A DuPont é uma gigante global que fornece soluções de alta qualidade e de desenvolvimento tecnológico de ponta para diferentes mercados. Entre eles, está a indústria de embalagens e rótulos. A DuPont apresenta soluções em sistemas de gravação de chapas e também os próprios fotopolímeros, que avançaram de maneira enorme nos últimos anos e consegue agora atender a novas tecnologias, como o LED.
Para apresentar este e novos conceitos ao público, como o programa Cyrel Print UP, a DuPont será Patrocinadora Platinum da CIF 2023, o grande encontro técnico da indústria de conversão que acontecerá nos dias 15 e 16 de junho, em Itu/SP. Conversamos com Tatiana Abib, líder de Comunicação Global para DuPont™ Cyrel® Solutions, sobre a DuPont, seus projetos para o Brasil e suas expectativas para a Conferência:
– Qual a importância da CIF para a DuPont?
A CIF continua sendo um dos principais ambientes para o compartilhamento de conteúdo e networking. Se você atua de alguma forma na cadeia de flexografia, simplesmente não pode ficar fora deste evento.
Este ano a grande expectativa está nos conteúdos focados nos desafios que surgiram nestes tempos de mudança, nas tecnologias que podem ser usadas para superar estes obstáculos e no pensamento sobre como modificar atitudes a partir de produtos e processos mais sustentáveis, produtivos e lucrativos.
Também estamos com muitas expectativas para o novo formato do evento. Entendemos que haverá uma oportunidade ainda maior de integração da cadeia de valor da impressão ao estarmos por dois dias concentrados no mesmo local!
– O tema da CIF 2023 é “Impressão em tempos de mudança: aprimorar hoje para liderar no amanhã”. Como as soluções DuPont podem ajudar o convertedor nesta missão?
A DuPont tem em seu DNA a busca contínua por soluções a partir de inovações. Por entendermos do negócio de flexografia em todas as suas etapas, nossos cientistas se dedicam a aplicar tecnologia de ponta para criar soluções que atendam às necessidades do mercado, e atendam às demandas do consumidor final, o dono da marca.
Também atuamos na integração dos vários elos da cadeia de valor para desenvolver o melhor projeto de embalagem impresso em flexografia. Um bom exemplo é o recém-lançado Programa “Cyrel® Print UP”, uma aliança estratégica da divisão Cyrel® cuja proposta é estabelecer parâmetros que sirvam de referência para alcançar o “Estado da Arte” em flexografia.
Sabemos que a impressão tem impacto direto no desempenho da embalagem e na percepção de valor que o consumidor forma sobre o produto que ela embala. Assim, o programa Cyrel® Print Up vem para identificar as dores e oportunidades que convertedores e donos de marca vivenciam diariamente, e juntos encontrarmos as soluções, envolvendo a clicheria e os demais elos da cadeia de impressão.
– Qual a importância do mercado brasileiro para a DuPont?
Desde sempre o mercado brasileiro é estratégico para a DuPont. Vemos diversos desafios e, na mesma proporção, muitas oportunidades. A flexografia, como um processo maduro e consolidado de impressão, está crescendo e desbravando novos mercados. E a DuPont está pronta para abraçar todas estas oportunidades, junto com clientes e parceiros, e oferecer o estado da arte em chapas para a impressão flexográfica.
– Quais os principais tópicos que serão tratados durante a palestra da DuPont na CIF 2023?
A palestra da DuPont tratará dos principais pilares da construção de um futuro promissor para a flexografia: tecnologia, educação e sustentabilidade. Não há como pensar em um futuro consistente para a flexo sem levar em conta estes três fatores andando juntos.
A palestra contará com uma visão global destes temas, com participações dos líderes técnicos de todas as regiões: PJ Fronczkiewicz, da América do Norte; Michael Weber e Christian Apenberg da Europa, Jason Zhao da Ásia e Diego Souza, no palco, representando a América Latina.
Os especialistas discutirão como cada um destes pilares está representado hoje em suas regiões e as perspectivas para o futuro.
– O que o visitante verá no estande da DuPont na CIF?
O visitante poderá ver os últimos lançamentos da DuPont, que incluem a linha de chapas Lightning para processamento FAST (térmico) e Solvente, além das chapas ESXR, a versão EASY R da chapa de superfície lisa de ponto plano, que vem apresentando um desempenho espetacular nas impressões de banda larga e banda estreita.
– Hoje estamos falando muito sobre as questões de ESG. Como a DuPont vem trabalhando para atender a essas demandas?
Nosso objetivo é capacitar o mundo com as inovações essenciais para prosperar e nos comprometemos a usar nossa experiência em inovação para criar soluções para importantes desafios globais. Usamos nossa expertise para inovar soluções para importantes desafios alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Na DuPont, criamos valor incorporando a sustentabilidade em nossa estratégia de inovação e desenvolvendo competências críticas, como avaliação do ciclo de vida (LCA), design circular e química verde.
Somos líderes globais em soluções e materiais baseados em tecnologia que usamos para apoiar nossos clientes e promover nossas metas de inovação para 2030: fornecer soluções para desafios globais, permitir uma economia circular e inovar de forma mais segura.
DuPont™ Cyrel® Solutions entende que ESG é uma combinação de equilíbrio entre Meio Ambiente, Social e Governança. A importância da escolha das tecnologias certas para que o cliente obtenha os resultados de qualidade que espera alcançar, aliando a menor pegada ambiental como resultado da maior produtividade no processo de pré-impressão é um exemplo. Tecnologias como Cyrel® Lightning, Cyrel® FAST, Cyrel® EASYR e as retículas Cyrel® EASY Brite entregam isso.
Para além dos próprios produtos, o projeto piloto de co-processamento de chapas Cyrel® evita a geração de passivos ambientais e aproveita o potencial energético dos resíduos. Para esta ação, a DuPont conta com um parceiro estratégico que atua em âmbito nacional.