A Dow anunciou os vencedores do Packaging Innovation Awards 2022 em uma cerimônia de apresentação virtual em 2 de fevereiro de 2023. O painel independente de jurados revisou mais de 170 inscrições de embalagens de todo o mundo com o objetivo de apresentar designs inovadores para o setor com base em três critérios: avanços tecnológicos; experiência de usuário; e impacto de sustentabilidade. Após uma avaliação minuciosa, os jurados selecionaram 28 embalagens que demonstraram excelência em, pelo menos, um dos critérios.
Para receber a honra máxima, o Diamond Award, uma embalagem deve demonstrar excelência em todos os três, como aconteceu com a Caixa para Cápsulas de Lava Roupas Liquido ECOCLIC® da Procter & Gamble (P&G). A embalagem de papelão com patente pendente é feita com materiais certificados pelo FSC e um mínimo de 70% de fibras recicladas; também é reciclável em fluxos de coleta de papel nas coletoras. Suas dimensões e design permitem 50% mais embalagens por palete e reduzem o número de caminhões nas instalações da P&G. A embalagem é certificada como segura para crianças e projetada com inclusão em mente. Ela responde à percepção dos consumidores de que problemas de destreza nos tanques de lavanderia existentes tornaram as embalagens difíceis de abrir. A embalagem passou por testes rigorosos com mais de 2.000 consumidores, incluindo pais, pessoas com limitações de destreza e deficiências visuais e cognitivas. Os participantes do teste responderam positivamente à facilidade de abertura, à qualidade da caixa e ao fechamento seguro de ‘um clique’, sinalizando que a embalagem está fechada.
Moustafa ElMihy, diretor de pesquisa de produtos e embalagens R&D SUD da P&G acrescentou: “A inovação sustentável em embalagens deve sempre vir com uma experiência agradável para o consumidor”.
Além do vencedor do Diamond Award, 27 outros projetos inspiradores foram reconhecidos com prêmios Platinum, Gold ou Silver. Cada distinção de prêmio representa o número de critérios atendidos e o nível de excelência.
O destaque brasileiro é a Cápsula de Refil Power Nature Veja, desenvolvida pela Reckitt, vencedora na categoria Platinum. A garrafa, feita com 50% de plástico PET pós-consumo reciclado (PCR), ainda traz um gatilho 100% plástico e manga PET tornando-a totalmente reciclável. Um cartucho de recarga concentrado permite que o consumidor recarregue e reutilize a garrafa 25 vezes. O cartucho de recarga utiliza 85% menos plástico do que uma garrafa cheia. Além disso, a embalagem possui um código QR que leva os consumidores a uma experiência de realidade aumentada onde podem navegar e descartar instruções de uso e um jogo de sustentabilidade educacional. Este conceito inovador no mercado brasileiro de higiene e limpeza oferece características essenciais para um design prático, funcional e sustentável, alinhado com a economia circular e em parceria com a EuReciclo.