Até o dia 26 de abril, a FEIPLASTIC 2019 discutirá o futuro da cadeia do plástico com uma programação robusta que inclui lançamentos de tecnologias dos expositores, rodadas de negócios, palestras e apresentação de cases inéditos no “Inova Plastic” e ações socioeducativas voltadas à sustentabilidade como “Operação Reciclar” e “Movimento Plástico Transforma. O evento, sediado em São Paulo, no Expo Center Norte, é uma iniciativa da Abiplast, Associação Brasileira do Plástico, e organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.

“Todo o plano estratégico da FEIPLASTIC está pautado em três grandes pilares: inovação, uma agenda consistente de negócios e sustentabilidade. A Reed realiza investimentos constantes em ferramentas de negócios, todas orientadas e conectadas para a geração de leads”, explica Patrícia Oliveira, gerente de Produto da feira.

Reconhecida internacionalmente por promover o contato direto entre os representantes dos principais nomes da indústria que compõem a cadeia produtiva do plástico e um público qualificado formado por tomadores de decisão, a FEIPLASTIC tem mais 1.000 marcas expositoras de 17 países, como exemplo, Alemanha, China, Argentina, Estados Unidos, França, Itália, Portugal e Suíça.

Para essa edição, a FEIPLASTIC espera mais 56 mil visitantes de cerca de 30 países. Dos visitantes internacionais, cerca de 86% são da América do Sul, 6% Europa, 4% América do Norte e 2% África. Vale destacar o apoio de mais de 40 associações e entidades representativas nacionais e internacionais, que têm como missão potencializar as oportunidades de negócios e atrair visitantes para o evento.

Perspectivas para o mercado do plástico

As perspectivas para a indústria do plástico em 2019 são promissoras. Após um período de retração, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e o Sindicato da Indústria de Resinas Plásticas (SIRESP), apoiadoras da FEIPLASTIC 2019, a única feira que representa toda a cadeia do plástico, da resina à reciclagem, comentam o reaquecimento da indústria. O setor espera um crescimento de mais de 2,5% na produção de transformados plásticos.

De acordo com a ABIPLAST, a perspectiva é que as empresas busquem destinar seus recursos para otimizar as plantas já existentes, investindo em melhorias de processos e produtos ligados à implementação da indústria 4.0, além de esboçar certo otimismo para realização de novos investimentos e contratações.

Segundo o presidente da associação, José Ricardo Roriz Coelho, este ano o setor deve enfrentar os desafios de imagem e reputação do produto plástico. “Um evento como a FEIPLASTIC traz a possibilidade de divulgar ao grande público o que é a produção do plástico e a preocupação setorial em ter tecnologias que promovam a sustentabilidade. Várias ações estão sendo realizadas no nosso setor no sentido de promover as vantagens desse material e a economia circular”, afirma.

Na visão do SIRESP, o mercado de embalagens também tem forte contribuição para o bom desempenho da indústria plástica. Outros segmentos, como o de bens duráveis e o automotivo, também devem puxar o crescimento do setor. Além disso, em PVC, cerca de 70% das aplicações estão relacionadas à construção civil, setor com forte expectativa de aumento para 2019.

Para o diretor do Sindicato e da Braskem, Américo Bartilotti Neto, para enfrentar esses desafios, a indústria deve atuar de maneira conjunta. “É necessário encontrar alternativas para a gestão adequada de resíduos plásticos pós-consumo, atendendo aos anseios da sociedade como um todo e buscando cada vez mais aumentar a eficiência no consumo”, complementa Neto.

Segundo entidades do setor na América Latina, sustentabilidade será a grande bandeira da indústria do plástico em 2019 com fomento de novas tecnologias. A Acoplasticos, entidade da indústria do plástico na Colômbia, recentemente produziu um documento com 50 recomendações políticas para impulsionar a indústria de transformação no país. “As nossas preocupações vão desde a regulação do mercado às novas promoções da ciência, a inovação e a tecnologia, além da preocupação ambiental”, explica o presidente da entidade, Daniel Mitchell.

Para o presidente da ANIPAC – Associação Nacional das indústrias de plásticos (México), Aldimir Torres Arenas, é de extrema importância a união do setor para criar políticas para a solução dos resíduos. “Precisamos avançar para uma mesma rota, através de uma política abrangente em relação aos resíduos. Unir o governo, indústria e as organizações da Sociedade Civil, para procurar uma solução que seja benéfica para todos”, frisou.

A produtividade do setor é outro desafio para 2019. “Quando falamos em produtividade, estamos relacionando às novidades nas formas de organização, monitoramento e integração da produção trazidas pelas tecnologias que já estamos acostumados a chamar de ‘indústria 4.0’. Nosso setor e o Brasil precisam também se adequar para não ficarem defasados tecnologicamente”, ressalta Roriz

Projeto inédito, Inova Plastic foca em inovações e competitividade do plástico

Com um viés de inovação e tendo em vista esse cenário em 2019, a FEIPLASTIC contará com uma ação especialmente direcionada à discussão sobre o futuro e o uso do plástico em aplicações alinhadas às novas necessidades da sociedade, do mercado e sobre os seus impactos na natureza: o projeto Inova Plastic.

As inovações são responsáveis por orientar o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do plástico e têm o poder de torná-lo a principal matéria-prima para suprir o atual mercado de alta tecnologia, formado por consumidores mais exigentes e que buscam por modelos de negócios mais sustentáveis.

O plástico sempre esteve ligado a grandes avanços tecnológicos e industriais e, em uma sociedade cada vez mais preocupada com a sustentabilidade e em tornar a economia circular uma realidade, as indústrias de transformação e reciclagem do plástico se movem para seguir na vanguarda, apresentando soluções e ditando tendências.

O projeto Inova Plastic é uma iniciativa inédita que contempla 3 pilares (show case, experiência e conteúdo) e conta com a colaboração direta dos expositores da FEIPLASTIC 2019. Durante a programação serão apresentadas cases com ações inspiradoras adotadas e desenvolvidas pela indústria, com foco em sustentabilidade, novas tecnologias, aplicações/produtos, processos de inovação e novos modelos de negócios.

Oito cases terão destaque no Inova Plastic

Dentre os 30 projetos inscritos para exposição física no Inova Plastic, uma comissão avaliadora – que incluiu representantes da Rede de Cooperação para o Plástico, Inventta (consultoria especializada em inovação), Fraunhofer (centro de pesquisa especializado em inovações), UNICAMP, FAPESP, FIAP e CJE – Comitê de Jovens Empreendedores/FIESP – selecionou os oito cases que terão um momento individual para palestra e debate.

“Teremos vários projetos expostos no Inova Plastic, mas queríamos dar destaque a alguns dos projetos que trazem importantes inovações para os segmentos alimentício, automobilístico, hospitalar e agrícola, para citar alguns – o que demonstra como o plástico continua ligado ao progresso de diversos setores”, explica José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), entidade responsável pela iniciativa do novo espaço e da feira.

Novas tecnologias poderão ser observadas nos painéis da Deink Brasil, com uma inovação para a remoção de tinta dos resíduos plásticos, a qual transforma aparas plásticas impressas em um novo material com características semelhantes às do plástico virgem; e da Lubrizol, promovendo um material que elimina pequenos arranhões e cortes de molduras de óculos. Já a Amcor traz mudanças em modelos de negócios por meio do redesign de embalagens. Na feira, apresentarão uma nova garrafa PET, transparente e com características diferenciadas, para a indústria láctea.

Os bons exemplos voltados para a sustentabilidade incluem a experiência da JBS Ambiental na gestão dos resíduos sólidos gerados pelas unidades de negócio do grupo, garantindo a isenção de passivos ambientais e fortalecendo o conceito de economia circular; o desenvolvimento de embalagens com a inclusão de PCR (plástico reciclado pós-consumo) em larga escala pela Unilever; e a solução da ExxonMobil para reciclar cordas e transformá-las em compostos para produção de caixas agrícolas.

Ainda terão visibilidade os novos produtos desenvolvidos pela Sabic, para aplicações do reforço estrutural da tampa traseira dos automóveis; e pela Solvay – um grampo invisível que não apresenta radiopacidade.

GRADE DE CASES

SEGUNDA-FEIRA (22)

17h – Case 1: “Economia circular do plástico”, da JBS Ambiental.

17h30 – Case 2: “PCR Journey”, da Unilever.

TERÇA-FEIRA (23)

17h – Case 3: “Garrafa Letti”, da Amcor.

17h30 – Case 4: “Tampas traseiras carro”, da Sabic.

QUARTA-FEIRA (24)

17h – Case 5: “Remoção de tinta”, da Deink Brasil.

17h30 – Case 6: “Repense, recicle”, da ExxonMobil.

QUINTA-FEIRA (25)

17h – Case 7: “Tecnologia óculos”, da Lubrizol.

17h30 – Case 8: “Grampo radiografia”, da Solvay.

SEXTA-FEIRA (26)

15h30 – Reconhecimento dos cases apresentados.

Inova Plastic oferecerá mais de 20 horas de conteúdo aos profissionais do setor

O Inova Plastic traz, ainda, mais de 20 horas de conteúdo, com uma programação robusta de palestras, com temas ligados diretamente as várias frentes da inovação para fomentar a competitividade da indústria do plástico. As palestras são direcionadas aos profissionais da indústria brasileira e global, representantes da academia e estudantes.

“É uma oportunidade de reunir os profissionais da indústria, meio acadêmico e experts que estão trazendo inovações tecnológicas ligadas à cadeia do plástico. É um momento especial porque todos os elos da cadeia estão reunidos num só local, desde players da matéria-prima e máquinas até reciclagem”, explica Patrícia Oliveira, gerente de Produto da feira.

Segundo ela, as palestras trazem um recorte de questões ligadas à inovação para alavancar a competitividade e fortalecimento do setor. “Também estamos trazendo conteúdos especiais focados em mercados importantes para nossa indústria como o setor automotivo, construção civil e calçados”, afirma.

O Inova Plastic conta com o apoio da Renault, New Mobility, Salão Internacional do Automóvel de São Paulo e Fiesp. Já a curadoria de conteúdo é compartilhada entre Inventta, SAE Brasil e ArtSim.

GRADE DE PALESTRAS

Dia 22 de Abril – Segunda-Feira

14h00 Abertura

14h40 O Mundo da Inovação e a Inovação do Mundo – Palestrante: Leonardo Dornelas

16h00 O Papel das Pequenas e Médias Indústrias no Cenário de Inovação – Palestrante: BOSCH, Naldo Dantas – LAMIECCO, Alexandre Figueiró – NANOX, Gustavo Simões – BRASKEM, Luiz Gustavo Ortega – MODERADOR: ACCENTURE, Paulo Costa

Dia 23 de Abril – Terça-Feira

(SAE BRASIL)

14h00 Inovação de Plásticos na Mobilidade – Palestrante: João Fernando Pinheiro (RTP Company Mercosul)

14h30 A Nova Rota do Mercado Automotivo e como os Materiais Compósitos podem te ajudar a

recalculá-la – Palestrante: Rodrigo Berardine (Owenscorning)

15h00 Desafios de Aplicações de Matérias Poliméricos Sustentáveis no Exterior dos Veículos Emergentes e Mercados Avançados – Palestrante: Engo. André Inácio (GM)

15h30 Moderador Palestrante: Jose Aníbal – Ger. Engenharia de Desenvolvimento e Processos da Bosch

16h00 A Inovação Centrada No Consumidor

Dia 24 de Abril – Quarta-Feira

(ARTSIM)

11h00 Recepção

11h30 Características dos Compósitos e Aplicações da Estrutura Sanduíche (Abcol) – Palestrante: Gilmar Auter – Diretor – Abcol

12h00 Processos de Moldagem (Ashland) – Palestrante: Marcia Cardoso, Engenheira Química – Ashlan

12h30 Manufatura do Futuro (Owens Corning) – Palestrante:Rodrigo Berardine (Owens Corning)

13h00 Prepregs Termoplásticos: Uma Soluções para redução de peso das estruturas e alta Cadência Produtiva. (Texglass) – Palestrante: Luis Fernando Barbi, Coordenador de Vendas – Texiglass

13h30 Poliuretano Aplicado Em Compósitos Honeycomb (Huntsman) – Palestrante: Janaina Pierozzi Correa, Engenheira Química – Huntsman Brasil

14h00 Soluções em Poliuretano para Aplicações Automotivas (Covestro) – Palestrante: Fernanda Porto, Engenheira de Materiais – Covestro

14h30 Soluções em Poliuterano para o Mercado de Calçados (Basf) – Palestrante: Paulo Horie, Engenheiro Químico – BASF

15h00 Nova Geração de Sistemas de PUR E PIR para Construção Civil com Ciclo Fechado (Purcom) Palestrante: Giuseppe Santanchè, Diretor Comercial – Purcom

15h30 Encerramento

16h00 Sustentabilidade – Palestrante: POLEN, Renato Paquet

Dia 25 de Abril – Quinta-Feira

(SAE BRASIL)

14h00 Estudo e caracterização de Compósito de Polipropileno e pó de Pneu para utilização na Indústria Automotiva – Palestrante: Dra. Kelly Lira (UFABC)

14h30 Futuro dos Materiais Poliméricos Aplicados a Cadeia Automotiva e sua Reciclabilidade – Palestrante: Prof. Gustavo Spina de Almeida (SENAI Mario Amato)

15h00 Tecnologia de Dutos de Ar em Polímeros De Alto Desempenho Para Motores Turbo – Palestrante: Danilo Hideo Sato (Dupont)

15h30 Moderador

16h00 A Inovação na Era Digital – Palestrante: ITA, Jefferson Gomes

MODERADOR: FIAP, Guilherme Pereira

Palestrante: Mauro Paraiso – Gerente de Engenharia de Materiais e Medições da Mercedes Benz

Dia 26 de Abril – Sexta-Feira

14h00 Desafios e Oportunidades de Inovação para o setor – Moderador: Inventta, Bruno Moreira

16h00 Encerramento

Rodadas de Negócios promovem mercado global

Além do pilar de inovação, a FEIPLASTIC traz uma programação consistente com o Super Agenda de Negócios e três perfis de rodadas: a rodada nacional (expositor x comprador nacional), rodada internacional (expositor x comprador internacional) e a rodada para o Transformador.

A Rodada Internacional terá ainda mais abrangência mundial com a parceria com o Think Plastic Brazil, realizado pelo INP (Instituto Nacional do Plástico) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Os parceiros realizarão em conjunto a Rodada de Negócios Internacional, uma das ações do programa que reunirá compradores internacionais, provindos dos EUA, Canadá, México e países da América do Sul, com foco nos produtos/soluções apresentados pelos expositores da feira e participantes do Think Plastic Brazil, no dia 23 de abril, de 11h às 20h. Os compradores convidados foram selecionados pelo Think Plastic Brazil e pela equipe da FEIPLASTIC.

Com a participação de mais de 20 empresas internacionais, a Bunge Argentina, um dos maiores players globais de no setor de Agro, virá ao país pela primeira vez e é um dos compradores confirmados na FEIPLASTIC 2019.

O Transformador terá a oportunidade, pela primeira vez em um evento, em concluir o ciclo de negociação em 360º. A FEIPLASTIC está organizando uma rodada com foco no visitante (transformador), levando o comprador desse público até o evento e organizando uma rodada de negócios entre transformador e indústria final. A JBS, AMBEV e Colgate já estão confirmadas para essa rodada.

Conta ainda com as rodadas com compradores nacionais para fomentar negócios com os expositores FEIPLASTIC e o Clube de Compradores, um grupo qualificado, com reuniões focadas em negócios de grande escala. O Clube de Compradores também oferece benefícios exclusivos para seus membros, como oportunidade de geração de novos negócios.

Operação Reciclar inova em 3ª edição

Em parceria com a ABIPLAST e com apoio da Braskem, a Operação Reciclar acontece tradicionalmente durante a FEIPLASTIC. Para essa edição são duas ações distintas que fortalecem o compromisso e comprometimento com a sustentabilidade, fomentando a correta destinação dos resíduos.

A primeira ação transcendeu o pavilhão de exposições e aconteceu no dia 16 abril, com 9 horas de coleta de resíduos nas margens do córrego Carandiru, próximo ao conjunto habitacional Cingapura.

“Os desafios na reciclagem de resíduos em um país com dimensões continentais e com tantas diferenças socioeconômicas são grandes. O principal deles talvez seja estimular a compreensão de que é responsabilidade de todos o descarte correto. É o que propomos com a Operação Reciclar”, explica Patrícia Oliveira, gerente de produto da Feiplastic.

A segunda atividade da Operação Reciclar acontece durante os cinco dias de evento, com o apoio de agentes coletores no pavilhão de exposições. A coleta será periódica em todos os expositores da FEIPLASTIC que fabricarão produtos plásticos para demonstração. Na última edição da Feiplastic, em 2017, foram 16 mil toneladas de resíduos coletados e no ano de 2015, cerca de 10 mil toneladas.

José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), reforça a importância da iniciativa. “A Operação Reciclar é uma ação de conscientização do consumidor sobre a necessidade do correto descarte de resíduos sólidos. Como indústria, aperfeiçoamos nossos processos e produtos para melhorar o índice de reciclagem no Brasil, mas contamos também com o apoio da população no que tange ao descarte consciente para atingir os ideais de sustentabilidade”, esclarece.

Espaço interativo do Movimento Plástico Transforma apresenta ações para sensibilizar a sociedade sobre os benefícios do plástico

O Movimento Plástico Transforma, uma iniciativa pioneira do PICPlast, e estará presente em um espaço interativo que mostrará como o plástico aliado à tecnologia, à inovação e à responsabilidade podem mudar o nosso futuro.

Desde sua criação, em 2016, o Movimento Plástico Transforma realizou diversas ações endereçadas à imagem positiva do plástico, que impactaram milhares de pessoas em todo o país. Todas as propostas foram cuidadosamente pensadas para que a mensagem principal chegasse aos diferentes públicos de forma lúdica e, ao mesmo tempo, relevante. No espaço durante a FEIPLASTIC será possível interagir com alguns dos projetos que fizeram parte do PlastCoLab como, por exemplo, o robô resolvedor de cubo mágico, a mesa interativa com as canetas 3D e o sistema de auto irrigação em hortas automatizadas.

José Ricardo Roriz Coelho, presidente da ABIPLAST, ressalta a experiência que será oferecida aos visitantes. “Quem passar pelo nosso espaço poderá conhecer de perto algumas das nossas principais realizações e ter a percepção do poder de impacto de cada uma delas”.

“Multiplicar os conceitos da economia circular e discutir sobre o papel de cada um de nós na destinação correta do resíduo plástico é importante para a construção de uma sociedade consciente. Acreditamos na importância de trazer para a feira experiências educativas, para que todos possam multiplicar o conhecimento e atuar para minimizar os impactos”, explica Patrícia Oliveira, gerente de produto da Feiplastic.