Uma das principais empresas no fornecimento de soluções de processamento e envase de alimentos e bebidas, a Tetra Pak lança em março a segunda temporada do podcast Caixas de Ideias. Extensão do blog homônimo mantido pela companhia, o programa foi lançado em janeiro de 2021 com o objetivo de discutir tendências e transformações que têm ocorrido na sociedade e os seus impactos para a produção e consumo de alimentos e bebidas.

A primeira temporada do projeto contemplou quatro episódios focados em tendências gerais da indústria, como novas tecnologias, embalagens conectadas, mudanças de hábitos dos consumidores e demanda por soluções sustentáveis. A segunda temporada, que também conta com quatro episódios, traz cases de parcerias inovadoras entre a Tetra Pak e diferentes clientes que têm ditado o futuro da indústria de alimentos e bebidas e conta com a participação de executivos da companhia e de líderes do setor de embalagens, alimentos e bebidas e tecnologia.

Para a diretora de comunicação corporativa da Tetra Pak, Patricia Bastos, a iniciativa possibilita levar informações relevantes para o mercado em um formato cada vez mais popular. “Como parceiros estratégicos da indústria de alimentos e bebidas, fornecendo soluções integradas que envolvem desde envase, processamento e serviços técnicos, temos a oportunidade de apresentar cases e tendências, reflexões de líderes de grandes marcas, assim como empreendedores, para cada vez mais encorajar a inovação nesse setor”, afirmou.

Confira os episódios da nova temporada:

1: O boom das foodtechs

Em 2020, as foodtechs arrecadaram US$ 26 bilhões em todo o mundo, valor 15% maior do que no ano anterior. Por que elas crescem tão rápido? Quais são as tendências que os empreendedores estão captando dos consumidores e como as grandes empresas podem se conectar às startups de alimentos e bebidas para acelerar o desenvolvimento de novos produtos?

Este episódio aborda a parceria entre Tetra Pak e Babuxca, fabricante de drinks prontos para beber, apoiada pelo projeto Startup Tetra Pak, e os benefícios da atuação conjunta para ambas as empresas.

Participantes:
Luis Antonio Kühl, diretor de Vendas e Novos Negócios da Tetra Pak Brasil
Daniel Chinzon, sócio-fundador da Babuxca
Paulo Stefanini, sócio na Imagina Juntos, distribuidora da Babuxca

2: A embalagem do futuro

A sustentabilidade se tornou um tema central para os consumidores. Para a indústria de embalagens, isso significa que trabalhar com material reciclável não basta, embora ainda seja essencial. A partir de agora, as empresas terão que encontrar formas de incorporar materiais renováveis e reciclados às novas embalagens. Mas como isso será possível e a que distância estamos da embalagem mais sustentável do mundo?

Tetra Pak, Klabin e Ital vão responder a essa pergunta e também abordarão planos e metas que estabeleceram para continuar contribuindo para um mundo mais sustentável.

Participantes:
Valéria Michel, diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Cone Sul
Ionara dos Santos, diretora da Avemare, cooperativa de coleta e reciclagem
Eloisa Garcia, diretora geral no Instituto de Tecnologia dos Alimentos (Ital)
Flávio Deganutti, diretor de negócio papéis na Klabin

3: Novas categorias migram para as embalagens cartonadas

Engana-se quem acha que só leite e suco podem ser oferecidos em embalagens cartonadas. Nos últimos anos, uma ampla gama de novas categorias passou a se destacar nas prateleiras, desde alimentos sólidos (milho e feijão, por exemplo) até novos produtos lácteos. O caso mais recente é a água em caixinha.

A A9, marca da Poty, se tornou a primeira empresa a lançar água em embalagem cartonada no Brasil. Saiba por que a empresa escolheu a Tetra Pak e os motivos que fazem das embalagens à base de papel uma alternativa mais sustentável para consumidores conscientes.

Participantes:
Vivian Leite, diretora global de transformação de marketing da Tetra Pak
Julia Barbosa, arquiteta adepta do consumo consciente
José Luiz Franzotti, diretor-presidente da Bebidas Poty

4: O avanço dos serviços remotos

A era analógica ficou para trás. A pandemia acelerou um processo que já estava em andamento no setor de alimentos e bebidas: a digitalização e o surgimento das fábricas inteligentes. A AB Brasil é um dos players aproveitando as ferramentas digitais para melhorar suas operações.

A empresa utiliza o serviço de Suporte Remoto oferecido pela Tetra Pak para aumentar a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos instalados na fábrica de Pederneiras. Por causa da solução, ocorrências que poderiam levar dias para serem resolvidas agora são resolvidas em poucas horas.

Participantes:
Fernando Caprioli, diretor de Serviços da Tetra Pak Brasil
Jorge Galhardi, coordenador de produção da AB Brasil na unidade de Pederneiras

Todos os episódios estão disponíveis nas principais plataformas de streaming de áudio, como Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts.