Thorsten Kröller, presidente da ACTEGA
Quais as principais tendências e desafios no setor?
Nos últimos anos houve um expressivo aumento nos custos de energia, insumos, pessoal e logística. Nossa empresa, como outras no setor, enfrentou o desafio de lidar com essa série de fatores externos.
A expectativa é de que o cenário energético e de aumento dos custos de matérias-primas, apesar da melhora prevista, continue adverso. No entanto, temos diversas estratégias já implantadas para enfrentarmos e apoiarmos nossos clientes no enfrentamento dessas questões.
Por outro lado, surgiram nos últimos tempos diversas tendências muito positivas, como o maior foco em sustentabilidade ao longo da cadeia produtiva. O esforço conjunto para construir um futuro mais sustentável para o nosso setor e o planeta já vem trazendo importantes avanços nesse sentido.
Qual a estratégia da ACTEGA para superar esses desafios ou captar as oportunidades trazidas por essas tendências no setor?
Em retrospectiva, o ano de 2022 foi altamente desafiador. Mesmo diante desses desafios, nos mantivemos firmes em nosso compromisso de trazer soluções inovadoras e sustentáveis para o mercado. A sustentabilidade está na essência do nosso negócio. Nosso slogan, “Por um mundo cada vez mais azul”, traduz nosso compromisso em deixar o setor de embalagens ainda mais sustentável. Nosso foco em reduzir o impacto ambiental tanto das nossas atividades quanto dos nossos produtos e cadeia produtiva, aliado ao nosso compromisso em contribuir para o sucesso dos nossos clientes e suas marcas, traz um claro norte em meio às incertezas que cercam o setor. Também continuamos a investir em nossas novas tecnologias – ECOLEAF e Signite – e a promover seu desenvolvimento e adoção no mercado. Além de buscar soluções sustentáveis, toda a organização está empenhada em fortalecer ainda mais a sustentabilidade interna por meio de iniciativas locais, com investimentos em energia solar limpa ou novas certificações ambientais.
Nossas soluções e produtos ajudam nossos clientes a preencher lacunas em suas estratégias de negócios. As três linhas de negócios da ACTEGA – embalagens flexíveis, embalagens metálicas e papel e papelão – oferecem o que há de melhor no mercado mundial, e há novas soluções sendo desenvolvidas que certamente contribuirão de forma relevante para o sucesso dos nossos clientes.
Quais as tendências e desafios pela frente em 2023?
Em 2023, nossa expectativa é de que se mantenha um cenário desafiador em termos de custos de matérias-primas, energia e logística. Do lado positivo, as empresas devem continuar a desenvolver novos produtos para atender às principais questões de sustentabilidade da atualidade, como reciclabilidade e pressões vindas do ambiente regulatório internacional. Nesse contexto, a ACTEGA continuará a buscar novas formas de ajudar seus clientes e suas marcas a cumprir suas metas de sustentabilidade.
À medida que o consumidor se torna cada vez mais consciente do papel do setor em construir um futuro ambientalmente responsável, um dos grandes desafios em 2023 será desenvolver embalagens que sejam sustentáveis e ainda se destaquem nas prateleiras.
Quais as principais prioridades/focos da empresa como um todo em 2023?
Como já mencionado, a sustentabilidade se mantém como uma de nossas maiores prioridades. No mundo em que vivemos, a busca da sustentabilidade é uma realidade cada vez mais presente na sociedade. Para conversores, marcas, governos e o próprio consumidor, a sustentabilidade passou a figurar entre as principais exigências para materiais impressos e embalagens. Existe uma demanda inevitável por soluções que tragam mudanças profundas em sustentabilidade e proteção ambiental, sem abrir mão da excelência em qualidade. Para nós, as soluções de maior impacto serão aquelas que agreguem valor para nossos clientes e ao mesmo tempo promovam o uso responsável de recursos naturais. Para isso, a ACTEGA reinveste cerca de 10% de seu faturamento anual em pesquisa de inovação.
Estamos comprometidos em avançar no desenvolvimento de nossas tecnologias ECOLEAF e Signite, além de ampliar nosso portfólio diferenciado de tintas, vernizes, adesivos e vedantes que contribuem para promover um futuro mais sustentável.
O que o setor pode esperar da ACTEGA em 2023?
Certamente verá mais uma demonstração do nosso compromisso de longa data com a inovação, agregando valor para os negócios de nossos clientes e para o setor como um todo. Seguimos firme rumo à meta da ALTANA de se tornar neutra em carbono até 2025, e essa meta já permeia cada aspecto da empresa, desde sua cultura e forma de trabalhar até seus produtos.
Em 2023, serão intensificados nossos esforços para consolidar o posicionamento da ACTEGA como referência em sustentabilidade, em todos os seus negócios. Buscaremos avanços em direção à nossa meta de criar um ecossistema circular e reduzir ainda mais nossos impactos climáticos. Para isso, todas as nossas unidades serão convertidas para energia renovável, e já alcançamos significativos avanços com iniciativas de geração própria renovável. Nossa primeira unidade de produção neutra em carbono, no Brasil, é outro marco em nossa jornada de transformação energética. Além disso, nossas unidades na China já reduziram suas emissões de CO2 para menos de 10 toneladas. Em 2023 divulgaremos novos comunicados sobre nossos progressos e conquistas nessa área.
A ACTEGA também trará novidades em produtos e tecnologias para os principais eventos do setor, como Interpack, Metpack e Labelexpo. Em breve serão divulgadas maiores informações sobre os próximos lançamentos da ACTEGA, e aguardamos com muita expectativa a oportunidade de interagir com atuais e potenciais clientes.
Qual a sua visão para o ano que se inicia, e que conselho você daria para seus clientes e colaboradores?
Evoluir sempre é fundamental em qualquer setor. É preciso buscar tanto o desenvolvimento individual quanto a evolução da empresa como um todo. Nossa visão para este ano é de curiosidade, crescimento e mente aberta: abraçar as tecnologias incríveis ao nosso dispor e aprender uns com os outros ao longo da jornada. Queremos incentivar nossos clientes e colaboradores a se manter conectados, compartilhar conhecimentos e, dessa forma, impulsionar o progresso. Munidos da mentalidade e dos recursos certos, 2023 já se desenha um ano muito promissor.