Os convertedores de rótulos e etiquetas podem escolher a solução certa para a aplicação certa, combinando tecnologias complementares para obter mais flexibilidade, mais produção e mais rentabilidade para atender às demandas dos clientes.

“Para ter sucesso no mercado altamente competitivo de rótulos e etiquetas, as gráficas devem ser ágeis, sempre olhando para frente em todas as soluções. Entendemos que as tecnologias convencionais e digitais precisam coexistir, para que você sempre tenha a máquina certa para o produto certo”, diz Erik van Sloten, diretor de vendas de Tecnologia, Impressão Digital da BOBST.

O futuro da produção de embalagens é construído em quatro pilares – digitalização, automação, conectividade e sustentabilidade. Esta visão está totalmente integrada ao portfólio BOBST oneLABEL em impressão e acabamento para apoiar os convertedores, oferecendo-lhes a escolha de três plataformas: impressão digital a jato de tinta UV, flexo em linha e o melhor das duas tecnologias combinadas em uma máquina All-in-One, All-Inline.

O futuro é a jato de tinta!

Não é segredo que as tendências de mercado estão empurrando todas as empresas de rótulos para a impressão digital. Aqueles que investiram cedo viram crescimento acima da média. Agora, à medida que o foco muda da produtividade individual da máquina para uma visão holística que abrange todo o chão de fábrica, as gráficas de rótulos e etiquetas devem maximizar a eficiência, adotando múltiplas tecnologias que lhes dão a agilidade necessária para atender às demandas, que mudam cada vez mais rápido.

O motor de crescimento para o futuro é a jato de tinta. Esta tecnologia comprovada produz excelente qualidade de impressão, permite uma oferta rápida e justa no tempo e proporciona economia sustentável. Isso está criando oportunidades empolgantes e melhorando a competitividade geral dos negócios. A BOBST desenvolveu sua revolucionária tecnologia digital jato de tinta Mouvent UV LB701-UV e LB702-UV e nas impressoras de rótulos e etiquetas MASTER DM5 All-in-One. Essas máquinas únicas estão estabelecendo novos padrões com excelente qualidade de impressão graças à resolução nativa de 1200 x 1200 dpi, gama de cores expandida no digital, 70% de alta opacidade branca e velocidades de impressão de até 100 m/min.

“Não há dúvida de que o jato de tinta é agora a força motriz dominante na produção de rótulos, mas é importante entender todo o quadro”, comenta van Sloten. “Além de ser a resposta às demandas por tiragens mais curtas, múltiplas versões e personalização, a tecnologia BOBST de jato de tinta vai um passo além, garantindo um Custo Total de Propriedade (TCO) altamente competitivo. Isso se deve à produtividade excepcionalmente alta, combinada com baixos tempos de configuração e baixos custos de manutenção, oferecendo um custo mais competitivo por metro linear em comparação com outras tecnologias de impressão digital.”

Escolhendo a impressora certa

A tecnologia patenteada Mouvent da BOBST oferece uma abordagem muito diferente para a impressão a jato de tinta. A integração de todo o gerenciamento de tinta, eletrônicos e mecânicos muito próximos aos cabeçotes de impressão permite alcançar alta qualidade, controle e precisão. A robustez e durabilidade da tecnologia Mouvent, combinada com a excepcional qualidade de impressão, que oferece imagens nítidas, cores vibrantes, traços finos e degradês suaves, garante produtividade inigualável.

Como a melhor opção de entrada em jato de tinta, a impressora LB701-UV pode produzir até impressionantes 75.000 m² de rótulos por mês a 70 m/min, com apenas um operador. Imprimindo em quatro a seis cores em uma resolução de 1200 dpi, a impressora foi projetada para trocas rápidas e frequentes, enquanto o caminho curto da bobina reduz os tempos de configuração e desperdício para uma melhor sustentabilidade do processo.

“A impressora LB701-UV é uma solução adequada para gráficas que desejam entrar na produção digital ou exigem alta versatilidade com baixo resíduo para tiragens ultra-curtas a médias”, diz Van Sloten. “Ela entrega o pacote completo de qualidade, produtividade e custo-benefício sem perdas. Então, quando você precisa de mais capacidade, basta ficar com a mesma tecnologia e atualizar facilmente para o LB702-UV.”

Abordando qualquer coisa que seja lançada nela, a impressora digital LB702-UV oferece a capacidade de imprimir qualquer trabalho com tiragens curtas e médias e longas. Imprimindo a uma velocidade máxima de 100 m/min, produzirá até 200.000 m² por mês, em apenas um turno diário de oito horas, com um operador. Suas seis cores oferecem a gama de cores mais ampla desta categoria, usando a tecnologia ECG (Extended Color Gamut), sem diminuir a velocidade. O branco pode ser adicionado como uma opção para imprimir a 70% de opacidade a 45 m/min.

A MASTER DM5 é uma impressora All-in-One, All-inline que combina os pontos fortes das tecnologias flexo e inkjet em um fluxo de trabalho para preparar, imprimir, decorar e cortar em uma passada. Como esta impressora modular é configurada com tecnologia totalmente de desenvolvida pela BOBST, a integração entre flexo e digital é suave e perfeita.

Cada módulo é automatizado digitalmente para trocas em pleno vôo, que oferecem maior tempo de atividade de impressora e excelente repetibilidade, garantindo um tempo de lançamento para o mercado rápido para a maioria das aplicações de rótulos.

Uma das características mais fortes da solução All-in-One é o mecanismo de impressão digital compacto onde a singularidade da tecnologia Mouvent entra em jogo. Devido ao seu pequeno tamanho, há amplo espaço para acessórios, como um combo laminator ou módulo delaminação/relaminação, para serem movidos ao longo de um trilho acima do módulo digital e serem posicionados antes ou depois, conforme necessário, economizando tempo de configuração e custos.

“Não vemos a impressora Master DM5 como uma máquina ‘híbrida’ porque a impressora é 100% BOBST, não uma combinação de tecnologias que foram desenvolvidas separadamente por diferentes fabricantes”, explica Van Sloten. “Uma impressora feita de acordo com suas especificações exatas, necessitando de apenas um operador, e apenas um fornecedor para absolutamente tudo – esta é a solução que faz a ponte entre a flexo em linha e jato de tinta digital. ” ele conclui.