A Furnax promoveu um Open House no final do mês de maio em suas instalações para apresentar ao mercado todas as capacidades de sua primeira célula digital de alta velocidade com slotter em linha da América Latina.
O evento reuniu empresários do mercado de embalagens em papelão ondulado e representantes do setor. Foram apresentadas duas impressoras digitais de passagem única, além de uma impressora digita multipass, todas base água da Hanway, representada pela Furnax no país.
O Open House foi conduzido por Esteban Lo, diretor da Furnax, que mostrou o passo a passo do funcionamento de cada máquina, suas características, seus diferenciais – especialmente na relação com o processo analógico, e como cada equipamento pode se encaixar no processo atual de caixas de papelão.
Para demonstrar a velocidade e qualidade de reprodução, foram feitos diferentes testes em cada modelo, como impressão sob demanda, em pequenas quantidades de cores diferentes, impressão em branco e com diferentes espessuras. Esteban falou de custos produtivos, especialmente da preparação do arquivo na pré-impressão – inexistente no digital, destacou possibilidade de modelos de negócio e como o processo é mais sustentável.
Douglas Baialuna Filho, Gerente da Linha de Papelão Ondulado da Furnax, diz que o balanço do Open House foi extremamente positivo: “Tivemos um número de visitantes expressivo, produtos apresentados e o desempenho dos equipamentos atenderam a todas as expectativas. Mais de 100 pessoas satisfeitas e impressionadas com a tecnologia, flexibilidade e produtividade apresentadas durante a semana”.
Para Douglas, o mercado está passando a entender os benefícios do digital: “Ainda existem entraves e dificuldade de entendimento e quebra de paradigmas, porém, com o empenho e trabalho da Furnax, trazendo máquinas, instalando, treinando, dando manutenção e ainda auxiliando na formação e abertura do mercado, esses benefícios serão cada vez mais claros e aceitos pelo convertedor em geral”.
Modelos
O destaque do Open House da Furnax foi a Hanway Singlepass 2504, uma impressora digital inkjet de passagem única com cabeças Kyocera. Com velocidade de até 150 metros por minuto, atua com quatro cores e tintas à base de água, sendo desta forma mais ecológica. É compatível com ondas F até BC, além de capacidades para um rápido processo de impressão, secagem e empilhamento.
A máquina está otimizada para corrugado sem revestimento, dando novas capacidades para a impressora. Além de ter um processo automatizado, possui capacidades de redução de custos ao detectar folhas deformadas, e ainda consegue informar o custeio de tinta para trabalhos de impressão.
Outro modelo também singlepass é a Hanway 1604. A máquina atua em 150 metros por minuto e é inkjet base água. As ondas aceitas vão de F a BC, ou seja, de 1,5 a 11mm, imprimindo em papelão ondulado revestido, ondulado kraft não revestido e papelão ondulado de topo branco não revestido. Consegue imprimir em CMYK com opcional de canais violeta e laranja.
Para um processo ainda mais sob demanda em baixas quantidades, focado em pedidos curtos e médios, está a Hanway 2500W, impressora digital multipass que pode atingir capacidade de até 1300 metros quadrados por hora. Registra alta qualidade de impressão em materiais revestidos ou não revestidos. Possui tudo em uma solução, com slotter, secagem, verniz e empilhamento em linha. Com até seis cores e tinta à base água, sua impressão atende chapas de 2,5 a 4 metros, em materiais de 1,5 a 15mm.