O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica divulgou sua programação completa de palestrantes. O evento ocorre no dia 23 de agosto, no Espaço Milenium, em São Paulo, com realização da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e organização da APS Marketing de Eventos.
A abertura do evento será às 9h, com o presidente da ABTG Francisco Veloso ressaltando o tema central do Congresso deste ano: “A Embalagem do Futuro”. Logo em seguida, às 9h10, Renato Wakimoto, diretor de Inovação e P&D do Albéa Group, trata de “A embalagem do século XXI – tendências de consumo” para reforçar como as transformações de nossa sociedade têm impacto na produção das embalagens.
A segunda palestra será às 10h com Philipp Fries, gerente de produto da Heidelberg. Em “Indústria 4.0 – Novos recursos na produção de embalagens”, Philipp explica o conceito de indústria 4.0 no segmento de impressão e os benefícios que essa inovação vem trazendo às empresas em que tem sido implementada.
A partir das 11h10, o professor associado do Departamento de Engenharia Química da EPUSP, dr. Gil Anderi, insere o tema sustentabilidade no Congresso com “Embalagem e meio-ambiente – um compromisso”. Anderi apresentará o método de Avaliação do Ciclo de Vida – ACV – que tem sido adotado por grandes empresas, inclusive no Brasil, para dimensionamento dos impactos ambientais associados aos produtos.
O próximo a palestrar, às 12h, será Aleks Zlatic, gerente geral de Software de Embalagem da EFI, com “Inovações tecnológicas em embalagens”. O executivo sobe ao palco para apresentar as novidades do mercado na produção de embalagens. Aleks debaterá com os participantes sobre as oportunidades e as principais tendências mundiais do segmento de embalagem.
Às 14h10, após o almoço (incluso no pacote de inscrição), Felipe Toledo, diretor de negócios na Camargo Embalagens, aborda “Impressão digital em embalagens – um modelo de negócios”. O executivo reforça como a impressão digital pode entrar com eficiência e qualidade em um fluxo de trabalho inteligente e moderno.
A partir das 15h, o debate é sobre “Transformação digital no mercado de etiquetas e rótulos”, com o responsável na Epson pelo negócio de Impressão Digital de Etiquetas na América Latina, Rafael Godinho Aranjues. Ele traz as tendências na impressão de rótulos e as soluções possíveis para atender os diferentes tipos de clientes do mercado de rótulos, que vem passando por um momento de grande transformação.
A penúltima palestra, às 16h10, será com Aislan Baer, sócio-diretor da ProjetoPack & Associados. Em “Embalagem como ferramenta estratégica de marketing”, será abordado sobre como a embalagem pode se tornar uma importante mídia para a promoção de um produto e quais são os desafios atuais para que ela consiga cumprir o seu novo papel como epicentro promocional, face à nova realidade cada vez mais digital.
Para finalizar, às 16h50, o gerente de marketing na América Latina da Esko, Marcos Cardinale, apresenta “Revolução digital no mercado de embalagens”. Será o momento de explorar pilares tecnológicos do setor de embalagens: gerenciamento de projetos, pré-impressão, gama expandida e gravação de chapas flexo e acabamento digital de pequenas tiragens. São tendências no mercado mundial e capazes de revolucionar a produtividade e rentabilidade na produção de embalagens.
O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica é uma realização da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica – ABTG , com organização da APS Marketing de Eventos. Será realizado no dia 23 de agosto, no Espaço Milenium, na cidade de São Paulo. O evento tem Patrocínio Institucional de Abigraf São Paulo e Fedrigoni Brasil Papéis. Os Patrocinadores Prata são Epson, Heidelberg e Ibema. Os Patrocinadores Bronze são: EFI, Esko, Futura e Papirus. Informações e inscrições em: www.congressotecnologiagrafica.com.