O diretor de Tecnologia Digital da Bobst, Stelios Manousakis, fala sobre a tecnologia cluster de impressão inkjet da Mouvent. Confira: “Compacto, confiável, conectado, atualizável, sustentável. Essas seriam minhas prioridades em qualquer escolha tecnológica hoje em dia! De um aspirador de pó a um carro!

E quanto mais high-tech você for, mais esses critérios têm que estar presentes – na verdade, eles são praticamente inseparáveis, e são a base para inovações bem-sucedidas e sustentáveis. A BOBST desenvolveu o Cluster Mouvent com base exatamente nesses princípios.

Pela primeira vez na história da impressão jato de tinta, utilizando os avanços da tecnologia de impressão 3D, fomos capazes de desenvolver um dispositivo de impressão tão compacto e eficaz. O Cluster Mouvent é uma unidade composta por quatro cabeças de jato de tinta e seu sistema de controle de tinta encapsulado em um design muito compacto. E ser compacto não é apenas uma vantagem de tamanho. Indica que há menos componentes móveis, elementos internos bem posicionados, e cabos e conexões organizadas com precisão.

Esta lógica de design única traz vantagens únicas. Menos componentes móveis significa menos manutenção e menos risco de falhas. Mas os elementos internos precisamente posicionados significam controle de temperatura mais rápido e mais preciso e linhas de distribuição de fluidos mais curtas (menor perda de temperatura e equalização de pressão).

Além disso, as unidades de controle da tinta e de temperatura incorporadas do Cluster Mouvent seguem uma regra de arquitetura muito simples. Cada unidade é autônoma, e cada cabeça de impressão é controlada separadamente em um sistema fechado, com seus próprios controles individuais de pressão e controle de temperatura.

Esta é uma mudança tecnológica radical no mundo do jato de tinta, levando ao controle total dos jatos e total independência na velocidade de impressão, cobertura de tinta ou níveis de detalhes do arquivo impresso.

A principal vantagem de controlar o jato de tinta em distância tão curta e de forma fechada, é a consistência no tamanho da gota de tinta e a eficiência do sistema em turnos longos de produção.

Também permite a eliminação da névoa de tinta, controle absoluto da temperatura da cabeça de impressão e produção ininterrupta sem a necessidade de pausas para limpar ou esfriar.

A conectividade também é um direcionador fundamental de design para um desempenho confiável. O desempenho é baseado na análise de dados em tempo real e em cálculos algorítmicos, o que leva a um controle poderoso e adaptação imediata.

De modo resumido, o sistema de cluster tem sua própria inteligência modular avançada para readaptar quando e onde necessário e ao mesmo tempo conectado em um mainframe de alta velocidade e fluxo de dados de imagem.

O cérebro do sistema, a eletrônica, é um sistema totalmente programável. O sistema foi construído com abordagem computacional determinista, desempenho escalável, baixo consumo de energia e considerações de segurança funcional. Atualizações e adaptações podem ser feitas diretamente na impressora e até mesmo de modo remoto por nossa área técnica, garantindo que a tecnologia sempre cumprirá sua promessa.

Assim, a tecnologia de Cluster da BOBST está levando a impressão a jato de tinta a um novo patamar, abrindo novos horizontes na indústria de embalagens e está presente nas impressoras digitais da BOBST LB702-UV e LB701-UV disponíveis para os convertedores no Brasil”.