A Carminati reafirmou sua grande confiança na tecnologia de processamento de chapas da XSYS com a instalação de um segundo sistema ThermoFlexX Catena Washer, Dryer, Light-Finisher e Stacker (WDLS) em menos de dois anos. A empresa italiana de pré-impressão trabalhou em estreita colaboração com a XSYS para maximizar o potencial dessa tecnologia inovadora e entregar chapas flexográficas da mais alta qualidade aos seus clientes.

Atuando principalmente no setor de embalagens de papelão ondulado, a Carminati é uma líder em seu campo. Localizada em Antegnate, a leste de Milão, no norte da Itália, a empresa progressista fabrica chapas de impressão flexográfica para clientes em toda a Itália, França e além. As chapas são produzidas em duas linhas de última geração em sua moderna fábrica de 5.000 m², onde 35 funcionários trabalham incansavelmente para manter a reputação da empresa de alta qualidade e excelente suporte ao cliente.

Duplicando com o segundo Catena-WDLS

Em 2021, a Carminati decidiu que era hora de substituir uma de suas linhas de processamento de chapas obsoletas por um ThermoFlexX Catena-WDLS para garantir o crescimento contínuo e aprimorar ainda mais a qualidade. O novo equipamento foi instalado pela XSYS Italia no final daquele ano. Menos de dois anos depois, um segundo Catena-WDLS foi introduzido para atualizar a outra linha de processamento, aumentando a capacidade total da empresa em mais de 20%.

“Nossos antigos equipamentos de processamento nos serviram bem, mas era hora de atualizar para garantir que permanecemos à frente. Não apenas atendemos nossos clientes com as melhores chapas de impressão todos os dias, mas também temos um laboratório de P&D muito ativo, o que nos permite continuar inovando e liderando no setor de impressão flexográfica para caixas de papelão ondulado e embalagens flexíveis”, disse o CEO Carlo Carminati, filho de Alessandro Carminati, que fundou a empresa em 1960.

A Carminati é conhecida por sua estratégia de vanguarda e interesse em superar limites com a mais recente tecnologia. “Instalamos com sucesso o primeiro Catena-WDLS na Itália não faz muito tempo, e agora somos os primeiros no mundo a ter dois. Esse impressionante conjunto da XSYS nos coloca no nível da Indústria 4.0, com maior automação, qualidade de ponta, entregas mais rápidas e operações mais sustentáveis.”

Tecnologia sustentável e automatizada

O ThermoFlexX Catena-WDLS integra lavagem, secagem, acabamento com luz e empilhamento em um processo contínuo. O operador simplesmente carrega a chapa já gravada no início usando um sistema de pinbar e, no final, coleta a versão pronta para impressão. Esse alto nível de automação traz inúmeros benefícios, incluindo redução de resíduos, processamento mais rápido e qualidade excepcional. Além disso, o sistema é muito eficiente em termos de energia, ajudando a Carminati a atingir suas metas de sustentabilidade. Por exemplo, a empresa relata uma redução no tempo de secagem por chapa de 30 minutos em comparação com o sistema antigo.

O Catena-WDLS é controlado por uma interface gráfica ThermoFlexX (GUI) exibida em uma tela sensível ao toque HD para operação rápida e simples. Todas as informações-chave são claramente apresentadas, garantindo que os operadores possam navegar no sistema sem esforço, com risco mínimo de erros. Para a Carminati, esses aspectos se encaixam perfeitamente em seu compromisso com a produção da Indústria 4.0, onde a intervenção humana é minimizada e cada processo é digitalizado para que os dados de produção possam ser analisados.

Método de lavagem avançado

O primeiro Catena-WDLS foi escolhido após uma análise criteriosa das opções disponíveis no mercado. Oferecendo a maior produtividade, ele utiliza um alinhamento único das chapas durante o carregamento, evitando o desalinhamento durante o transporte, e um modo incremental de lavagem, no qual cada chapa avança pelo sistema a uma velocidade constante.

Trabalhando em estreita colaboração com a equipe da XSYS Italia, a Carminati aprimorou ainda mais a tecnologia, de modo que o segundo WDLS emprega um modo de lavagem em lotes de alta produtividade, ideal quando é necessário processar chapas de várias espessuras. Ambos os métodos garantem consistentemente impressões nítidas e limpas.

“O Catena-WDLS é o melhor do mercado, em particular, sua tecnologia de escova mais suave é perfeita para nossas chapas sensíveis com microcélulas. Para a segunda máquina, colaboramos com a XSYS para melhorar a produtividade do sistema, de modo que se ajustasse exatamente às nossas necessidades especiais. Isso significa que o tempo de carregamento foi reduzido e a produção é mais rápida, nos dando uma grande vantagem,” explicou o Sr. Carminati.