A Conferência Intercontinental de Flexografia é o ponto de encontro de debate da tecnologia flexo e de conversão digital. As grandes companhias desta vibrante indústria sempre apresentam o que estão planejando para o presente e futuro das convertedoras.

Entre as mega marcas presentes na edição deste ano, nos dias 15 e 16 de junho, está a XSYS, que vai levar informações sobre o estado atual de suas soluções para a pré-impressão flexográfica. Para saber mais, conversamos com dois executivos da XSYS: o gerente de Vendas Rodrigo Duarte e o gerente técnico Marcos Tamura. Confira os principais tópicos:

– Expectativas para a CIF 2023 e importância do evento para o mercado

Rodrigo Duarte: Consideramos a CIF de extrema importância, não só ao mercado de impressão e conversão brasileiro, mas mundial, pois se trata do maior evento dessa característica na América Latina e conta com profissionais gabaritados e empresas detentoras de muita ciência e tecnologia de diversas partes do mundo. A cada segundo, nos quatro cantos do evento, há transferência de conhecimento entre os participantes, sejam eles convertedores ou fornecedores, e muito, muito “networking”. Consideramos isso como vital ao desenvolvimento e crescimento do segmento.

Temos certeza que a CIF contribuiu muito ao avanço da flexografia nos últimos 15 anos; foi, continua e continuará sendo o berço de muitos projetos, boas ideias e oportunidades de negócios, na grande maioria das vezes visando o aprimoramento dos processos, melhoria da qualidade e efetividade da indústria e sustentabilidade. Dada essa importância, esse ano a XSYS estará presente na CIF como patrocinadora e apresentará ao público todas tecnologias e inovações em placas de fotopolímero, equipamentos de pré-impressão e camisas porta-clichê, os quais permitirão ao convertedor o aprimorar para liderar.

– O tema da CIF 2023 é “Impressão em tempos de mudança: aprimorar hoje para liderar no amanhã”. Como as soluções XSYS podem ajudar o convertedor nesta missão?

Marcos Tamura: Como o mercado está cada vez mais dinâmico exigindo maior eficiência, onde os setups precisam ser mais curtos e rápidos, produções em alta velocidade com diferentes materiais de impressão, a XSYS vem com várias inovações não só na parte de placas como sempre fez, mas agora mais forte com a fabricação de toda linha de equipamentos para processamento de placas base solvente e térmico.

Tecnologia de placa e equipamento de exposição LED desenvolvido desde 2014, estamos vindo com uma nova geração de expositora LED e placas, onde melhora e otimiza ainda mais o processo, aumentando a qualidade e a performance de gravação das micro-retículas, proporcionando uma estabilidade maior para os setups e impressões de alta performance e qualidade.

Na parte de equipamentos de gravação, contamos com CTPs da nova geração ThermoFlexX e nossa linha Catena, onde já estamos em um futuro na qual as máquinas se conectam tanto na linha de processamento de placas, quanto em sistema de monitoramento de produção e manutenção preventiva online. Nossa missão é proporcionar cada vez mais soluções tanto para a clicheria quanto para o convertedor, pensando em ganho de performance e diminuição de custos operacionais com placas, sistemas e equipamentos mais seguros para a operação.

– O mercado brasileiro para a XSYS

Rodrigo Duarte: Não só o mercado brasileiro, mas o latino americano é muito importante para a XSYS, divisão fotopolímeros, pois é a segunda maior região em vendas de placas globalmente. No Brasil somos o líder considerando todas aplicações de placas grossas e finas, nos mantemos nesse posto há alguns anos; e seguimos trabalhando arduamente com pesquisa e desenvolvimento, inovação e tecnologia para continuar na liderança e ganhar mais participação de mercado ano a ano.

Em relação a equipamentos de pré-impressão, consideramos uma região promissora, rica em oportunidades devido a demanda atual e futura por atualização de tecnologia e de equipamentos de gravação e exposição. O mercado demanda um segundo fornecedor forte nessa área e temos a certeza que possuímos os equipamentos e tecnologias certas para as clicherias ou convertedores, oferecemos produtividade, consistência, repetibilidade e automação. Estamos intensificando nossas ações na linha de equipamentos e será o nosso foco de apresentação na CIF.

– A XSYS e a máxima qualidade de cores

– Marcos Tamura: O conceito de Gama Expandida vem crescendo muito no mercado de embalagens. Como as soluções da XSYS vêm ajudando os convertedores brasileiros a alcançarem maior qualidade de cores e na reprodução da imagem como um todo?

Sabemos que o conceito de Gama Expandida vai muito além de um conceito de pré-impressão e impressão, pois trabalhar em Gama Expandida exige muito das tecnologias dos consumíveis e equipamentos, como impressoras, tinta, anilox, placas, sistemas de prova e softwares, além dos equipamentos de controle.

A XSYS com placas de alta performance, apoia muito no desenvolvimento de impressões de Gama Expandida com uma excelente taxa de transferência de tinta e principalmente estabilidade e repetibilidade das impressões com baixo ganho de ponto, onde não só na Gama mas em outros conceitos de impressão flexográfica, isso é fundamental. A Gama Expandida necessita além de uma boa saturação de tinta e baixo ganho de ponto, menos paradas de máquina para limpeza do fotopolímero, onde nossas soluções de placas proporcionam muito bem este quesito.