O Grupo Fedrigoni, um dos líderes mundiais em rótulos premium e materiais autoadesivos, papéis especiais para embalagens de luxo e outras soluções criativas, encerrou 2022 superando o limite de faturamento de 2 bilhões de euros: 2,21 bilhões em comparação com 1,6 em 2021 (+37%), distribuído entre Itália (504 milhões, +44%), restante da Europa (1.054 milhões, +36%) e no mundo (653 milhões, +31%), com um EBITDA ajustado proforma de 3.401 milhões (+54% em relação a 2021) e investimentos de aproximadamente 80 milhões (mais de 60 em 2021).
Esse crescimento abrange as duas unidades de negócios da empresa, que foram reposicionadas nos últimos quatro anos para segmentos de produtos premium: rótulos e materiais autoadesivos aumentaram suas receitas para 1.307 milhões de euros (+31%) enquanto que papéis especiais para embalagens de luxo e outras soluções criativas para 904 milhões de euros em receitas (+43%).
Hoje, a Fedrigoni emprega mais de 5.000 pessoas em 28 países, possui 68 plantas de produção e centros de corte e distribuição e 25.000 produtos distribuídos em 132 países. É o player global líder em embalagens de luxo e rótulos de vinhos premium, o terceiro em materiais autoadesivos para uso industrial (farmacêutico, alimentos e bebidas, produtos para casa e cuidados pessoais) e o segundo em papéis de arte e desenho.
“2022 foi mais um ano de crescimento lucrativo e responsável para a Fedrigoni, apesar do contexto geopolítico instável e das interrupções na cadeia de suprimentos”, comenta o CEO Marco Nespolo. “Um modelo de negócios ágil, foco em inovação, transformação constante e o envolvimento de nossas pessoas nos permitiram confirmar nossa posição como líder mundial na fabricação de rótulos de vinhos e papéis especiais para embalagens de luxo, concretizando nosso propósito: tornar os materiais uma fonte de possibilidades criativas para marcas em todos os lugares. O ano terminou em alta com a entrada de um novo fundo de investimento privado, o BC Partner, na estrutura acionária, que se juntou à Bain Capital na trajetória de crescimento dos próximos cinco anos, e toda a equipe de liderança que está reinvestindo na empresa”.
1 As receitas e EBITDA, numa base proforma, incluem a contribuição de 12 meses das seguintes aquisições: (i) Tageos, (ii) Guarro Casas (iii) Unifol e – apenas em 2023 – (iv) Zuber Rieder. Eles excluem a contribuição negativa de um contrato específico descontinuado após a venda da unidade de negócios de segurança e incluem o impacto da taxa de execução de iniciativas específicas de economia de custos, líquidas de custos adicionais necessários para apoiar o crescimento dos negócios.
“Desde 2018, a Fedrigoni empreendeu uma profunda transformação em seu portfólio de produtos, presença geográfica, entrada no mercado, modelo operacional, cultura e governança”, continua Nespolo. “Em 2022 demos continuidade ao nosso plano de aquisições, com seis negócios nos Estados Unidos, Turquia, Espanha e França, elevando para 12 o total de F&As nos últimos quatro anos: no segmento de autoadesivos, a espanhola Divipa, a francesa Tageos, especializada em soluções de RFID, e a Unifol da Turquia agora fazem parte do Grupo, permitindo-nos expandir para o segmento de filme para embalagem de veículos; em papéis especiais, fechamos um acordo com a americana Mohawk para ampliar nossa presença nos Estados Unidos e adquirimos a espanhola Guarro Casas e a francesa Zuber Rieder. Além disso, 2023 começou com dois acordos importantes: uma parceria industrial com um produtor especializado de papéis translúcidos na China e a aquisição de um Centro de P&D em Grenoble, na França (ambos faziam parte do Grupo Arjowiggins, que entrou com pedido de administração em setembro passado). Mas isso não é tudo. Avançamos em todas as frentes do nosso plano estratégico: da melhoria da nossa cadeia de suprimentos à inovação de produtos cada vez mais diferenciados e sustentáveis, o foco diário na experiência do cliente para a criação de um ambiente de trabalho centrado na segurança e no crescimento das pessoas, mantendo um foco constante em nosso impacto ambiental e social.”
O compromisso com a sustentabilidade está, de fato, no centro de toda a estratégia da Fedrigoni, que em junho de 2022 recebeu o Rating Platinum da agência internacional Ecovadis, colocando o grupo no top 1% das empresas do mesmo setor em desempenho ESG. O desafio mais complexo é a redução de 30% nas emissões de CO₂. Outras metas para 2030 incluem usar menos 10% de água (97% da qual é devolvida limpa ao meio ambiente), recuperar todos os resíduos visando a plena circularidade e oferecer produtos que incluam apenas papéis recicláveis especiais e materiais autoadesivos adequados para reciclagem ou reuso. No âmbito social, nossa empresa está empenhada em criar um ambiente mais seguro e inclusivo: desde a redução de acidentes de trabalho (a meta para 2030 subiu para -85% em relação a 2020, anteriormente era de -67%) até o aumento de mulheres em cargos gerenciais, que até 2030 deve ser de 35% (ao invés de 30%).
“Estes primeiros meses do ano não têm sido fáceis”, conclui o CEO. “A procura continua extremamente volátil, como comprova o abrandamento dos volumes: o volume de negócios no 1º trimestre foi de 492 milhões de euros, -5% face a 2022. No entanto, a queda nas vendas é significativamente menor do que a média do setor de -12% a -20%. Além disso, nos últimos doze meses, desde o recorde do FY22 e também graças a M&A, as vendas proforma aumentaram 1% (EUR 2,3 bilhões LTM março de 2023) e o EBITDA proforma em 1%, atingindo EUR 342,4 milhões (LTM março 2023). Nosso sólido plano de negócios e nossa agilidade e capacidade de adaptar a produção à demanda nos permitiram limitar o impacto. Agora, estamos vendo sinais positivos do mercado: os custos de energia e matérias-primas estão finalmente caindo. Os mercados finais que servimos – luxo, vinhos e bebidas espirituosas, produtos farmacêuticos, etc. – têm um bom desempenho e estamos a ganhar quota de mercado em todos os sectores. Por esses motivos, continuamos otimistas com a recuperação gradual da situação econômica ao longo deste ano. Nossa visão e ambição de longo prazo permanecem inalteradas: tornar-se líder global em rótulos sustentáveis e inovadores e papéis especiais para embalagens de luxo e soluções criativas, com foco em acelerar nossa expansão nos EUA e na Ásia e consolidação contínua na Europa, bem como como fornecedora de soluções de embalagens sustentáveis e RFID para um excelente conjunto de marcas globais de luxo e consumo.”