Especializada no segmento de Flexografia desde 1947, a Cromograf foi pioneira no mercado uruguaio. Várias décadas depois, em 1999, iniciou uma trajetória no mercado de fotopolímeros por meio da chegada de Miguel Angel Acosta, que, com sua visão, mudou o conceito tradicional de gestão das fotomecânicas no Uruguai e na América Latina. Sob sua liderança, a Cromograf adquiriu o primeiro sistema Kodak Flexcel NX Mid, da Miraclon, no continente latino-americano e, hoje, seu legado se mantém através de sua filha, Alejandra Acosta Salati, diretora da empresa.
Alejandra segue confiando na Miraclon porque considera que a empresa “conta com a melhor chapa do mercado e uma equipe de pessoas que constitui sua maior fortaleza”. Ela continua explicando: “Desde que instalamos o sistema Flexcel NX Mid, todos os nossos projetos obtêm satisfação total de nossos clientes, já que nos permite chegar a resoluções e densidades muito elevadas.”
Estabilidade, consistência e vida útil maiores da chapa
As chapas Flexcel NX usadas pela Cromograf permitem realizar a gravação de imagem sobre qualquer material, como filme, papel adesivo e cartonado. Alejandra se mostra muito satisfeita com o rendimento dessas chapas. “As chapas Flexcel NX são estáveis na produção, e, em comparação com outras tecnologias, sabemos que resistem a tiragens maiores, de modo que a vida útil da chapa é maior. Além disso, um benefício que nos tem trazido diz respeito ao tempo de processamento da chapa, que torna mais rápido nosso processo de produção.”
Ela continua: “Com as chapas Flexcel NX, obtemos mais qualidade, já que a reprodução do ponto não se deforma nas reimpressões, e se mantém estável impressão após impressão, permitindo alcançar velocidade superior a 300 metros/minuto. Não há dúvida de que essas chapas oferecer consistência superior e uma vida útil maior, bem como excelente controle do processo para produzir um ponto de imagem de tamanho tão pequeno como 10 microns; isso, graças à tecnologia de gravação térmica SQUARESPOT”, explica.
Digicap NX: padrões para uniformidade de tinta e economia
A Cromograf também comenta as vantagens da superfície texturizada da chapa graças ao Digicap NX Patterning. “Os padrões avançados do Digicap nos oferecem uniformidade na tinta e as diferentes retículas nos ajudam a evitar os clássicos problemas durante a impressão dando, como resultado, maior economia de tinta. Contamos com outras retículas que nos permitem obter diferentes efeitos, com degradês mais suaves e percepção dos brancos mais brancos”, destaca Alejandra.
Ela continua, apontando os diferenciais: “Estamos motivados para desenvolver embalagens que sejam feitas sob medida e não em uma linha de produção. Os recursos aprimorados de reprodução 1:1 viabilizados pela tecnologia Flexcel NX nos permitem imprimir embalagens de qualidade em que os pontos comumente chamados de rosetas não são percebidos. Sempre procuramos o diferencial, o que é inovador, e sabemos que estamos no rumo certo quando muitos nos consideram um exemplo a seguir.”
A direção da Cromograf considera que, com o sistema Flexcel NX, tem atendido às demandas de seus clientes, oferecendo melhorias em termos de eficiência de impressão. “Em particular, optamos pelo desenvolvimento de muitos trabalhos usando apenas CMYK, permitindo que a impressora economize em configurações e substituição de trabalhos, bem como economia em investimentos. Também convertemos muitos produtos de outros sistemas de impressão flexográfica.”
Qualidade
Precisamente, esse foco no cliente é o principal diferencial da Cromograf. “Desde sempre nos diferenciamos pela qualidade em nossos impressos. Os benefícios trazidos pelas chapas Flexcel vêm sendo reconhecidos por técnicos renomados que nos auditaram e, isso, porque para nós a flexografia é uma arte. Cada trabalho é único como uma obra de arte, que leva um pedacinho de nosso coração em seu desenvolvimento. Hoje, muitas vezes, se confunde serviço com velocidade, em que se envia primeiro um PDF para validar, quando, para nós, é claro que se trata de uma arte. Os avanços tecnológicos nos facilitaram as tarefas, mas a essência está no profissional de pré-impressão, e isso vemos refletido na impressão. Tudo demanda uma análise, não fazer as coisas a todo vapor.”
Esse bom trabalho fez com que a Cromograf obtivesse diversos Certificados de Qualidade concedidos pela Miraclon – o último obtido no ano passado em meio à pandemia.
“Cada certificação é muito importante para nós porque é uma afirmação de que nosso processo é regido pelas condições de fabricação técnicas da Flexcel NX, e que, graças a isso, podemos contar com uma tecnologia de chapa excepcional, que nos oferece grande produtividade e estabilidade, com uma manutenção simples. Você não pode pedir mais.”