Nossa pátria foi atacada pela Federação Russa, milhares de nossos heróicos defensores e civis foram mortos, mulheres foram estupradas, centenas de crianças ucranianas foram sequestradas para a Rússia para ‘russificação’. O agressor destrói deliberadamente hospitais, escolas, prédios residenciais, estradas, pontes, usinas e fábricas para submeter nosso povo à tirania. De acordo com o plano criminoso de Putin, a Ucrânia deve cessar sua existência como um estado independente.
Os planos cruéis do ditador não trarão os resultados desejados. Estamos nos defendendo, estamos defendendo os valores democráticos, estamos defendendo a integridade da Europa e lutaremos até que o último soldado do Exército Vermelho deixe nossa terra, morto ou vivo. Os esforços são enormes, insuportáveis até para uma nação heroica! Portanto, pedimos ajuda.
Nós, acadêmicos e estudantes da Academia Ucraniana de Impressão em Lviv, a maior universidade de edição e impressão da Europa Central, impressores e editores ucranianos, funcionários e empregadores em nome da nação, incluindo 25.000 pessoas envolvidas na indústria de impressão e publicação, nós dirijo-me a vocês, irmãos e irmãs, por qualquer apoio que possam nos oferecer. Precisávamos ontem, precisamos hoje e precisaremos amanhã, porque a guerra não vai acabar daqui a pouco. Muitas pessoas inocentes serão mortas e feridas, nossas empresas não poderão produzir livros ou embalagens e os alunos terão que estudar em abrigos.
Precisamos de sua ajuda com remédios, curativos, veículos que levem os feridos do front aos hospitais e os mortos às suas famílias, para que possam enterrá-los com o apoio das famílias que estão perdendo irmãos e pais. Essas necessidades são enormes e é impossível enumerar todas elas. Literalmente, cada centavo é vital e cada pequena ajuda pode salvar uma vida humana. E quando as armas silenciarem, esperamos que você esteja disposto a participar do maior projeto de reconstrução desde a Segunda Guerra Mundial – a reconstrução de nossa Pátria, a Ucrânia européia.
Lembre-se de que nossos homens, que sacrificam suas vidas todos os dias no front, não poderão mais permanecer nas máquinas-ferramentas, os feridos em batalhas não poderão cumprir seus deveres profissionais e aqueles cujo estado psicológico não pode suportar as atrocidades do cativeiro não vai mais administrar empresas. Nós, junto com você, teremos que ensinar crianças e jovens, reconstruir fábricas das ruínas e criar uma base de confiança e segurança destruída pelas bombas russas. Mantenham seus corações abertos para que possamos sobreviver, por favor.
Não podendo comparecer pessoalmente diante de vocês, pedimos ao Sr. Jacek Kusmierczyk, Presidente da Associação de Polígrafos da Polônia, que visitou a Ucrânia muitas vezes desde o início do ataque e organizou assistência essencial, para ler esta carta, responder a perguntas e indicar as áreas onde o apoio é mais necessário.
Ouça nosso comunicado com atenção e compreensão, por favor.
Glória à Ucrânia, glória à Europa democrática.
Reitor da Academia Ucraniana de Impressão, Bohdan Durniak
Chefe do corpo estudantil autônomo da Academia Ucraniana de Impressão
Presidente da associação de editores e distribuidores de livros da Ucrânia
Presidente da Associação da Ind. de Emb.
Membros da sociedade da “Irmandade de Guttenberg”
Anastasiia Melnykova
Olexandr Afonin
Alerii Kryvoshei
Yaroslav Uhryn
Mykola Veriovkin Taras Hataliak