A embalagem em papel-cartão de Orfeu Cafés Especiais, Microlote Edição Oscar Niemeyer, produzida pela Gonçalves Packaging, recebeu diversos prêmios nacionais em 2024 e 2025. O produto é resultado de um microlote exclusivo de café cultivado na Fazenda Rainha, próxima à icônica Capela Santa Clara, uma das últimas obras de Niemeyer. Além de exaltar a qualidade do café especial brasileiro, esta edição limitada é apresentada em uma embalagem que transcende o convencional e se inspira nas formas arquitetônicas únicas de Niemeyer.

“O cliente propôs a produção de uma embalagem que rompesse com o tradicional para esta categoria de produtos e ainda trouxesse uma estrutura arquitetônica inovadora; tudo em um cartucho de papel. O desafio foi aceito e a conceito do designer Pedro Cappeletti foi materializado pelo time de designers e técnicos da Gonçalves Packaging”, explica Juliana Gonçalves, CEO da empresa.

O resultado foi uma embalagem que conquistou:

– 02 troféus Ouro no Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, nas categorias Design Estrutural – Forma e Embalagem e Mercado – Bebidas Não Alcoólicas;
– Prêmio Grandes Cases de Embalagem;
– 03 Prêmios Embanews – categorias Premium, Design (Desenho Estrutural da Embalagem) e Marketing (Case/Linha de Produto Diferenciada pela Embalagem);
– finalista no Prêmio Fernando Pini, da Abigraf.

A embalagem se destacou nestas competições por fugir das linhas retilíneas típicas nas embalagens desta categoria de produto e adotar formas sinuosas e curvilíneas que homenageiam a estética do arquiteto brasileiro. As curvas, marca registrada do arquiteto brasileiro, são presentes em diferentes formas nas quatro embalagens exclusivas do Microlote.

Cada versão, inspirada nas construções e visão de Niemeyer, exibe contornos curvilíneos e reflete o desejo de descobrir novas formas. Essa estrutura diferenciada redefine a linguagem visual das embalagens de café Especial e introduz um conceito estético que enaltece a tradição agrícola brasileira, a criatividade da indústria gráfica e a rica herança cultural do país.

Inovação estética aliada à funcionalidade

A embalagem da Microlote Edição Especial Oscar Niemeyer, de Orfeu Cafés Especiais, aposta na simplicidade para transmitir elegância: o branco puro e o design minimalista conferem protagonismo à forma, permitindo que as curvas inspiradas nas obras de Niemeyer expressem uma arte visual única. Esse conceito intencional de “menos é mais” resulta em uma apresentação visual sofisticada e limpa, que se destaca por seu caráter artístico e refinado.

A embalagem foi desenvolvida justamente para comunicar o caráter Premium e único de Orfeu, diferenciando-o dos demais produtos no mercado. “Este cartucho surge como um símbolo de exclusividade e certamente conquistará os consumidores que valorizam design e história aliados a um produto de altíssima qualidade”, completa Juliana Gonçalves. Tecnicamente, a CEO da Gonçalves explica que a singularidade da embalagem foi possível graças aos ajustes específicos de corte, vinco e colagem, especialmente adaptados para dar forma à estrutura. “Chegamos ao padrão estético desejado e viabilizamos a produção, em escala, de um design autoral fornecido pelo cliente.”

Para Fábio Gianetti, diretor de marketing de Orfeu Cafés Especiais, o Microlote merecia uma embalagem à altura do arquiteto brasileiro. “Mais do que uma homenagem a um dos maiores nomes da arquitetura de todos os tempos, este lançamento é também a nossa forma de retribuir ao presente que Niemeyer nos ofereceu com a capela Santa Clara”, explica Gianetti.

Vale lembrar que a embalagem da Edição Especial Oscar Niemeyer é reciclável, produzida em papel-cartão e impressa com tintas orgânicas, livres de solventes. Esses atributos sustentáveis tornam o produto uma escolha consciente, alinhada a valores de preservação ambiental e de responsabilidade social.