Para uma empresa crescer, planejar seus passos no presente e no futuro é essencial. Nesta evolução, investimentos são relevantes e necessários, e as opções de financiamento ajudam a atingir estes objetivos.

Em um conteúdo especial para o Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica, Miguel Troccoli, presidente da ABFLEXO, e Gabriel Aidar, gerente de relacionamento do BNDES, mostrarão as possibilidades de financiamento existentes no mercado. Aidar aborda os produtos financeiros nacionais do BNDES e Troccoli destaca os produtos estrangeiros, mais detalhadamente das agências de fomentos internacionais.

Miguel Troccoli destacou que todo país tem suas agências de fomento para auxiliar nas exportações. Este financiamento pode ser usado tanto para projetos para uma estrutura da fábrica como para equipamentos, que é a grande maioria dos pedidos. Normalmente há um financiamento de média de 30% do valor do equipamento com instalação, treinamento e infraestrutura. O que não entra nas contas em quase todos os casos é a parte dos impostos – que pode entrar em uma outra modalidade de importação.

Cada agência também tem suas regras de valor mínimo de financiamento. E não há barreiras por porte de empresa: ela estando bem organizada e suprindo as regras, pode seguir com o financiamento. Isso vai especialmente por conta dos números financeiros da empresa, analisando o quanto ela pode dar entrada e também o nível de endividamento, ou seja, números confiáveis para assumir o crédito.

Miguel relata que nenhuma dessas agências internacionais de fomento pedem itens impossíveis. São os três últimos balanços, contratos sociais e contratos do banco que o cliente trabalha. O problema, no Brasil, é que existe uma certa desorganização em relação à papelada, o que pode atrasar o processo. Dependendo do caso, talvez precise apresentar um balanço auditado.

O Congresso acontece em 23, 24 e 25 de novembro. Faça agora sua inscrição para três dias de muito conteúdo sobre o mercado clicando no botão abaixo: https://congressotecnologiagrafica.com.br/