Um espaço para demonstrar tecnologia e reforçar o compromisso da DuPont com o mercado de flexografia. Este é o Centro Tecnológico ao Cliente (CTC), ou Cyrel® LAB, inaugurado em outubro em Alphaville (Barueri – SP), onde fica a nova sede da companhia no país.

A Inforflexo participou do lançamento e conversou com o Líder Global de Negócios da DuPont™ Cyrel® Solutions, Tucker Norton, e Eddy Fadel, Vice-Presidente e Gerente Geral da unidade Packaging Suppliers da Esko – que também faz parte do Cyrel® LAB. Pela DuPont, também estiveram presentes Felipe Toscano, Diretor de Negócios América Latina; Javier Alcantar – Gerente de Vendas América Latina; e Diego Souza – Gerente Técnico América Latina. E, pela Esko, Juan da Silva, Gerente Geral da América Latina.

Tucker Norton destacou o investimento de 1 milhão de dólares em equipamentos de pré-impressão para realizar o Cyrel® LAB, projeto único na América Latina. O objetivo, ressaltou o executivo, é ajudar os empresários a aumentar a qualidade da impressão e ter um processo mais sustentável, aproveitando o cenário de crescimento no continente em volume de embalagem impressa.

“Estaremos juntos oferecendo soluções de qualidade e com aspecto sustentável, atendendo as altas expectativas do consumidor”, disse Norton, que ressaltou estar muito otimista com o crescimento na América Latina, especialmente no Brasil. O executivo relatou as características das tecnologias DuPont Cyrel FAST para produção térmica de chapas, gerando grande economia e redução do impacto ambiental na comparação com a tecnologia solvente.

Outro ponto citado foi a tecnologia de chapas Lightning LED da DuPont. Tucker relatou que vem ouvindo de clicherias e convertedores ao redor do mundo que esta é um chapa robusta, confiável, fácil de usar e com a melhor qualidade que já viram, com alta produtividade. Felipe Toscano complementou dizendo que as novas soluções estão ajudando a DuPont a recuperar clientes pela América Latina, aumentando o market share na região.

Na área do processamento livre de solvente, Tucker Norton destacou que este é o mesmo caminho já seguido por outras indústrias, o de reduzir o impacto ambiental, como nas áreas automobilística e energia. “Não só pelo benefício sustentável, mas na poderosa combinação de preservar o meio ambiente e gerar economia”. Outro fator é que as regulações cada vez mais restritas também farão com que tecnologias sem solventes sejam implementadas.

Diego Souza complementou dizendo que os donos de marca estão buscando soluções verdes: “Estamos próximos aos donos de marca mostrando nossas soluções, e vemos convertedores buscando estas soluções porque os donos de marca vêm pedindo por elas”.

Quem também se apresentou foi Eddy Fadel, da Esko. O executivo deixou claro que precisamos nos adaptar para o futuro em seus diferentes aspectos, especialmente com as questões sustentáveis. Há hoje uma alta necessidade por automação e processos melhor gerenciados, o que gera um novo debate: como atrair e reter talentos na indústria de impressão.

Eddy destacou como os softwares vêm evoluindo para atender às necessidade dos convertedores e como a tecnologia de gravação e exposição LED cresceu ao redor do mundo desde sua apresentação na drupa 2016. Juan da Silva complementou lembrando os benefícios de redução de tempo e aumento na qualidade que as chapas entregam, relatando que clientes pelo Brasil e ao redor do mundo estão entrando na tecnologia LED com a XPS da Esko.

Na apresentação aos empresários, Tucker reforçou o compromisso da DuPont em apresentar as inovações ao mercado de flexografia através do Cyrel® LAB e lembrou que o CTC está aberto para atender a todos os elos da cadeia de flexografia que tenham interesse em conhecer e testar a tecnologia para pré-impressão de chapas flexográficas. “Este será o ponto de encontro da tecnologia flexográfica no Brasil e na América Latina”, celebrou.

Eddy Fadel, da Esko, importante parceiro para viabilizar o Cyrel® LAB, reforçou a parceria entre DuPont e Esko em ofertar a nova tecnologia para gravação digital de chapas e exposição LED UV. Como destaque, citou a CDI Crystal e a XPS Crystal, equipamentos de última geração que simplificam a complexidade da gravação e da exposição de chapas e elevam a qualidade da impressão flexográfica para novos patamares.

Os presentes acompanharam também uma palestra de alto nível com Romeo Busarello, que compartilhou seus mais de 35 anos de experiência em marketing e comunicação para levar conceitos fundamentais aos convidados, como a importância da liderança nas empresas, a evolução das tecnologias e a relevância dos dados. Estar atento às transformações da sociedade será essencial para entender como se adaptar aos novos modos de lucrar.

Em seguida, Diego Souza e Erik Feruglio falaram respectivamente sobre a presença global e nacional de DuPont e Esko, assim como as atuais tecnologias das empresas para a pré-impressão flexográfica e seus diferenciais. Para completar o evento, a confecção de uma chapa foi demonstrada na prática no Cyrel LAB, passando pela gravadora CDI Crystal 5080, expositora XPS Crystal e depois pela processadora térmica DuPont Cyrel FAST 2000 TD. O espaço conta com os dois fluxos de processos de gravação de chapa, tanto solvente como térmico – e tanto com gravação de lâmpada de tubo como exposição LED.