A DuPont vai mostrar como suas soluções podem fazer a diferença para os profissionais da indústria de conversão de embalagens e rótulos durante a ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022, de 5 a 9 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo.

A empresa vai apresentar as chapas e equipamentos DuPont™Cyrel® para flexografia e as tintas digitais DuPont™ Artistri® para a impressão têxtil, comercial e embalagens. Nesta matéria, vamos mostrar o que a companhia reservou dentro da linha Cyrel®.

Tatiana Abib, líder global de Comunicação Cyrel® Solutions, fala sobre as expectativas: “A feira ExpoPrint & ConverExpo é um grandioso evento e nossa grande expectativa reside no fato deste ser o primeiro encontro de nossa indústria após o longo período de isolamento por conta da pandemia. Respeitando todos os protocolos de segurança, estamos muito confiantes de estarmos presentes fisicamente e de termos a oportunidade de reconectar a empresa com o mercado e encontrar os clientes que ainda não tivemos a chance de ver pessoalmente”.

A DuPont participa da feira representando seus dois segmentos ligados à impressão: as chapas e equipamentos DuPont™Cyrel® para flexografia e as tintas digitais DuPont™ Artistri® para a impressão têxtil, comercial e embalagens. Os visitantes poderão conhecer todo o portfólio das duas marcas, bem como suas mais recentes inovações.

Linha Cyrel®

No lado de Cyrel® serão quatro tecnologias. As chapas Cyrel® Lightning, especialmente otimizadas para a exposição UV-LED, entregam uma melhor relação entre o tempo de gravação e o desempenho da chapa, sem comprometer a qualidade da impressão. Até então, os ajustes de exposição nas unidades LED eram feitos ou para alta qualidade ou para reduzir o tempo de gravação; as chapas Cyrel® Lightning reúnem estes dois benefícios.

Já as chapas Cyrel® EASY R, com suas formulações que mantêm os benefícios das chapas de ponto plano Cyrel® EASY, tem novos atributos que ajudam a melhorar o manuseio da chapa e seu desempenho na impressão, especialmente em aplicações de embalagens flexíveis e rótulos e etiquetas. “Esta família é composta por chapas de fotopolímero adequadas a processos térmicos e com solvente e vêm com uma superfície que garante melhor desempenho em diversas condições de impressão. DuPont™ Cyrel® ESXR tem tecnologia de ponto plano integrado e é formulada para o processamento com solventes. Além da excelente qualidade de impressão em termos de altas luzes, suavidade nos degradês e densidades de tinta sólida, Cyrel® ESXR tem excepcional robustez, oferecendo longevidade e limpeza na impressão. O mesmo benefício se encontra na versão FAST, com a chapa Cyrel® ESFR”, relata a executiva.

Na linha Cyrel® FAST, o destaque é o sistema Cyrel® FAST 3000 TD, lançado na última drupa e que é a mais nova geração de processadores de chapa flexográfica sem solvente. O sistema oferece produtividade e performance superiores, enquanto ajuda a reduzir os custos, o tempo do processamento e os impactos ambientais, quando comparado com os métodos à base de solventes. O tamanho da chapa chega a 50 x 80 polegadas.

Ao eliminar o uso de solventes do processamento da chapa, o sistema Cyrel® FAST produz chapas que não necessitam de tempo de secagem e podem ser preparadas em menos de 45 minutos. “Com a mesma eficiência dos outros sistemas Cyrel® FAST, o 3000 TD oferece aos clientes de embalagens flexíveis e outros usuários, a possibilidade de trabalhar com grandes formatos e alta produtividade; uma solução em gravação de chapa que ajuda a reduzir o downtime, o consumo de energia e a pegada ambiental”, relata Tatiana Abib.

Para completar, será apresentada a oferta DuPont para o segmento de corrugado, com destaque para as chapas Cyrel® DLC/ALC desenvolvidas especialmente para a impressão em papelão reciclado e que vencem os desafios desse tipo de substrato com um excelente desempenho.

Sustentabilidade

A DuPont informou também que compartilhará em seu estande informações relevantes sobre a sustentabilidade da flexografia. Os dados baseiam-se num estudo de ACV (Análise de Ciclo de Vida) sobre impressão que comparou a flexografia à rotogravura e o sistema térmico Cyrel® FAST ao processo tradicional que utiliza solvente.

O ACV mostra que a impressão flexográfica continua sendo mais vantajosa, do ponto de vista ambiental, que a rotogravura graças a um consumo de energia não renovável 46% menor e a uma redução de 51% no potencial de aquecimento global. O estudo mostra ainda que o processamento térmico das chapas flexográficas tem uma pegada ambiental menor que o processo à base de solventes.