No primeiro de uma série de artigos sobre tendências e lançamentos de novas tecnologias na Labelexpo Europe 2023, Andy Thomas-Emans analisa a empolgante gama de novas tecnologias de impressão convencionais, digitais e híbridas.

A Labelexpo Europe 2023 está se transformando em um evento marcante, desencadeando quatro anos de desenvolvimento tecnológico reprimido aos visitantes da Expo de Bruxelas. Os principais temas da feira são automação, sustentabilidade e diversificação.

Automação significa não apenas configuração automatizada, mas também integração da impressora na rede mais ampla da fábrica. Isso permite recursos como gerenciamento de cores de ponta a ponta, monitoramento de máquinas em tempo real e relatórios de dados de produção por meio da nuvem.

Também estamos vendo a aplicação de aprendizado de máquina e inteligência artificial vinculados a câmeras na impressora e outros sensores.

A Labelexpo Europe 2023 Automation Arena destacará essas tendências, demonstrando um fluxo de trabalho de produção completo, desde a criação do arquivo até a impressão digital e a conversão. Os participantes incluem CERM, Esko, AVT, Xeikon e Grafotronic.

Além da configuração e inspeção automatizadas dos processos de impressão e conversão, o CERM MIS coletará informações em tempo real por meio de um portal na nuvem, que os visitantes poderão monitorar em seus próprios dispositivos inteligentes.

O trabalho impresso na Automation Arena replicará um rótulo típico de vinho, incluindo um novo recurso de metalização em linha desenvolvido pela Kurz para a impressora Xeikon. Haverá uma masterclass de rótulos de vinhos ministrada pela Label Academy, voltada aos drivers de mercado e as mais recentes tecnologias em materiais, impressão e acabamento.

Os benefícios da automação incluem redução de desperdício, aumento do tempo de atividade e redução da necessidade de intervenção manual – cada vez mais importante, pois as dificuldades de recrutamento do setor não mostram sinais de diminuição.

Diversificação significa a capacidade de lidar com uma ampla gama de materiais não suportados, incluindo formatos de embalagens primárias juntamente com materiais essenciais sensíveis à pressão.

A mostra deste ano marca um verdadeiro divisor de águas aqui, com demonstrações de papel e produção de sacolas plásticas, shrink sleeve e rótulos envolventes ao lado de rótulos sensíveis à pressão. Provavelmente já é hora de começar a se referir à Labelexpo como uma feira de impressão de embalagens.

Os visitantes da feira podem seguir uma trilha de embalagem flexível que inclui tecnologias de impressão digital e convencional, construções de materiais flexpack, requisitos de revestimento, laminação, tinta e cura, opções de decoração em linha e quase linha, QC e testes de migração.

Além disso, haverá uma masterclass dedicada à embalagem flexível da Label Academy, que incluirá uma apresentação sobre o status atual do projeto UVFoodSafe.

A Labelexpo Europe 2023 vê o lançamento global de duas novas impressoras digitais destinadas à produção de embalagens flexíveis. A HP Indigo lança a impressora mid-web 200k, sucessora da bem-sucedida HP Indigo 20000. A HP também executará um ecossistema de “fábrica de pouches digitais” demonstrando a fabricação de pouches e o acabamento de outros filmes não suportados, incluindo rótulos termoencolhíveis.

A Xeikon marca o lançamento global de sua impressora digital XT-500, que utiliza a tecnologia de toner Titon da empresa para imprimir em bolsas de papel sem a necessidade de verniz protetor (essa será a impressora da Automation Arena). A Xeikon lança seu Módulo de Medição de Qualidade (QMM), que pode opcionalmente ser instalado em todas as impressoras Cheetah 3.0 CX Series e é responsável por monitorar a densidade e o registro durante toda a tiragem.

Uma nova onda de tecnologias inkjet base água para embalagens flexíveis é lançada este ano, com a Screen exibindo sua impressora Truepress Pac520P em bolsas de papel pela primeira vez em um show da Labelexpo. As impressoras flexográficas UV mid-web (670mm/26in) farão demonstrações de impressão e conversão de embalagens flexíveis e rótulos termoencolhíveis.
​​​​​​​
Nilpeter traz seu FA-26; Bobst traz um Master M6 com tecnologia onECG para impressão de gama de cores estendida; e Lombardi traz seu Invicta i1 de 670 mm de largura, imprimindo filmes não suportados e etiquetas PS.
​​​​​​​
A Lombardi apresenta sua nova tecnologia mid-web Invicta i2. Pelo exposto, já deve estar claro que a flexografia está fazendo um grande retorno na Labelexpo Europe 2023 após sua ausência na Labelexpo Americas 2022.

Mark Andy lança sua nova impressora flexográfica Pro Series, totalmente acionada por servo e otimizada para conversão eficiente de etiquetas sensíveis à pressão. É um sistema modular e incorpora o sistema de monitoramento de produção de link inteligente de Mark Andy. Curiosamente, Mark Andy diz que a impressora pode ser atualizada a qualquer momento para uma impressora híbrida usando a tecnologia Digital Pro Max da empresa.

A Omet traz sua recém-lançada tecnologia de impressão flexográfica KFlex para a Labelexpo. KFlex incorpora uma nova plataforma de conversão modular que permite a troca rápida de unidades de impressão e conversão e um pacote de automação destinado a eliminar a necessidade de operadores semiqualificados.

A Nilpeter mostra uma FA-17 totalmente automatizada convertendo uma variedade de materiais suportados e não suportados, enquanto a Etirama lança sua impressora flexográfica SPS3 servo-acionada com pré-registro eletrônico.

Há novos desenvolvimentos em impressoras híbridas flexo/jato de tinta. A Nilpeter e a Screen lançam sua impressora híbrida de terceira geração, que combina o mecanismo de jato de tinta UV SAI da Screen com a plataforma flexográfica FA-Line da Nilpeter.

A impressora exibirá impressão de gama expandida e recursos de impressão em branco. Além disso, a Screen apresenta um protótipo de primer digital em linha para a Truepress L350UV SAI para enfrentar o desafio da má adesão da tinta em alguns substratos.
​​​​​​
A Omet traz a versão mais recente de sua impressora híbrida XJet equipada com o mecanismo digital Tau da Durst.

A Gallus fará o lançamento da Labelexpo para sua impressora Gallus One, desenvolvida em conjunto com a Heidelberg. A impressora de 340 mm de largura é construída em torno de uma plataforma Gallus Labelmaster e imprime a velocidades de até 70 m/min.

A HP Indigo traz para a feira sua impressora V12 operando a 120 m/min no modo de 6 cores, após um lançamento global bem-sucedido na Labelexpo Americas no ano passado.

A Durst marca o lançamento global de sua tecnologia Hawk Eye integrada a uma impressora Tau w510 RSCi. O Hawk Eye usa visão computacional e inteligência artificial para determinar quais canais de cores de uma imagem colorida precisam ser ajustados em tempo real para manter a qualidade da imagem.

O w510 RSCi também será equipado com o recém-desenvolvido duplo branco da Durst. A impressora imprime a 100 m/min em uma bobina de 510 mm de largura. Durst promete o lançamento de uma nova impressora digital na feira.

Assim como sua impressora digital AccurioLabel 400 baseada em toner, a Konica Minolta demonstra a AL 230 de nível básico configurada com um finalizador DC 330 Mini com um módulo inkjet integrado fornecido pela Industrial Inkjet Ltd (IIJ). Esta unidade pode ser usada para uma ampla gama de aplicações, desde branco até tintas de segurança e vernizes digitais.

Uma gama de tecnologia digital lançada no ano passado em Chicago será vista pela primeira vez na Europa.

A Domino mostra sua impressora a jato de tinta UV N730i imprimindo a 1200 dpi com a tecnologia de cabeça de impressão Bitstar de seu grupo irmão Brother. A impressora está equipada com estações flexográficas opcionais antes e depois do mecanismo de impressão digital.

O Dantex Group mostra uma PicoJet 1200 com atualizações em sua interface, qualidade de impressão e recursos de acabamento, enquanto a Dilli demonstra sua impressora inkjet UV Neo Picasso com controle de tensão atualizado para uma impressão mais estável.