Uma das principais indústrias de papel e papelão ondulado do Brasil, a Irani, em parceria com o Quintessa, aceleradora de impacto pioneira no Brasil, está promovendo a edição especial do Irani Labs – ESG, programa de inovação aberta. A etapa final da seleção se deu com a apresentação de 22 soluções no Pitch Day, que contou com a participação de avaliadores das empresas BASF, iFood e Mercado Livre.

As 12 startups selecionadas terão a oportunidade de apresentar efetivamente soluções à companhia e receberão mentoria para aprimoramento e desenvolvimento do negócio. Após a etapa de refinamento e cocriação com a empresa, 6 delas implementarão pilotos destas soluções junto à Irani. O programa selecionou negócios com soluções para gestão de resíduos, mudanças climáticas, embalagens sustentáveis, diversidade e comunidades do entorno e melhoria nas condições sociais/de trabalho de catadores.

A definição das finalistas considerou soluções, produtos e serviços que tivessem real impacto na sociedade, de forma ampla, consistente e mensurável. Todas participarão de workshops com especialistas de Irani, BASF, iFood e Mercado Livre com objetivo de refinar o modelo de negócio. Como parte do programa, as startups receberão suporte individualizado da equipe do Quintessa, e poderão se conectar com a Irani Ventures – veículo de Corporate Venture Capital (CVC) da empresa focado em investimentos em novas e promissoras ideias. O foco é que startups e Irani se tornem parceiras de negócio, futuramente, em uma relação cliente-fornecedor e de codesenvolvimento de soluções.

Conheça abaixo as 12 startups selecionadas:

Embalagens Sustentáveis: IQX, GreenShield e Nathural Chemical
Mudanças Climáticas: Bioflore e Quanticum
Resíduos: Nanobot, Tubox, Prronto e Tamoios Tecnologia
Diversidade e Comunidade do Entorno: EmpregueAfro e Se Candidate Mulher
Melhorias na condição de trabalho de catadores: WasteBank

Saiba mais sobre o Irani Labs

É o programa de inovação aberta da companhia criado em 2020, com o objetivo de gerar conexões com startups e ecossistemas inovadores para desenvolver soluções sustentáveis em produtos, serviços e processos. Desde o seu lançamento, o programa já contou com a realização de duas edições, tendo 227 startups inscritas e nove Provas de Conceito (PoC) concluídas.

Nas edições anteriores o Irani Labs teve como focos soluções inovadoras para gestão de resíduos, coleta e gestão de aparas, tecnologias florestais, novos materiais e barreiras, design de embalagem, customer experience, indústria 4.0, novos modelos de negócios, produtos e serviços.