O Cyrel® LAB, laboratório de inovação da DuPont™ Cyrel® Solutions, em Alphaville (SP), foi palco para um evento realizado em parceria com a StudioLaser e que recebeu mais de 80 profissionais da cadeia de embalagem para discutir a importância da cor. Todos foram unânimes: tão ou mais importante que a marca é a cor. Isto porque, como explicou o professor e consultor Fabio Mestriner, “a cor age sobre o sistema nervoso central e é decodificada pelo cérebro como a expressão e o significado da marca e do produto”.
E hoje a flexografia está apta a atender às demandas mais exigentes de marcas e produtos sobre a perfeita reprodução de cores. Além de tecnologia de ponta, embalagens de sucesso no PDV são resultado do trabalho conjunto de uma cadeia complexa e multidisciplinar.
Esta complexidade levou ao desenvolvimento de ferramentas que auxiliam no cuidado com a cor. Uma delas é o Color Engage que a StudioLaser apresentou durante o evento. Segundo Felipe Santana, CEO da StudioLaser, o sistema auxilia as agências de embalagem na construção sólida da cor e na sua repetibilidade, além de garantir maior previsibilidade e estabilidade para o processo de impressão.
A StudioLaser apresentou ainda o StudioPack, uma outra unidade de negócios que funciona como pré-mídia. “Nesta operação, somos o moderador técnico entre a agência de design, o convertedor e os donos de marca. Por ter conhecimento sobre conversão e pré-impressão, ajudamos a tangibilizar os projetos tecnicamente”, completa Felipe.
O evento contou ainda com a participação da X-Rite, dona da marca Pantone, representada por Alexandre Zerbatto. Segundo o executivo, uma das ferramentas para o melhor controle da cor é o Pantone Live que oferece 28 bibliotecas dependentes onde é possível encontrar as cores aplicadas aos diferentes substratos em diversos níveis de impressão. A solução é conectada ao software ColorCert que reporta o status da cor nos projetos, criando scorecards de qualidade para as marcas.
Participaram ainda do evento a SunChemical, representada por Marcelo Matos e Carla Jasmim que apresentaram a ferramenta SunColorBox; Wanderley Procida, da Laserflex, que pontuou a importância do cilindro anilox para se chegar à cor ideal; e Luilene Lang, da Tesa, que mostrou a necessidade das fitas dupla face para garantir a qualidade final da impressão.
A importância da cor na prática, foi apresentada pela designer Mariângela Gallina por meio de um case real da Seara. O desafio inicial foi a construção da identidade da marca e o resultado positivo teve como ponto de partida a substituição da impressão em rotogravura pela flexografia.
Como comentou Tatiana Abib, Líder de Comunicação Global para DuPont™ Cyrel® Solutions, ao final do evento, “A flexografia avançou muito nos últimos anos; hoje nos orgulhamos de evidenciar os benefícios da “nova flexo” versus o antigo conceito. Definitivamente não existem mais barreiras tecnológicas para que a flexografia possa imprimir com excelência e alcançar os mais elevados padrões de qualidade e de cor.”
Após as apresentações de conteúdo, os participantes visitaram três laboratórios de inovação da DuPont, com destaque para o Cyrel® Lab. Inaugurado em outubro de 2022, ele está equipado com tecnologia de ponta em todos os fluxos de trabalho atualmente disponíveis no portfólio da DuPont, sendo um hub completo de soluções, com inúmeras possibilidades de desenvolvimentos alinhadas às necessidades de cada empresa.
“Poder receber nossos clientes estratégicos aqui na estrutura da DuPont e proporcionar encontros de conhecimento como este, que envolvem toda a cadeia de valor da impressão de embalagens, nos deixa com um sentimento de contribuição imensurável para o desenvolvimento da flexografia” conclui Adriana Bronzoni, Gerente de Contas para DuPont™ Cyrel® Solutions.