Com o propósito de agregar sustentabilidade aos seus processos e ações, grandes empresas têm aderido, cada vez mais, às práticas que estejam em sintonia com os princípios básicos de ESG. Entre elas está a Natura, um dos maiores players de beleza do Brasil, que há tempos defende um posicionamento transparente, de preocupação com o meio ambiente, seus aspectos sociais e de preservação de recursos naturais. Uma postura que ganha visibilidade a partir de seu programa Natura Ekos, que busca construir rastreabilidade dentro da cadeia de produção.
E se de um lado existe a Natura, utilizando materiais autoadesivos para seus rótulos, de outro está a Avery Dennison, líder mundial em ciências de materiais, responsável por fornecer esses materiais para os produtos da marca. Ambas com uma preocupação em comum: fazer a destinação correta dos liners, provenientes do processo de etiquetagem e que eventualmente poderiam sobrecarregar ainda mais os aterros, a partir de um descarte desenfreado.
Para colocar esse propósito em prática e estabelecer uma verdadeira sinergia com todos os protagonistas dessa cadeia de produção, a Avery Dennison criou o AD circular, em 2019, no Brasil. Um programa pioneiro de economia circular do qual a Natura faz parte e tem como objetivo reciclar os resíduos de aplicação de rótulos e etiquetas, transformando-os em outros produtos que podem ser novamente utilizados pela empresa, como papel toalha, itens plásticos, entre outras soluções.
Entretanto, diante de uma longa cadeia produtiva, com um grande número de envolvidos, principalmente, quando se incluem nessa lista os parceiros que contribuirão para que os processos sejam mais sustentáveis, a Avery Dennison estabeleceu sua parceria com a Boomera Ambipar, para que a rastreabilidade pudesse ser empregada de forma efetiva e eficaz. Desta maneira, homologando fornecedores e processadores de liners para uma logística reversa na prática, a atuação da Boomera junto à Natura viabilizou a reciclagem de mais de 49 toneladas desses resíduos nos últimos 02 anos, que foram transformados em papel cartão, reutilizados pela empresa como embalagens da linha Ekos.
“A partir do Programa AD Circular estabelecemos esse processo junto à Natura e temos contribuído para a circularidade do setor. A rastreabilidade permite que todos saibam como e em quais proporções essa reciclagem está sendo feita, uma das melhores alternativas para que haja total controle dessas ações. Os resíduos recolhidos da Natura são direcionados à Polpel, que os transformam em polpa de celulose. Essa matéria-prima é depois direcionada à MD Papéis, que a partir desses insumos fabrica o papel cartão que será utilizado novamente pela Natura, nas embalagens da linha Ekos. O resultado é nítido, a indústria gera menos lixo, alivia os aterros e ainda poupa a utilização de recursos naturais, o que impacta diretamente no mundo que deixaremos para as futuras gerações”, destaca Gustavo Fonseca, gerente de inovação da Boomera.
Os resultados de parcerias estabelecida junto a Natura pelo Programa AD Circular, permitem que a Avery Dennison mantenha sua meta de assegurar, que até 2025, suas operações sejam 95% livres de aterros, 75% dos resíduos sejam reutilizados e que 70% de toda a cadeia tenha acesso à reciclagem de liner e esqueleto.
“O Programa AD Circular é uma das nossas iniciativas atreladas ao objetivo 12 dos ODSs da Organização das Nações Unidas, que diz respeito ao consumo e produção responsáveis. Desde seu início, há pouco mais de dois anos, mais de 4 mil toneladas de resíduos foram recicladas e processadas. Atualmente, mais de 50 empresas participam dessa iniciativa e seguimos trabalhando para ampliar essa atuação em toda a cadeia, sempre em busca de novos parceiros”, destaca Cecilia Mazza, gerente de sustentabilidade da Avery Dennison, na América Latina.
Recentemente expandido para outros países da América Latina, como o México, o Programa AD Circular do Brasil foi vencedor de uma das mais importantes premiações para a Avery Dennison, o Environmental and Sustainability Award, categoria de sustentabilidade do prêmio internacional Label Industry Global Awards 2020. A parceria com a Natura foi também recentemente reconhecida na 15ª edição do Prêmio Grandes Cases de Embalagem, realizada neste ano de 2021.