“PRODUZIR, USAR e RECICLAR” são as três fases da “Jornada do Plástico” apresentadas pela BASF na feira internacional de embalagem Interpack, realizada na Alemanha. As soluções incluem bioplástico para compostagem doméstica, materiais que favorecem a economia circular, reciclagem química e até uma startup que trabalha para consolidar demandas para atingir volumes expressivos para recicladoras.

Novo grade ecovio para revestimento em papel e cartão

A BASF amplia seu portfólio de ecovio® para revestimento por extrusão em papel e cartão, acrescentando um grade compostável certificado para embalagens residenciais e industriais de alimentos frios e quentes. O novo grade de revestimento por extrusão ecovio® 70 PS14H6 é aprovado para contato com alimentos e mostra excelentes propriedades de barreira contra líquidos, gorduras, graxas e óleo mineral, bem como estabilidade de temperatura em água fervente. Também se caracteriza pela excelente adesão a muitos tipos de papel e cartão, permitindo assim aplicações como copos para sorvetes, potes de iogurte, cápsulas de café e copos para bebidas quentes e frias. Após o uso, as embalagens alimentícias feitas de ecovio 70 PS14H6 podem ser compostadas tanto em adubo doméstico quanto em instalações de compostagem industrial de acordo com a legislação nacional. O novo biopolímero composto para uso doméstico suporta assim a reciclagem de orgânicos e ajuda a fechar o ciclo para alcançar uma economia circular.

Elastostat – filme soprado de PE em áreas potencialmente explosivas

A inovação do filme DUO EX-TRA pelo fabricante de filmes DUO PLAST AG em Lauterbach está equipada com o polímero dissipativo estático Elastostat®. O resultado é o primeiro filme elástico adequado para uso em atmosferas potencialmente explosivas (zonas EX). O filme recentemente desenvolvido evita a fonte de ignição eletrostática. Assim, as aplicações de filme stretch para paletização não representam mais um risco de explosão.

Os filmes stretch convencionais não são aprovados para áreas perigosas devido à carga estática e os paletes devem ser reembalados antes de entrar. O esforço envolvido na desembalagem e embalagem de mercadorias que entram e saem com filme stretch convencional é enorme. Portanto, o filme stretch com Elastostat é particularmente adequado para empresas da indústria química e seus fornecedores, que podem ser abastecidas diretamente para áreas perigosas no futuro. O processo de entrega de embalagens torna-se mais eficiente, a sustentabilidade melhora e os custos são reduzidos ao mesmo tempo.

Ultradur Barrier B6560 M2 FC TF – monocamada com propriedades de barreira

O mercado de embalagens enfrenta atualmente dois grandes desafios: a tendência para soluções monomateriais e a reciclagem das embalagens da forma mais simples e eficiente possível. O novo Ultradur® Barrier B6560 M2 FC TF fecha exatamente esta lacuna.

Como um verdadeiro monomaterial, a nova classe Ultradur® oferece grandes vantagens na classificação e reciclagem. Ao mesmo tempo, o material é caracterizado por excelentes propriedades de barreira. A processabilidade do PBT é ideal para a extrusão de filmes e para a termoformagem de embalagens. O Ultradur Barrier B6560 M2 FC TF atende assim precisamente às exigências de uma embalagem moderna, contemporânea e sustentável.

Novas classes do Ultradur B1520 FC – cápsulas de camada única com alta barreira e baixa migração de THF

Ultradur® B1520 FC R01 é um PBT de alta fluidez que foi especialmente desenvolvido para embalagens de parede fina moldadas por injeção para cosméticos e produtos alimentícios. Uma das principais aplicações são as cápsulas de café. O portfólio foi agora ampliado com a adição de duas classes específicas com propriedades especiais: Ultradur® B1520 FC LM e Ultradur® Barrier B1520 FC LM. A primeira garante uma baixa migração THF (“LM” = baixa migração) e, portanto, a menor interação de sabor entre a cápsula e o café no interior. Ultradur Barrier B1520 FC LM também proporciona uma baixa migração e a função de barreira ainda melhor: após um ano inteiro, a concentração de O2 dentro da cápsula está apenas em um máximo de 0,1%. Isto é acompanhado pela vantagem de a embalagem secundária se tornar redundante. Com o projeto Ultrasim®, a BASF oferece um serviço de cálculo que torna possível reduzir o peso da cápsula sem perder a funcionalidade. Além disso, a BASF oferece diferentes soluções para tornar o material ainda mais sustentável, como por exemplo, a abordagem de balanço de biomassa. Ao escolher essa versão, o produto economiza os recursos fósseis.

Inovações em embalagens feitas de Styropor Ccycled

A BASF desenvolve continuamente soluções inovadoras para a indústria de embalagens, como o Styropor® Ccycled®. Em sua produção, são utilizadas matérias-primas recicladas em vez de fósseis no início da cadeia de valor químico. A quantidade de matéria-prima circular é atribuída aos produtos utilizando uma abordagem de balanço de massa certificado. Em cooperação com os clientes, são criadas soluções de embalagem Styropor® para as quais os resíduos plásticos foram reciclados. Isto reduz o uso de recursos fósseis.

O Styropor Ccycled tem propriedades idênticas e a mesma alta qualidade que o Styropor convencional: é particularmente adequado para uso em aplicações sensíveis à temperatura nos setores farmacêutico e alimentício. O Styropor Ccycled é utilizado, por exemplo, para transportar peixe e alimentos congelados ou produtos médicos, como vacinas. Além disso, serve como embalagem de proteção para produtos deterioráveis, tais como eletrodomésticos.

ChemCycling®: solução complementar para produtos de alto desempenho

A reciclagem química complementa a reciclagem mecânica, concentrando-se nos resíduos plásticos que não são reciclados mecanicamente por razões tecnológicas, econômicas ou ecológicas. Juntas, a reciclagem mecânica e química podem aumentar as taxas gerais de reciclagem e contribuir para uma economia mais circular para os plásticos. ChemCycling ® é o negócio de reciclagem química da BASF para fabricar produtos de alto desempenho a partir de resíduos plásticos reciclados quimicamente em escala industrial. A parcela de matéria-prima reciclada é atribuída a produtos fabricados no Verbund Verbund — integração física da produção na planta industrial da BASF — usando uma abordagem de balanço de massa auditada por terceiros. Mais de 200 produtos certificados levam o sufixo de nome Ccycled ®e têm exatamente as mesmas propriedades que os produtos convencionais. Os clientes podem, portanto, processá-los da mesma forma que os produtos fabricados convencionalmente e usá-los em aplicações que atendem as normas, como embalagens para alimentos e medicamentos, têxteis ou transporte.

Resycure — startup apoia proprietários de marcas, conversores e recicladores

A Resycure é uma startup originária da incubadora Chemovator da BASF na Alemanha, dedicada à redução do lixo plástico em escala global. Sua abordagem foca no mercado, auxiliando empresas dos setores alimentício, cosmético e de produtos de limpeza doméstica a garantir o fornecimento de resinas recicladas para suas embalagens a preços justos e com menor risco. Para isso, a Resycure consolida a demanda dessas empresas até atingir um volume expressivo, utilizando-o para atrair negócios e clientes para as empresas de reciclagem. Assim, as recicladoras podem investir em tecnologias avançadas, qualidade e capacidade de produção, impulsionadas pela demanda garantida.