Assim como tem acontecido na maioria dos segmentos, o mercado de papelaria tem passado por transformações significativas nos últimos anos, impulsionado por mudanças relacionadas às preferências do consumidor, aos avanços tecnológicos e à crescente conscientização ambiental. Nesse sentido, é natural que novas tendências assumam os holofotes em determinados momentos e sigam se consolidando mundo afora.

Em 2024, o setor deve percorrer caminhos que serão marcados por uma combinação única de inovação tecnológica, sustentabilidade e a contínua importância da experiência do consumidor.

Produtos e ações com menos impacto ambiental

Os consumidores estão cada vez mais conscientes da responsabilidade de suas escolhas, movimentando as empresas a repensarem os processos de produção e o uso de determinados materiais. Produtos que permeiam a redução do carbono e plástico têm ganhado a preferência do público. Grandes marcas do ramo têxtil, por exemplo, têm baseado seu desenvolvimento em itens reciclados ou feitos com recursos que agridem menos a natureza. Canetas recarregáveis e embalagens eco-friendly são exemplos de mudanças. Portanto, organizações comprometidas com a sustentabilidade ganham a lealdade de clientes que valorizam a redução de qualquer impacto ambiental.

TikTok: o poder do marketing de influência

Não tem como negar que as redes sociais influenciam as tendências de consumo. O TikTok, por exemplo, tem se destacado também como uma plataforma de descoberta de produtos. De cadernos inovadores até itens com designs irreverentes, nostálgicos ou temáticos. Essa e outras plataformas de entretenimento são entendidas como social commerce e direcionam desde o desenvolvimento de produtos à estratégia de marketing e vendas. Sendo assim, diferentes itens do mercado de papelaria podem rapidamente se tornar virais, e empresas que investem em ações do tipo têm grandes chances de se surpreenderem com os resultados.

Versatilidade e funcionalidade em foco

Ainda seguindo a essência do movimento sustentável, os consumidores procuram itens que não apenas sirvam ao propósito principal, mas também ofereçam versatilidade, como produtos com múltiplas funções, recarregáveis, com refis substituíveis e embalagens que podem ser reutilizadas. A ideia é reduzir o desperdício e maximizar a utilidade, proporcionando aos consumidores uma experiência prática e mais consciente.

IA para análises precisas

Além de favorecer a fabricação de produtos, otimizando recursos e modernizando maquinários, a tecnologia está cada vez mais inserida no dia a dia das pessoas. Ferramentas de análise de consumo baseadas em inteligência artificial podem prever as preferências dos clientes, sugerir produtos personalizados e otimizar a oferta de estoque. Isso não apenas aumenta a eficiência operacional das empresas, como também melhora a experiência do consumidor, oferecendo produtos mais alinhados com suas expectativas.

Mais diversidade e inclusão

Muitas empresas estão voltando os olhares à temática em cena e desenvolvendo produtos que atendam às necessidades de pessoas com deficiência, como canetas ergonômicas, papéis com fontes acessíveis e produtos com design inclusivo. Além disso, a representatividade na embalagem e nas campanhas de marketing também é uma maneira de demonstrar o compromisso com a diversidade.

Portanto, empresas que conseguirem integrar as principais tendências em produtos e estratégias estarão bem-posicionadas para atenderem às demandas de um consumidor cada vez mais exigente e consciente.

*Por Fernanda Ricci, Gerente de Desenvolvimento de Produto de Papelaria do Grupo Leonora