Com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico de comunidades no entorno das operações florestais da Smurfit Westrock, o Projeto Vencer chegou em 2024 a sua 11ª edição. Neste ano, o município anfitrião do projeto foi Itaiópolis (SC), com mais de 500 participantes nas atividades que se estenderam ao longo de todo o mês de outubro.
A iniciativa, que leva para as comunidades atividades como oficinas para geração de renda, capacitações e apresentações culturais, tem como principal diferencial a customização da programação educacional e cultural de acordo com as necessidades de cada comunidade que a recebe.
O processo de construção do projeto envolve escutar ativamente representantes comunitários, cruzando as necessidades de cada comunidade com os objetivos das ações de responsabilidade social Smurfit Westrock de promover a inclusão social, oferecer acesso à educação e estimular práticas sustentáveis.
“O Projeto Vencer foi criado para oferecer às comunidades localizadas no entorno de nossas operações florestais um retorno positivo, investindo em áreas essenciais como educação, sustentabilidade e inclusão social. Nessa construção, entender os desafios e necessidades das comunidades nos ajuda a desenhar iniciativas de alto impacto e que, de fato, farão a diferença para as pessoas que ali vivem” explica Taís Toledo, gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Smurfit Westrock Brasil.
Nesse ano, a programação em Itaiópolis aconteceu na EEB. Paulo Cristiano Heyse, e contou com uma Oficina de Economia Circular, voltada para mães de alunos, que ensinou técnicas de reaproveitamento de jeans descartados a partir de uniformes. Alunos do ensino médio da escola também receberam uma capacitação em Neurociência e Educação, com foco no desenvolvimento do pensamento empreendedor.
“A gente batalha muito em relação à parte educacional e quando a gente recebe empresas que vêm a engrandecer a nossa comunidade com ações diferenciadas, para nós é muito gratificante”, afirma João Carlos da Silva, professor na comunidade de Itaiópolis.
Além das ações educacionais, o projeto levou à comunidade de Itaiópolis iniciativas culturais: para as crianças o espetáculo teatral “Felpo Filva”, que aborda temas como autoaceitação, diversidade e convivência social, e para toda a comunidade do entorno da escola, o Quintal Brincar do SESC, com oficinas de artesanato de Natal (com pinhas e outros resíduos das operações florestais da empresa), oficina de pessankas, música ao vivo, entre outras atrações.
“Em mais uma edição, reforçamos nosso compromisso com nossas comunidades, investindo em atividades que fortalecem o vínculo com nossa gente e promovem um desenvolvimento local sustentável e colaborativo”, completa Taís.