Muito se falou sobre as mudanças sem precedentes no mercado que experimentamos em 2021. As cadeias de abastecimento têm lutado para lidar com os desafios e pressões apresentadas pela pandemia, enquanto os fabricantes em todos os níveis tiveram que trabalhar mais para garantir que os clientes pudessem entregar em um clima de negócios nunca antes visto. Olhando para 2022, não há dúvida de que as condições continuarão difíceis com o custo das matérias-primas, energia e transporte subindo ainda mais.

A XSYS continua a se concentrar em manter um nível consistentemente de qualidade de produto e serviço aos clientes durante esses tempos desafiadores. Sob o slogan “Be Brilliant”, a empresa apoia os convertedores para alcançar o melhor resultado possível como um parceiro em toda a cadeia de valor, com soluções em tecnologia de chapas e produção de chapas, complementadas por uma linha completa de sleeves e adaptadores.

Refletindo sobre o ano passado e olhando ao atual, o vice-presidente comercial da XSYS, Friedrich von Rechteren, comentou: “Ao sairmos de mais um ano desafiador, entramos em 2022 com alguma apreensão, mas também com esperança no horizonte. No curto prazo, todos nós precisaremos gerenciar a escassez de matéria-prima, o aumento dos custos de energia e os problemas da cadeia de abastecimento que invariavelmente causarão mais aumentos de preços em toda a linha, afetando toda a cadeia de valor e os consumidores finais”.

Ele acrescentou: “O médio a longo prazo sempre traz alguma incerteza, mas sabemos que a indústria de embalagens irá durar e crescer ainda mais. Para a XSYS, a missão é, como sempre, permitir que os convertedores tenham sucesso em um mercado altamente competitivo, mesmo em um futuro muito imprevisível. Eles podem confiar em nossa dedicação para trazer brilho aos nossos clientes e ao nosso setor”.

Condições de mercado

Os clientes são desafiados quanto às margens, fabricação eficiente e entrega de melhorias de sustentabilidade, pois tiragens mais curtas e demandas por respostas mais rápidas exigem aumento de OEE e ROI mais rápido do que nunca. Eles precisam gerenciar complexidades crescentes no processo, incluindo vários SKUs, consistência de cores da marca em muitos tipos de embalagens diferentes e impressão em uma vasta gama de substratos, enquanto permanecem competitivos com a tecnologia de impressão digital e reduzem o impacto no meio ambiente.

O mercado de papelão ondulado teve um crescimento significativo – uma tendência que deve continuar em 2022, à medida que as marcas buscam melhorar ainda mais a experiência do consumidor nas prateleiras e em casa.

Os clientes estão utilizando os pontos das chapas nyloflex® desenvolvidas especificamente para esse mercado, como FTC, FTL, FAC e FSC, que permitem reduzir custos e melhorar a sustentabilidade imprimindo em liners com maior teor de fibras recicladas, otimizando qualidade de impressão para produzir cores brilhantes, linhas mais retas e melhores reversos, proporcionando uma redução de estrias superior.

O segmento de embalagens flexíveis também está prosperando, devido à necessidade crescente de conveniência para o consumidor. Ao mesmo tempo, é extremamente desafiador aos convertedores atenderem aos requisitos dos donos das marcas de alta qualidade, custos mais baixos e melhor sustentabilidade, e também atender à legislação cada vez mais rigorosa que visa reduzir o uso de plástico. O XSYS está definido para apresentar uma adição importante ao portfólio já amplo; outra chapa que foi totalmente otimizada para exposição a LED.

Construindo um futuro

Em 2022 e além, níveis mais altos de automação, otimização total de todos os processos e sustentabilidade serão a chave para o crescimento dos convertedores, que precisam eliminar erros humanos, produzir rótulos e embalagens certos na primeira vez e reduzir o desperdício para satisfazer as demandas de donos de marcas.

Após o lançamento em 2020 do equipamento de produção de chapas ThermoFlexX Catena, o mercado viu uma aceleração de instalações em 2021, à medida que mais e mais clientes optavam por implementar as soluções Catena automatizadas para entregar chapas de impressão a custos competitivos e com baixo desperdício.

Combinado com um gerador de imagens da linha ThermoFlexX, os módulos Catena podem ser conectados para formar uma linha de processamento de chapas totalmente automatizada, a Catena+, que abre as portas para o futuro da produção de chapas flexográficas. Além disso, a tecnologia de superfície do Woodpecker também está ajudando os impressores a imprimir mais rapidamente e a reduzir custos de forma mais sustentável.

“A combinação das tecnologias ThermoFlexX e Woodpecker teve um grande impacto em nossa produção de chapa flexográfica e a qualidade é incomparável”, disse Ezequiel Fernandez, fundador e proprietário da Cliart, com sede em São Paulo. Ele acrescentou: “Levamos nossa responsabilidade ambiental muito a sério e é importante que possamos demonstrar aos nossos clientes que a tecnologia em que investimos é a melhor da categoria, não apenas em qualidade e custos, mas também menos desperdício na produção”.

Flint Group: www.flintgrp.com