, atuando como formuladora e técnica em adesivos industriais para os mercados de Embalagens, Moveleiro, Automobilístico, Têxtil e Aeroespacial. Há mais de 25 anos atua em pesquisas, desenvolvimento e fabricação de barreiras/coating para papel. Em 2008, a Nathural Chemical, da qual é proprietária, inicia atividades na fabricação de Coating/barreiras para embalagem, utilizando papel ou papel cartão para produtos alimentícios. Em 2009, desenvolve a Coating/Barreira Selável para aplicação em papel para substituir laminados plásticos, quando utilizado o fechamento de flow pack e stand pouch.

Alexandre Ribeiro – Diretor de Conversão Digital

Alexandre Ribeiro é tecnólogo em produção gráfica formado pela Faculdade de Tecnologia SENAI Theobaldo de Nigris, atua no mercado de conversão e impressão de embalagens, etiquetas e rótulos a mais de 20 anos. Atualmente é Especialista de impressão e aplicações, e Desenvolvimento de Negócios do Cliente na Konica Minolta Business Solutions do Brasil.

Jorge Brandão – Diretor de Papelão Ondulado

Jorge Brandão é diretor da Brandão Consultoria e Treinamentos, graduado em Engenharia Mecânica, Segurança do Trabalho e Pós-graduado em Recursos Humanos. Tem 40 anos de vivência em consultoria, treinamentos técnicos, gestão de processo e organização de setores na conversão em fábricas de papelão ondulado em todo o Brasil. É professor de cursos de conversão de papelão ondulado e Liderança no Chão de Fábrica. Atua como coordenador geral de cursos técnicos na Escola do Sintrapel-SP.

A revista INFORFLEXO agora é digital

A revista que há mais de 25 anos acompanha nossa história, também evoluiu!