A cidade de Varginha (MG) recebeu no último dia seis de abril uma edição do Flexo Talk & Show, evento da ABFLEXO/FTA-Brasil que fala sobre as mais recentes tecnologias em flexografia. Esta é a primeira etapa deste ano da iniciativa lançada em 2016.

O Flexo Talk & Show contou com uma série de palestras dos Patrocinadores. O gerente de Desenvolvimento da Laserflex, Edmilson de Souza, falou sobre “Como porta-clichês e anilox interferem no desempenho da impressora”. Foram abordados aspectos como a importância da manutenção e conservação dos porta-clichês e o controle do ganho de ponto, assim como as variáveis que interferem no desgaste e limpeza do anilox e como configurar o desempenho do anilox.

Renan Machado da Silva, engenheiro de Aplicação, representou a 3M/Steel Knife, com o tema “Dupla-face, como extrair o máximo desempenho em todos processos da impressão flexográfica”. Renan tratou dos processos corretos do uso da dupla-face, da montagem à descolagem, passando pelos ganhos no processo de impressão.

Pela DuPont, o gerente de Vendas, Diego Genari, falou da “Importância da cor para a embalagem”. Genari frisou os aspectos da cor aos olhos do consumidor, a importância de uma embalagem bem impressa, as tecnologias mais recentes em flexografia que entregam mais destaque do produto na gôndola e o último lançamento da DuPont para Corrugado.

Luiz Zagonel, diretor de Vendas da Praxair, mostrou as “Novas tecnologias de gravações a laser”. Destacou as recentes tecnologias, as vantagens em relação à anterior, e o impacto causado na qualidade e produtividade dos convertedores.

Allan Santos, representante Técnico Comercial da MacDermid, explicou “Como as chapas de topo plano podem ajudar a padronizar o seu processo de impressão”. Santos mostra um estudo de caso da padronização na impressão, a importância das chapas de topo plano, tipos de texturas aplicadas, retículas, volume de anilox, densidades de dupla-face, entre outros pontos.

Finalizando o evento em Varginha, Júlio Cezário, gerente de Marketing da ABFLEXO/FTA-Brasil, falou de “Como transformar sua empresa em uma campeã do Prêmio Qualidade Flexo”. Cezário apresentou dicas práticas para o convertedor tirar o maior proveito possível do seu potencial atual, ampliando as chances de ser um dos finalistas no Prêmio Qualidade Flexo. O Flexo Talk & Show foi finalizado com sorteio de livros da ABFLEXO e de entradas para a Conferência Intercontinental de Flexografia 2019.