Um novo white paper da Miraclon avalia de forma profunda como a Tecnologia de impressão PureFlexoTM da empresa supera a dispersão indesejada de tinta, um desafio fundamental para impressão em filme flexível e tinta à base de solvente que existe desde o surgimento da flexografia.
A dispersão indesejada de tinta acontece quando a mesma se espalha para fora das áreas da imagem (originalmente em relevo) da superfície de impressão da chapa flexográfica, formando sólidos, meios-tons, linhas e/ou texto (positivo ou negativo) com pior definição e outros defeitos comuns de gerenciamento de cores. Ironicamente, isso tem sido mais difundido à medida que as marcas adotam a flexografia como um processo de impressão de alta qualidade, capaz de realizar os trabalhos mais desafiadores, com designs de embalagens comumente produzidos com lineaturas de 120 a 150 linhas.
Até agora, as marcas, impressores e convertedores conviviam com essa característica persistente das tintas altamente fluidas, substratos não absorventes, forças de alta compressão e altas velocidades de impressão usadas no processo. Devido à chamada “impressão suja”, as impressoras precisam funcionar mais lentamente, as paradas não programadas para limpar as chapas são mais frequentes (uma média de seis por impressora, por dia, de acordo com a pesquisa da Miraclon) e a latitude de configuração da impressora é reduzida.
Impressão PureFlexo – Como os padrões multifuncionais avançados de superfície de chapa controlam a dispersão indesejada de tinta explica as causas da dispersão, ilustra os sintomas e como as alternativas corretivas geralmente adotadas pelos operadores, ajustando pressão de entintagem e/ou impressão, usando fitas mais duras e tintas de menor viscosidade, apenas troca o problema inicial por outros, tais como: como falta de tinta, mircro furos, espaços vazios e perda de densidade.
Em seguida, analisa em detalhes como a Impressão PureFlexo, a mais recente e avançada tecnologia inovadora de padronização de superfície de chapas da Miraclon, aproveita estruturas avançadas com apenas alguns mícrons de tamanho para distribuir a carga de impressão, reter a tinta e transferi-la com mais precisão à superfície do substrato.
“Anos de pesquisa e experiência na compreensão dos mecanismos de transferência de tinta foram necessários para o desenvolvimento da Impressão PureFlexo”, diz o autor do relatório, Dr. John Anderson, Diretor de Aplicações de Impressão Avançadas da Miraclon. “O resultado é uma latitude de impressão notavelmente melhorada para embalagens flexíveis e uma ferramenta crítica para quebrar o ciclo de ação corretiva. Essa inovação oferece economias substanciais de custos mantendo um maior tempo de atividade da impressora, o que reduz custos adicionais e oferece impacto ambiental positivo, já que há redução do desperdício de materiais e energia. Também permite o aumento da eficiência e produtividade na pós-impressão, nos processos de laminação e conversão.” Cópias do relatório estão disponíveis para download em https://www2.miraclon.com/unwanted-ink-spread.