A tecnologia tem sido cada vez mais uma importante aliada da sustentabilidade. Ciente disso, a 3M decidiu fornecer a etiqueta de BOPP com liner Scotch e o Ribbon de Cera Scotch para o projeto Código Verde, que visa implantar a rastreabilidade automatizada no Viveiro de Mudas da Reserva Legado das Águas – a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, com 31 mil hectares, administrada pela Reservas Votorantim, gestora de ativos ambientais da Votorantim S.A. No total foram fornecidas 381.000 etiquetas de BOPP e 21.600 metros lineares de Ribbon.

O Código Verde tem o objetivo de garantir o padrão de qualidade durante todo o processo de manejo da muda, da coleta na matriz até o destino final. Essa identificação das matrizes, inclusive, é um recurso essencial para a garantia da variabilidade genética que está vinculada ao sucesso dos projetos de reflorestamento e paisagismo.

Os produtos da 3M contribuem para esse processo, já que as etiquetas fornecidas contam com um QR Code que possibilita que os coletores de dados registrem as informações das sementes que serão cultivadas e os transmitem para o sistema automatizado, além de terem alta durabilidade e resistência à abrasão. E o Ribbon de Cera Scotch, combinado com a etiqueta de BOPP Scotch, ainda oferece a melhor performance em qualidade de etiqueta impressa por ribbon.

“Além do nosso portfólio ter sinergia com o projeto, nós acreditamos na importância da conservação da Mata Atlântica, fatores que nos levaram a apoiar a iniciativa. Nossas etiquetas trazem alta resistência, economia de tempo na impressão e no processo de aplicação, além de alta qualidade no escaneamento de código de barras, e serão importantes para todo o processo”, comenta Milton Andrade, gerente nacional de vendas da Divisão de Fitas e Adesivos da 3M do Brasil.

Além da Votorantim e 3M, as empresas Zebra Technologies, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil e a Paripassu também são parceiras no projeto.

A etiqueta de BOPP com liner Scotch

A etiqueta de BOPP com liner Scotch é composta de um filme de polipropileno branco brilhante, com tratamento especial em um dos lados e adesivo sensível à pressão especialmente formulado. A característica principal desta etiqueta é ser imprimível pelo processo de termo transferência (ribbon). Com ele, é possível obter a etiqueta de alta qualidade e definição, principalmente para leitura de código de barras (escaneabilidade), textos e imagens gráficas, entre outras. O filme de BOPP branco tem excelente resistência à umidade, abrasão e alguns solventes, garantindo um melhor desempenho ao envelhecimento.

O Ribbon de Cera Scotch

O Ribbon de Cera Scotch é designado para impressão por termo transferência. Combinado com a etiqueta de BOPP Scotch permite obter a melhor performance em qualidade de etiqueta impressa por ribbon para uso geral. O ribbon de cera proporciona boa durabilidade para aplicações gerais.

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local, com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.

Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.