James Chuang, presidente da Sunshine FPC, empresa com sede na Califórnia, não tem dúvidas sobre o valor e importância dos prêmios para o setor:“Eles permitem mostrar o que somos e do que somos capazes.São fundamentais para a nossa marca”.
Um armário repleto de troféus comprova o sucesso da empresa. A empresa conquistou nada menos que 16 prêmios Gold da Flexographic Technical Association (FTA), incluindo dez prêmios “Best of Show”, além de um prêmio PIA e vários prêmios FlexoTech na Europa. A parceira da Sunshine em todos esses prêmios é a Trisoft Graphics, um fornecedor inovador de pré-impressão flexográfica que atende a convertedores de embalagens flexíveis e etiquetas nos seguimentos de banda estreita, media ou larga em nível global.
A mais recente vitória em termos de reconhecimento do setor, outro projeto conjunto com a Trisoft, é a premiação na categoria Ouro no Global Flexo Innovation Awards (GFIA), patrocinado pela Miraclon e criado para reconhecer as empresas convertedoras do setor de embalagens que estão transformando a Flexo com a ajuda da tecnologia KODAK FLEXCEL NX.Um comitê independente, composto por oito especialistas do setor da flexo, reconheceu as empresas parceiras em três critérios: converter com sucesso embalagens que eram produzidas a partir de outros processos de impressão (neste caso, rotogravura) para flexo, o compromisso com uma impressão sustentável e projetar um fluxo de trabalho de produção de impressão inovador.Além disso, eles receberam as mais altas honrarias, concedidas aos vencedores que os jurados acreditaram terem causado o maior impacto no avanço do processo da impressão flexográfica.
Uma parceria vencedora
A relação entre a Sunshine e a Trisoft começou há mais de uma década, em 2008, quando a Sunshine procurava um novo parceiro para pré-impressão.Na mesma época, a Trisoft havia acabado de implantar o novo KODAK FLEXCEL NX System, a primeira instalação de pré-impressão do oeste do Mississippi. A empresa estava promovendo seus benefícios de forma enfática.
Tristan Zafra, presidente da Trisoft, relembra sua primeira resposta à nova tecnologia:“Estávamos usando chapas digitais de outro grande fabricante, mas então a Kodak me mostrou a tecnologia FLEXCEL NX.Eu nunca tinha visto nada parecido. Estávamos acostumados a obter nitidez de pontos com chapas digitais aumentando o ponto mínimo para compensar (bumpup).Porém, com a tecnologia FLEXCEL NX, a reprodução ponto mínimo t passou a ser 1 para 1; não havia distorção nem problemas de nitidez”.
James lembra que, para a Sunshine, além da melhor eficiência na impressão, da minimização de ganho do ponto, da maior consistência e do menor desperdício, o que realmente chamou a atenção deles foi a possibilidade de imprimir em lineaturas muito mais altas.
Hoje, todo o trabalho da Sunshine é feito em FLEXCEL NX Plates produzidas pela Trisoft usando a tecnologia patenteada FleXtreme PLUS+ da empresa, um desenvolvimento interno que combina técnicas de reticulação, separação, gerenciamento de cores e processamento. James disse: “Obtivemos excelente reprodução de pontos, transferência confiável e com o mínimo de espalhamento indesejado de tinta e impressão em alta resolução. Além disso, como chegamos às cores e densidades almejadas mais rapidamente e desta forma a etapa de impressão torna-se muito mais ágil.O impacto positivo em nossa eficiência global de manufatura (O.E.E) é enorme”.
As duas empresas tratam cada projeto em que colaboram como uma oportunidade em potencial e sua abordagem é a mesma para todos eles. Tristan explica: “James e eu mantemos contato próximo e constante. Após identificar o que o cliente deseja alcançar, dividimos o projeto nas etapas e nos componentes necessários. Em seguida, reunimos nossas respectivas equipes para análise dos detalhes”.
Aplicamos essa abordagem porque, para ambas as empresas, os prêmios são mais do que apenas ganhar: na última década, eles têm sido parte importante de uma campanha para trazer a produção de embalagens flexíveis impressas em flexografia para casa na costa oeste dos EUA e de volta dos países da costa do Pacífico que conquistaram uma grande parte do mercado desde meados dos anos 2000.James disse: “O único obstáculo para esse retorno tem sido a percepção, quase uma fixação, entre os donos de marcas de que a flexo no cenário doméstico é inferior à rotogravura. Há alguns anos, era praticamente impossível recuperar negócios do exterior, mas as coisas estão mudando”.
Na última década, a Sunshine e a Trisoft trabalharam juntas para mudar o panorama por meio de um programa de P&D, educação contínua, treinamento, inovação tecnológica e investimento de capital. Devagar e sempre, “peça por peça, trabalho a trabalho”, nas palavras de James, eles ultrapassaram os limites da impressão flexográfica, imprimindo em lineaturas mais altas e imagens mais sofisticadas, mostrando que a flexo pode competir e superar a rotogravura.
Ideal para um mercado exigente
Com sede em Montebello, Califórnia, a Sunshine foi fundada em meados da década de 1980 pelo pai de James, inicialmente para importar sacos de polietileno pré-fabricados, um mercado relativamente novo na época. Com seu crescimento, a Sunshine buscou novos mercados. Nesse momento, James entrou na empresa, trazendo consigo uma experiência na produção de filmes animados e uma inclinação natural para produtos com uso intensivo de elementos gráficos. Isso ajudou a moldar os negócios atuais com embalagens flexíveis de alta qualidade, principalmente para alimentos (produtos frescos, carnes, aves e peixes) e nutracêuticos, tudo sob o slogan “Flexible packaging for extraordinary products”, que reforça o conceito de embalagem flexível para produtos extraordinários.
O modelo de negócios e o portfólio de produtos da empresa são ideais para as condições de mercado predominantes no exigente mercado de embalagens californiano. Os principais fatores são a integração vertical, da extrusão à impressão e da laminação à conversão, uma ênfase em GMP e procedimentos de conformidade e uma abordagem inovadora para produtos sustentáveis. Esses elementos trabalham em conjunto para possibilitar à Sunshine disponibilizar uma oferta atraente aos clientes: uma integração rígida possibilita o controle de qualidade total necessário para atender ao rigoroso regime de conformidade e inspeção. Além disso, a experiência inovadora que vem com a extrusão interna dá à empresa uma vantagem em termos de tecnologia de embalagem sustentável.
“Integração vertical era algo importante na época”, explica James, “e ainda é. A maioria dos participantes da cadeia de suprimentos se concentra em nichos: extrusores desenvolvem novas estruturas e ou substratos e impressores e convertedores concentram-se em produtos especializados com valor agregado. Fazemos as duas coisas: por um lado, experimentamos fazer extrusão de resinas sustentáveis; por outro, fornecemos uma enorme variedade de recursos de conversão, desde filmes laminados para ambientes de atmosfera controlada até sacos com fechamento Ziploc. Por fim, produzimos impressão em alta resolução e de alta qualidade. Somos uma das poucas empresas da costa oeste capazes de fazer tudo isso”.
Nova abordagem para conversão: o aproveitamento de uma inscrição vencedora
A Sunshine adota uma nova abordagem para converter marcas da rotogravura para a flexo. “No começo, não dizemos a eles que é flexo. Esperamos até que a qualidade fale por si. Não é normal não aceitarmos uma família inteira de SKUs imediatamente. Se temos em mãos 10 itens, o plano é mostrar do que somos capazes nos dois primeiros. Depois, trabalhamos em mais alguns SKUs, e ao comprovar que o dono da marca passou a aceitar que a flexo é tão boa quanto a rotogravura, assumimos toda a família”.
A inscrição que ganhou o prêmio Gold na GFIA é um trabalho de rotogravura importado do exterior. Impresso na impressora Windmöller & Hölscher Miraflex Series II da Sunshine e classificado pelos jurados como “um excelente trabalho de impressão”, consiste, na verdade, em duas impressões separadas e altamente detalhadas, impressas de forma combinada, uma abordagem que apresentou desafios técnicos significativos. No entanto, os jurados observaram que a resolução em 250Lpie a saída de 9600 dpi produziam cores vibrantes, fortes e detalhes finos nas imagens do produto, além de um microtexto excepcionalmente legível em torno das caixas UPC e “Vendido por”.
As inscrição também demonstrou a força das credenciais de sustentabilidade da Sunshine, sendo impressa em um substrato à base de plantas em vez de usar filme PET convencional à base de petróleo. A Sunshine e a Trisoft venceram os desafios técnicos devido às diferentes propriedades de adesão da tinta e conseguiram produzir um resultado vencedor, que reduziu espessura, tamanho e dimensão totais da embalagem, eliminou um processo de laminação e reduziu o desperdício e o consumo de energia. A embalagem acabada é compostável em ambientes de compostagem industrial e doméstica e também é adequada para digestão anaeróbica.
Derrubando barreiras
Quando questionado sobre os planos para o futuro, James responde: “Não há como evitar o fato de que as condições comerciais são difíceis. No início dos anos 2000, havia mais de 40 convertedores em nossa área, agora há poucos. Portanto, o nosso plano é continuar fazendo o que fazemos: derrubando barreiras e fazendo o que não foi feito antes. Com a Trisoft e a tecnologia KODAK FLEXCEL NX da Miraclon, não poderíamos estar acompanhados de parceiros melhores”.