O Instituto de Embalagens está trabalhando na produção do décimo oitavo livro, o oitavo bilíngue da coleção Better Packaging Better World, cujo tema será sobre Embalagens Plásticas – Plastics Packaging. A obra, com 464 páginas, será dividida em seis unidades, e o índice preliminar vai tratar dos seguintes temas: Mercado, Tendências, Inovações, Design, Materiais Plásticos e suas Embalagens, Embalagens e Acessórios, Processos, Máquinas e Embalagem e Sustentabilidade.
O lançamento do livro Embalagens Plásticas – Plastics Packaging será feito durante a feira K, maior feira de plásticos do mundo, em outubro de 2019, em Düsseldorf, na Alemanha. Em seguida, a obra será lançada no Brasil.
De acordo com o Instituto, produção do oitavo livro bilíngue Embalagens Plásticas – Plastics Packaging demonstra o compromisso do Instituto de Embalagens e da Abiplast com o desenvolvimento dos profissionais do setor que atuam no Brasil e com o crescimento da indústria brasileira de embalagens plásticas. O projeto também visa à valorização e o incentivo ao conhecimento sobre embalagem plástica no país.
“Todos têm acompanhado as discussões na mídia contra as embalagens plásticas. Isto afeta o setor na medida em que leva o consumidor a questionar o uso delas. Consequentemente, empresas usuárias de embalagens estão preocupadas com eventuais retaliações e questionamentos, por isso começam a buscar alternativas. Muitas vezes, por falta de conhecimento e base científica, a indústria de produtos de consumo faz escolhas de soluções ruins e controversas”, explica Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.
“Sentimos a necessidade de conscientizar a população e os desenvolvedores de embalagens (profissionais que estão dentro das empresas e que as definem) que atuam nas empresas donas de marcas, fornecendo informações que possam balizar suas tomadas de decisão”, ressalta.
O novo livro Embalagens Plásticas – Plastics Packaging tem o patrocínio da Braskem, Exxon, Krones, Multivac, Toyobo, Igaratiba, Moltec e o apoio da Abiplast.