Os convertedores de embalagens já podem aproveitar os benefícios de uma inspeção de cores integrada mais rápida e precisa com o lançamento da mais recente inovação da Esko, o AVT SpectraLab XF.
Anunciado no recente Esko Innovation Summit, o AVT SpectraLab XF é uma solução de medição de cores integrada, baseada no sensor X-Rite. Compatível com XRGA, o AVT SpectraLab XF permite fazer medições durante a preparação e a produção, garantindo consistência de cor e qualidade em todo o ciclo de impressão.
“Quando se trata de reconhecimento e valor de marcas, a consistência e a qualidade das cores são absolutamente cruciais”, diz Guy Yogev, Senior Director of Product Marketing da Esko AVT. “A uniformidade da cor da embalagem de uma marca inspira confiança e fidelidade entre os consumidores. Entretanto, para obter a reprodução perfeita das cores da marca em embalagens e etiquetas, os convertedores precisam imprimir as quantidades solicitadas e monitorar a precisão – tudo isso durante a produção de grandes volumes em altas velocidades.
“Seguir esse padrão pode ser um desafio, especialmente com o aumento da demanda por pequenas tiragens, já que as marcas buscam aumentar a participação no mercado com campanhas direcionadas, ampliações e edições limitadas”, explica ele. “A medição manual portátil não está à altura desse desafio – medir apenas alguns pontos por rolo é uma abordagem ineficaz, demorada e que requer intervenção frequente do operador. O AVT SpectraLab XF foi desenvolvido para ajudar os convertedores a atender às expectativas das marcas por meio de medição e monitoramento eficazes durante a preparação e a execução, garantindo que os convertedores tenham precisão de cor em suas impressões.”
Oferecendo medição de cores precisa e automatizada para toda a variedade de aplicações de embalagens, o AVT SpectraLab XF incorpora o novo sensor espectral X-Rite e pode medir uma barra de cores vertical completa em uma única repetição. Patches menores, de 4 a 5 mm, podem ser suportados dependendo da velocidade da impressora e uma nova lâmpada LED com M0, M1 e M2 correlaciona-se aos padrões de inspeção offline.
“O AVT SpectraLab XF é rápido, preciso e economiza o tempo precioso dos convertedores”, diz Guy. “Esta nova solução é capaz de medir as cores desejadas e as inseridas na imagem com velocidade muito maior, fornecendo medições cem vezes mais rápido do que antes, com maior frequência e muito mais execuções por rolo”, acrescentou. “A tecnologia permite chegar às cores desejadas com maior eficácia e precisão e, o mais importante, pode funcionar com materiais muito flexíveis.”
Guy explica que, como o AVT SpectraLab XF também permite fazer medições durante a preparação, os convertedores podem economizar um tempo valioso e significativo para garantir a precisão das cores, bem como reduzir o tempo dedicado a alterações nos trabalhos. “Com o suporte para destinos ou patches pequenos, de até 4 mm, os usuários também podem economizar na área de corte de material, enquanto a opção de importação/exportação permite enviar dados para vários sistemas de relatórios de cores e para interfaces de tinta, como o X-Rite IFS”.
Incorporar o AVT SpectraLab XF ao sistema de inspeção integrada não só economiza tempo de setup, como também maximiza a eficiência do operador. “O sistema fornece inspeção visual e medição de cores, e permite monitorar todos os aspectos do processo e de qualidade. Com o módulo opcional BestMatch, o AVT SpectraLab XF sugere possíveis ações na impressora e economiza tempo, além de reduzir ainda mais a carga de trabalho”, explica Guy. “Ele faz medições L*a*b*, Delta E, densidade e ganho de ponto em aplicações de embalagens flexíveis e papel cartão, comparáveis às de dispositivos offline – tudo no ponto de impressão, sem interrupções, proporcionando máxima eficiência.”