A drupa 2024 terminou com sucesso no dia 7 de junho, após onze dias. Demonstrou o progresso de todo um setor e deu prova da excelência operacional da indústria. 1.643 expositores de 52 países apresentaram uma vitrine de inovações. A participação internacional dos visitantes foi de 80%, com participantes vindos de 174 países – um número recorde. Depois da Europa, a Ásia foi a região mais fortemente representada com 22%, seguida pela América com 12%.
A Ásia, bem como a América Latina e a região MENA (Médio Oriente e Norte da África), são mercados com grande potencial de crescimento, o que se refletiu no aumento da presença e dos negócios dos expositores. Fornecedores como Bobst, Canon, Fujifilm, Heidelberg, HP, Horizon, Koenig & Bauer, Komori, Konica Minolta, Kurz e Landa, relataram ter assinado contratos que excederam as expectativas. Em alguns casos, as metas de vendas definidas já foram alcançadas nos primeiros dias da feira.
Erhard Wienkamp, Diretor Geral da Messe Düsseldorf, está muito satisfeito: “A drupa sustentou a sua posição como a feira comercial líder da indústria e o seu apelo único de uma forma notável. O impressionante talento internacional e, acima de tudo, a elevada competência de tomada de decisão dos visitantes garantiram discussões técnicas aprofundadas e bem fundamentadas nos estandes da feira, por um lado, e muitas decisões de investimento direto, por outro. Nossos expositores nos contaram sobre acordos de compra de grandes volumes.”
Andreas Pleßke, Presidente do Comitê drupa, enfatizou: “A drupa representa novas abordagens e novas tecnologias como nenhuma outra feira comercial. Não é apenas a maior, mas também a mais importante plataforma global para a nossa indústria, porque toda a indústria de impressão e pós-impressão se reúne na feira comercial líder mundial. Foi inestimável para gerar leads. Nenhum outro lugar oferece a oportunidade de fazer tantos novos contatos internacionais de todo o mundo em tão curto espaço de tempo e em um só lugar.”
Decisores da indústria altamente satisfeitos
Os expositores elogiaram o alto nível de competência na tomada de decisões dos visitantes. Estes, por sua vez, deram nota máxima à gama de produtos e serviços oferecidos nas 18 salas de exposição. Cerca de 96% do total de visitantes confirmaram ter alcançado plenamente os objetivos associados à sua visita. Com mais de 50%, a maior parte veio da indústria gráfica, seguida pela indústria de embalagens, cuja participação aumentou significativamente e que foi o foco de muitos expositores como motor de crescimento. Muitos donos de marcas conhecidas foram recebidos nos estandes da feira. No total, 170.000 visitantes profissionais compareceram à drupa 2024.
A digitalização como fator determinante
A automação foi o centro das atenções na drupa deste ano, com forte foco em IA e fluxos de trabalho inteligentes, incluindo soluções de software. Tornou-se claro que as tecnologias digitais e analógicas se complementam e beneficiam idealmente uma da outra. Os líderes tradicionais da indústria apresentaram uma ampla gama de soluções digitais, enquanto os pioneiros digitais integraram componentes convencionais nas suas ofertas. A robótica desempenhou um papel importante nas salas de exposição e ilustrou o caminho da fábrica inteligente.
Transformação e crescimento
A drupa deixou bem claro que a indústria tem um grande potencial para o futuro. No último exercício financeiro, a indústria gráfica global alcançou um volume de negócios de cerca de 840 mil milhões de euros (fonte: Smithers) e continua a desenvolver-se a ritmos variados em todo o mundo.
“Na drupa 2024, experimentamos em primeira mão o quão relevante e resiliente esta indústria é”, resume Sabine Geldermann, Diretora da drupa, Portfolio Print Technologies. “A comunidade está determinada a definir o rumo para o futuro juntos. A troca de ideias com pessoas de todos os continentes e de todas as áreas da indústria foi extremamente enriquecedora e inspiradora. Pudemos receber cerca de 50 grandes delegações de vários países, e numerosas associações e organizações ativas a nível global escolheram a drupa como o cenário ideal para as suas conferências e reuniões de direção.”
Tecnologias sustentáveis em foco
A tecnologia é a chave para alcançar os objetivos de sustentabilidade – os expositores da drupa ilustraram isso com inúmeras práticas desenvolvimentos orientados à electônica e soluções concretas. É dada prioridade máxima à eficiência dos recursos e ao caminho a uma economia circular funcional. Além disso, Touchpoint Sustainability da VDMA, a Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Equipamentos, apresentou inovações, casos de uso de melhores práticas e deu uma visão de longo alcance sobre o futuro de uma indústria de impressão sustentável.
Valiosa transferência de conhecimento
O programa de apoio com cinco fóruns especiais de alto calibre drupa cube, drupa next age (dna) e os Touchpoints Packaging, Textile and Sustainability foi muito bem recebido. Juntamente com seus parceiros, a drupa concentrou-se na experiência do setor e nos tópicos futuros dos seus grupos-alvo. Visitas guiadas sobre vários temas importantes completaram a experiência da feira. A próxima drupa será realizada em 2028. Para mais informações sobre a drupa acesse: www.drupa.com