A Irani Papel e Embalagem está desenvolvendo, em parceria com a Papirus, uma nova solução sustentável e renovável destinada ao mercado de delivery, take away e fast food: a Vitabox.
A embalagem é composta por papelcartão nos recipientes internos, e papelão ondulado na caixa externa. A solução é 100% reciclável, com os potes tendo sido produzidos com fibras provenientes de base florestal renovável, e a caixa externa desenvolvida com matéria-prima reciclada, oriunda de aparas de papelão ondulado pós-consumo. Além disso, a Vitabox faz parte de uma cadeia de economia circular, já que pode retornar ao processo produtivo para se transformar em novas embalagens.
Para permitir o acondicionamento de produtos frescos, inclusive de congelados, em um mesmo recipiente, e garantir que cheguem totalmente preservados ao consumidor, foi realizado um trabalho de desenvolvimento e inovação com a participação de ambas as empresas. A proposta é oferecer aos clientes uma embalagem prática e personalizada para o transporte de kits gastronômicos, que mantenha a qualidade dos ingredientes e produtos.
O primeiro cliente a utilizar a embalagem será a Cheftime, marca de gastronomia do Pão de Açúcar, que testará a tecnologia em kits gastronômicos para o preparo de receitas criadas por chefs: Bacalhau cremoso gratinado, Hambúrguer de costela com queijo e cebola caramelizada, e Paella valenciana com frutos do mar. Na embalagem, os clientes terão acesso a ingredientes frescos e porcionados e ao passo a passo detalhado para o preparo dos pratos. A nova solução está disponível aos clientes da rede na loja Real Parque, localizada na Avenida Magalhães de Castro, 6.118, em São Paulo, capital.
“Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Irani e Papirus para o desenvolvimento das embalagens. Queremos cada vez mais entregar inovações sustentáveis que contribuam para o compartilhamento de conhecimento culinário e que tornem a vida de nossos consumidores mais gostosa e prática”, diz Eduardo Finelli, diretor de Marcas Exclusivas do GPA.
O produto é um marco na história de Irani e Papirus já que, pela primeira vez, duas empresas complementares se uniram para trabalharem juntas em prol de uma solução sustentável e renovável. O desenvolvimento da Vitabox teve início em março de 2020, no início da pandemia, justamente para atender um novo momento da marca Cheftime.
A companhia catarinense é a responsável pela produção da embalagem externa, feita de papelão ondulado, enquanto a Papirus, instalada no município de Limeira, interior de São Paulo, foi a idealizadora da solução e desenvolveu as embalagens internas e primárias, feitas com sua linha de papelcartão Vitacopo®, própria para produção de embalagens delivery de alimentos.
“A Vitabox está alinhada a uma tendência mundial e vai ao encontro do interesse de muitos consumidores que buscam, cada vez mais, produtos sustentáveis no mercado. A solução, que foi trabalhada a muitas mãos, atende essa demanda”, explica Sérgio Ribas, diretor-presidente da Irani, um dos responsáveis pela parceria com a Papirus.
“O desenvolvimento da Vitabox é resultado de um trabalho de colaboração e inovação, que permitirá aos nossos clientes proporcionarem uma experiência diferenciada ao consumidor, com a garantia de qualidade e integridade dos produtos entregues no sistema de delivery”, destaca Amando Varella, co-CEO e diretor Comercial e de marketing da Papirus.