A Smurfit Westrock, em parceria com a Associação Beneficente e Promocional Maranata e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), inaugurou o projeto “Mães Costurando o Futuro” na cidade de Maranguape, Ceará. A iniciativa tem como objetivo qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade social na área de corte e costura.

O novo projeto, viabilizado por meio de recursos da Fundação global Smurfit Westrock, beneficiará em sua primeira fase cerca de 40 mulheres com renda majoritariamente inferior a um salário-mínimo. Com foco em inclusão de gênero, o projeto tem entre suas participantes 59% de mães solo e 92% de mulheres pretas e pardas.

O curso, que terá duração de três meses, contará com aulas teóricas e práticas ministradas por professores do Centec. Além da formação profissional, o “Mães Costurando o Futuro” busca estimular o empreendedorismo local e ampliar as oportunidades de empregabilidade.

A iniciativa também conta com a participação do Grupo Hope, que fornecerá insumos para a produção e proporcionará visitas ao ambiente industrial têxtil, a fim de enriquecer a experiência das participantes. As aulas serão realizadas nas instalações da Associação Maranata, que também oferecerá apoio às alunas durante o curso.

Mulheres no mercado de trabalho

Segundo um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o rendimento médio das mulheres no Ceará é 12% inferior ao dos homens. O documento é fundamentado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) referentes ao último trimestre de 2023, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse mesmo levantamento apontou que mais de 2 milhões de mulheres no Ceará estão fora da força de trabalho, ficando atrás da Bahia, com 3,3 milhões, e de Pernambuco, com 2,4 milhões, na região do Nordeste.

“A Fundação Smurfit Westrock tem como objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável das comunidades onde operamos, alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Essa nossa iniciativa em Maranguape busca não só capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social, mas também contribuir para a redução das desigualdades de gênero na economia local. Ao promover qualificação profissional e empreendedorismo, esperamos criar oportunidades reais de geração de renda e melhorar a qualidade de vida dessas mulheres e suas famílias no Nordeste”, destaca Andres Acosta, Diretor de Recursos Humanos da Smurfit Westrock Brasil.