A drupa 2024 terminou com sucesso no dia 7 de junho, após onze dias. Demonstrou o progresso de todo um setor e deu prova da excelência operacional da indústria. 1.643 expositores de 52 países apresentaram uma vitrine de inovações. A participação internacional dos visitantes foi de 80%, com participantes vindos de 174 países – um número recorde. Depois da Europa, a Ásia foi a região mais fortemente representada com 22%, seguida pela América com 12%.

A Ásia, bem como a América Latina e a região MENA (Médio Oriente e Norte da África), são mercados com grande potencial de crescimento, o que se refletiu no aumento da presença e dos negócios dos expositores. Fornecedores como Bobst, Canon, Fujifilm, Heidelberg, HP, Horizon, Koenig & Bauer, Komori, Konica Minolta, Kurz e Landa, relataram ter assinado contratos que excederam as expectativas. Em alguns casos, as metas de vendas definidas já foram alcançadas nos primeiros dias da feira.

Erhard Wienkamp, ​​Diretor Geral da Messe Düsseldorf, está muito satisfeito: “A drupa sustentou a sua posição como a feira comercial líder da indústria e o seu apelo único de uma forma notável. O impressionante talento internacional e, acima de tudo, a elevada competência de tomada de decisão dos visitantes garantiram discussões técnicas aprofundadas e bem fundamentadas nos estandes da feira, por um lado, e muitas decisões de investimento direto, por outro. Nossos expositores nos contaram sobre acordos de compra de grandes volumes.”

Andreas Pleßke, Presidente do Comitê drupa, enfatizou: “A drupa representa novas abordagens e novas tecnologias como nenhuma outra feira comercial. Não é apenas a maior, mas também a mais importante plataforma global para a nossa indústria, porque toda a indústria de impressão e pós-impressão se reúne na feira comercial líder mundial. Foi inestimável para gerar leads. Nenhum outro lugar oferece a oportunidade de fazer tantos novos contatos internacionais de todo o mundo em tão curto espaço de tempo e em um só lugar.”

Decisores da indústria altamente satisfeitos

Os expositores elogiaram o alto nível de competência na tomada de decisões dos visitantes. Estes, por sua vez, deram nota máxima à gama de produtos e serviços oferecidos nas 18 salas de exposição. Cerca de 96% do total de visitantes confirmaram ter alcançado plenamente os objetivos associados à sua visita. Com mais de 50%, a maior parte veio da indústria gráfica, seguida pela indústria de embalagens, cuja participação aumentou significativamente e que foi o foco de muitos expositores como motor de crescimento. Muitos donos de marcas conhecidas foram recebidos nos estandes da feira. No total, 170.000 visitantes profissionais compareceram à drupa 2024.

A digitalização como fator determinante

A automação foi o centro das atenções na drupa deste ano, com forte foco em IA e fluxos de trabalho inteligentes, incluindo soluções de software. Tornou-se claro que as tecnologias digitais e analógicas se complementam e beneficiam idealmente uma da outra. Os líderes tradicionais da indústria apresentaram uma ampla gama de soluções digitais, enquanto os pioneiros digitais integraram componentes convencionais nas suas ofertas. A robótica desempenhou um papel importante nas salas de exposição e ilustrou o caminho da fábrica inteligente.

Transformação e crescimento

A drupa deixou bem claro que a indústria tem um grande potencial para o futuro. No último exercício financeiro, a indústria gráfica global alcançou um volume de negócios de cerca de 840 mil milhões de euros (fonte: Smithers) e continua a desenvolver-se a ritmos variados em todo o mundo.

“Na drupa 2024, experimentamos em primeira mão o quão relevante e resiliente esta indústria é”, resume Sabine Geldermann, Diretora da drupa, Portfolio Print Technologies. “A comunidade está determinada a definir o rumo para o futuro juntos. A troca de ideias com pessoas de todos os continentes e de todas as áreas da indústria foi extremamente enriquecedora e inspiradora. Pudemos receber cerca de 50 grandes delegações de vários países, e numerosas associações e organizações ativas a nível global escolheram a drupa como o cenário ideal para as suas conferências e reuniões de direção.”

Tecnologias sustentáveis ​​em foco

A tecnologia é a chave para alcançar os objetivos de sustentabilidade – os expositores da drupa ilustraram isso com inúmeras práticas desenvolvimentos orientados à electônica e soluções concretas. É dada prioridade máxima à eficiência dos recursos e ao caminho a uma economia circular funcional. Além disso, Touchpoint Sustainability da VDMA, a Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Equipamentos, apresentou inovações, casos de uso de melhores práticas e deu uma visão de longo alcance sobre o futuro de uma indústria de impressão sustentável.

Valiosa transferência de conhecimento

O programa de apoio com cinco fóruns especiais de alto calibre drupa cube, drupa next age (dna) e os Touchpoints Packaging, Textile and Sustainability foi muito bem recebido. Juntamente com seus parceiros, a drupa concentrou-se na experiência do setor e nos tópicos futuros dos seus grupos-alvo. Visitas guiadas sobre vários temas importantes completaram a experiência da feira. A próxima drupa será realizada em 2028. Para mais informações sobre a drupa acesse: www.drupa.com