A Gonçalves deu outro importante passo para consolidar sua liderança. Após quase três anos do início da implementação, a empresa conquistou a certificação BRCGS Packaging, concedida pela certificadora DNV – Business Assurance Brasil. A Gonçalves é a segunda empresa em sua área de atuação a obter a Certificação no Brasil.
A BRCGS Packaging conquistada pela Gonçalves se aplica a: “Conversão de caixas de cartão, cartões (com ou sem PET – poliéster) e chapas de cartão, para contato indireto, incluindo os processos de corte, impressão offset, envernizamento, hot stamping, corte e vinco e colagem. A Certificação é válida para as indústrias farmacêuticas, de alimentos, de cosméticos e de artigos de higiene pessoal, e pode incluir ainda processos relacionados ao cartão, como extrusão com PE (polietileno)”.
A demanda da Certificação BRCGS Packaging surgiu de um importante cliente da Gonçalves e foi prontamente abraçada por toda a liderança. “Esta Certificação coroa nossa preocupação com segurança, legalidade e qualidade do produto”, pontua Juliana Gonçalves, CEO da empresa.
Segundo a CEO, tão importante quanto todas as adaptações na infraestrutura necessárias, foi o Programa de Cultura criado dentro da empresa. “Desde o início do processo, entendemos que o fator determinante para o sucesso da Certificação seriam as pessoas. Portanto, a partir de treinamentos, palestras, dinâmicas e de um modelo de monitoramento entre as áreas, criamos uma nova cultura entre os colaboradores, colocando cada um deles como protagonista na conquista de uma Certificação tão importante como a BRCGS Packaging.”
Os clientes da Gonçalves também já se manifestaram positivamente sobre a Certificação e a empresa espera retornos materializados em novos negócios, especialmente na área de alimentos. Hoje os principais mercados de atuação da Gonçalves são o farmacêutico, de higiene pessoal e de cosméticos. “Portanto, existe um potencial enorme no fornecimento de embalagens de papel-cartão para contato indireto com alimentos”, celebra Juliana Gonçalves.
Um processo, muitas melhorias
O processo para obtenção da Certificação BRCGS Packaging pressupôs algumas adaptações na infraestrutura da Gonçalves. A partir de investimentos significativos, a empresa trocou um total de 4.200 lâmpadas tradicionais por lâmpadas LED. Também foram instaladas portas rápidas, com acionamento automático, nas diversas áreas da fábrica, e barreiras sanitárias nas entradas; todo o mobiliário foi adaptado às normas previstas na Certificação, tendo como ponto central a substituição de itens de madeira por peças de aço inox.
A coordenadora da implantação e acompanhamento de todas as etapas da Certificação foi Juliana Martins da Silva, da área de Gestão Integrada. “Criamos uma verdadeira força tarefa, com ações em épocas focais, visto que também estávamos no processo de certificação da Gonçalves como Empresa B”, explica a gestora. Ela lembra ainda que a parte mais complexa do processo foi a mudança comportamental, mas que a implantação do Programa de Cultura foi fundamental para garantir o sucesso.
Vale lembrar que o processo da Certificação BRCGS Packaging não tem um fim em si mesmo; o Certificado é válido por 12 meses e sua renovação implica em novas auditorias. “Em 2024, por exemplo, conduziremos pesquisas entre os colaboradores para identificar o nível de aprendizado e de introjeção dos novos procedimentos e condutas. Também continuaremos com a inspeção rotineira que estabelecemos do líder sobre o líder como uma forma de todas as áreas interagirem e entenderem como estão os setores correlatos ao seu”, esclarece Juliana Martins.
Para a CEO da Gonçalves, Juliana Gonçalves, a Certificação BRCGS Packaging é mais uma prova do alinhamento da empresa com as necessidades do mercado e com a evolução contínua da indústria Brasileira de conversão de embalagens de papel-cartão. “Ao investirmos em melhorias de infraestrutura e mobilizarmos os colaboradores em prol de um objetivo comum, criamos um sentimento de pertencimento e estreitamos os laços com a gestão. Os colaboradores se envolveram mais com a empresa e a Gonçalves se aproximou ainda mais do mercado, reforçando seu compromisso calcado em tecnologia de ponta, inovação e gestão moderna. Este engajamento transcendeu o operacional, foi para o pessoal e resultou num crescimento de todos, como pessoas e como profissionais. Também demos um passo importante para conquistar novos mercados, dentro do nosso universo estratégico de embalagens com alto valor agregado.”