Em 2024 será celebrado o 500 aniversário da icônica marca DuPont™ Cyrel®, que introduziu a primeira chapa de fotopolímero para impressão flexográfica em 1974. Desde então, Cyrel® continua a determinar os passos da inovação nesta indústria.

“Este é um momento extraordinário para a DuPont e para todo o time Cyrel®. A partir desta jornada, trouxemos inovações contínuas para o mercado e sempre priorizamos desenvolvimentos em colaboração com os clientes,” comenta Tucker Norton, Diretor Global de Negócios da DuPont™ Cyrel® Flexographic Solutions.

Os últimos 50 anos foram marcados por conquistas sem precedentes. Por exemplo, em 1990 a DuPont transformou o processo de pré-impressão de flexografia com a gravadora de chapas digital Cyrel® Digital Imager (CDI). O lançamento da CDI revolucionou a indústria, permitindo que os times de pré-impressão migrassem, globalmente, de um processo analógico para um moderno processo digital “Computer to Plate”.

Este novo processamento digital não apenas eliminou a necessidade de consumíveis extra, como permitiu avanços significativos na qualidade da impressão, repetibilidade, e produtividade com o advento do sistema de máscara ablativa (LAMs). Este avanço ajudou a acelerar o crescimento da impressão flexográfica, tornando-a um dos métodos preferidos para a impressão de embalagens.

Em 2000, a DuPont tornou-se a primeira fabricante de chapas flexográficas a lançar um processamento térmico, o sistema Cyrel® FAST, que possibilitou processar as chapas flexográficas sem o uso de solventes químicos.

Esta inovação reduziu o tempo de processamento das chapas e teve benefícios ambientais significativos, incluindo a redução de 53% da emissão de gases de efeito estufa e a redução de 63% do consumo de energia não renovável, em comparação ao processo com solvente, conforme mostrou o ACV (Análise de Ciclo de Vida) do sistema. Há tempos a DuPont é vista como líder em sistemas de processamento térmico de chapas e tem uma base de equipamentos térmicos instalados globalmente, que entregam processos mais sustentáveis para o maior número possível de clicherias e convertedores.

A última década foi marcada por um período intenso de inovação já que a DuPont introduziu várias tecnologias disruptivas. Por exemplo, a chapa Cyrel® EASY, lançada em 2015, a primeira com ponto plano diretamente na chapa, simplificou o processo de pré-impressão e permitiu aos clientes ganho de produtividade e consistência.

Na sequência, a DuPont lançou as chapas Cyrel® EASY-R que representam uma família ainda mais avançada de formulações para chapas, advinda da plataforma Cyrel® EASY, e que melhoram o desempenho na impressão e facilitam o manuseio das chapas na sala de gravação.

Ao buscar uma solução para melhorar a transferência de tinta, em 2018 a DuPont lançou as retículas Cyrel® EASY Brite, perguntando à indústria: “Quão brilhante é o seu branco?”. As retículas foram desenvolvidas para otimizar a transferência da tinta em aplicações de grande volume de transferência, tipicamente vistas quando se imprime uma cobertura branca ou áreas sólidas com cores spot. Estas retículas economizam tinta na impressão pois os impressores usam a tecnologia para garantir maior opacidade com menos tinta.

Para a área de papelão ondulado, em 2019 foram lançadas as chapas Cyrel® DLC. Desenvolvidas especificamente para a impressão de corrugados reciclados, estas chapas entregam excelente qualidade de impressão e menor amassamento da chapa de papelão.

Mais recentemente, a DuPont lançou a série de chapas Cyrel® Lightning para processamento com solvente e térmico, otimizado pela exposição UV-LED. Esta tecnologia ganhou o importante Prêmio 2022 de Inovação da FTA (Flexographic Technical Association) e subiu a barra da excelência técnica do setor.

Ao refletir sobre todas estas conquistas, Tucker Norton conclui, “Por mais de 50 anos, nosso time de experts apaixonados por flexografia trabalha incansavelmente para trazer avanços tecnológicos para as indústrias de embalagem e impressão. Temos um compromisso com a inovação contínua e buscaremos aperfeiçoar a flexografia junto com nossos parceiros e clientes nas próximas décadas.”