O presidente Mark Cisternino anunciou seus planos de se aposentar no final de 2022, após quase quatro décadas de serviço à FTA e seus membros. O Conselho de Administração da FTA e o Conselho de Curadores da FFTA liderarão o processo de busca do próximo presidente da Associação, a ser realizado durante o primeiro semestre do ano.

“Eu tenho que dizer… eu realmente tenho emoções misturadas sobre tomar a decisão. Eu sabia que a hora estava chegando”, disse Cisternino sobre o anúncio. “Nos últimos anos, comecei a ver a aposentadoria no horizonte, mas quando as conversas com minha esposa – que se aposentou no final de 2021 – começaram a apontar para uma data definida para mim, comecei a entrar em uma zona onde eu não acreditava totalmente que estou nos meus 60 anos e que estava tudo bem em considerar tomar a decisão.”

Depois de informar os Conselhos no final de 2021 de sua decisão, Cisternino sentiu um “enorme peso” sair de seus ombros, momento em que seu foco imediato mudou para o planejamento do processo de escolha de um sucessor. “Então, dizendo tudo isso, me sinto bem em anunciar minha aposentadoria e trabalhar intensamente para buscar o novo presidente da FTA”, concluiu.

A liderança, o impulso e a dedicação da Cisternino à indústria flexográfica ajudaram a moldar a FTA e suas inúmeras iniciativas. Entre uma série de conquistas durante seu mandato com a Associação: a criação da Equipe de Serviços de Educação Técnica (TEST), Programa de Certificação FIRST e Campus Virtual FTA; bem como o estabelecimento do Flexo Quality Consortium (FQC), Sustainable Green Printing Partnership (SGP) e Iniciativa de Planejamento Estratégico FTA. Ele também inaugurou a FTA na era eletrônica com o lançamento do site, uma edição digital da FLEXO Magazine, uma loja online e presença nas mídias sociais nas principais redes. E, muito antes de sua proeminência, ele apontou a Associação para eventos virtuais que agora englobam várias séries de webinars.

“O nome de Mark é sinônimo de FTA como FORUM, FIRST e FLEXO – e isso se deve à sua notável dedicação e liderança ao longo de uma longa carreira”, disse o vice-presidente da FTA, Brad Pareso. “Em nome de todos os funcionários da FTA, agradeço a Mark por suas décadas de serviço e preparando a Associação para o sucesso em seu próximo capítulo.”

Em 2016, Cisternino foi introduzido no FTA Hall of Fame em reconhecimento às suas contribuições para a Associação e à indústria flexográfica. Ele considera a honra o ponto alto de sua longa carreira porque a compartilha com membros da indústria que admira.

“Desde o início do meu tempo com a FTA, reverenciei os ícones da indústria que tiveram essa honra concedida a eles. Muitos foram antes do meu tempo, mas, sem exceção, ano após ano, à medida que novos empossados ​​eram selecionados, eu me identificava com o que os tornava dignos e por que a indústria está muito melhor como resultado de seu compromisso”, disse Cisternino sobre sua introdução. “Até hoje, ainda choro sabendo que essas mesmas pessoas que eu tanto admirava achavam que eu merecia estar lado a lado com elas.”

A busca pelo próximo presidente da Associação está sendo liderada pelos Conselhos da FTA e da FFTA. A Associação também está contratando os serviços de uma empresa de RH independente para auxiliar no processo de comunicação e garantir que a busca seja realizada de forma rápida e eficiente.

“A FTA e a FFTA têm conselhos administrativos excepcionais. Cada membro do Conselho está totalmente engajado na execução do nosso negócio”, disse Cisternino. “Meu principal objetivo é garantir que todo o processo seja transparente e que qualquer pessoa interessada em buscar a posição tenha acesso total por meio de um pipeline claro.”