Com grandes clientes dentro do setor cafeeiro, a Camargo Embalagens tem motivos de sobra para comemorar essa data tão especial, o Dia do Café, em 14 de abril.
Sua atuação no setor contempla desde produtores regionais até multinacionais, com a produção de embalagens personalizadas para cada ocasião: seja para lançamentos de produtos, redesign de linha, campanhas pontuais, sampling e projetos específicos.
São diversos cases de sucesso que mostram a versatilidade das embalagens flexíveis, atendendo a vários requisitos ao mesmo tempo, como inovação, segurança, versatilidade e beleza, tecnologia e aproximação com o cliente.
Por isso, nada melhor do que relembrar de algumas cases de sucesso da Camargo Embalagens.
Dengo
O protagonismo e a valorização dos produtores fizeram com que a marca os homenageasse contando suas histórias por meio das embalagens. Com impressão digital personalizada, as embalagens com belas imagens deram visibilidade a sete produtores de café, tornando a marca ainda mais próxima do público.
Para a edição especial, a Dengo selecionou sete fornecedores de café para homenageá-los contando suas histórias em embalagens personalizadas. “Enxergamos nossos produtores como protagonistas e acreditamos que podemos, por meio de nossas embalagens, dar visibilidade àqueles que contribuem conosco todos os dias, entregando produtos de qualidade aos nossos consumidores”, afirma Estevan Sartoneli, CEO da Dengo.
Infinito Café
A embalagem tinha que refletir o sabor diferenciado do café premium, assim como seu ritual de fabricação com muito menos resíduos e maior controle de contaminação, e que ainda destacasse o benefício à saúde que a bebida proporciona.
Essas questões fizeram com que a marca procurasse a Camargo para a produção que, em tempo recorde, atendeu a empresa a tempo de participarem da Semana Internacional do Café, em 2018, quando aconteceu o lançamento oficial da Infinito Café para o mercado. “Entre a definição de nossa participação e a realização do evento o tempo era curto, e precisávamos de um parceiro que entendesse nossa urgência com qualidade e compromisso, e aí chegamos à Camargo”, diz o sócio da Infinito Café Thiago Paes.
Baden Torrefação de Cafés
Com 6 tipos de embalagens cleans e ilustrações variadas produzidas pelo cartunista da região de Santiago, agradaram aos consumidores de cafés diferenciados. Em stand-up pouch com cantos arredondados, as novas embalagens além de esteticamente atraentes preservam as características originais dos grãos. Essa parceria com a Camargo Embalagens, fez com que a Baden recebesse o prêmio do concurso Espresso Design 2020, promovido pelo Revista Espresso Brasil, que ocorre durante a Semana Internacional do Café.
Coffe++
Para essa produção, a Camargo associou duas soluções: rotogravura para as embalagens sanfonadas que acondicionam o café moído, e impressão digital para as de “drip coffee”, que consiste em uma porção individual que permite ao consumidor levar a bebida para onde quiser e degustar a qualquer momento, necessitando apenas de água quente. Além dessas versões, a Coffee++ oferecerá o grão torrado e as cápsulas.
Para uma marca que iniciou como uma loja de café virtual em 6 de outubro de 2020, cada produto tinha uma necessidade diferenciada de volume e tempo de entrega, por isso as opções ofertadas também foram distintas.
Fika Café
A junção entre os fornecedores Wolff Café e Mundo café, fez com que a linha Fika Café fosse lançada, em embalagens do tipo stand-up pouch, em três versões: Catuaí, Catuaí vermelho e Icatu amarelo.
“A Fika Café investiu em embalagens inovadoras, coloridas e práticas de abrir, com uma identidade única, e para atendê-los utilizamos a impressora digital, que possibilita uma ampla variedade de soluções utilizando a impressão digital, sem lotes mínimos, com setups reduzidos e a produção de volumes estratégicos e em tempos e prazos menores”, explica o diretor da Camargo, Felipe Toledo.
“Não importa se serão feitas 10, 100, 1000 ou 100.000 embalagens, estamos aptos a atender soluções pontuais com a mesma rapidez e qualidade, com padrão de rotogravura, porém dispensando setups, clichês ou cilindros”, conclui o diretor.
Café Orfeu
As embalagens foram produzidas em quatro tipos de cafés (cápsulas compatíveis com Nespresso®, Torrado e Moído, Drip Coffee e Grãos), a parceria ocorreu em 2021, para homenagear o poeta Vinícius de Moraes.
A Camargo Embalagens foi a responsável pela produção das embalagens flexíveis do microlote em quatro formatos: sanfonado, flowpack e sachê, acondicionando as Cápsulas compatíveis com Nespresso®, Torrado e Moído, Drip Coffee e Grãos.
A produção encantou os consumidores da marca, com feedback de agradecimentos com a sensibilidade do projeto, onde muitos acabaram dando de presente para alguém especial ou colecionaram.
Café Pelé
Com o surgimento de questões como “o café do mercado não é tão fresco quanto o de uma cafeteria”. Surgiu a parceria entre o Café Pelé e o jornal O Estado de São Paulo, com a ideia de estampar as embalagens do Café Pelé com a capa do jornal O Estado de São Paulo do dia.
Coordenada pela agência Lew’LaraTBWA, a ação tinha como objetivo transmitir ao consumidor, de uma maneira criativa, a mensagem que o Café Pelé é um produto sempre fresco, embalado diariamente.
Ao todo, a Camargo Embalagens produziu 5 mil embalagens de café a vácuo, impressas digitalmente. Para que a ação fosse bem sucedida, era necessário que o produto estivesse disponível nas gôndolas do supermercado Mambo, local escolhido para a ação, no mesmo dia em que as embalagens foram impressas.
Nessa data, a Camargo Embalagens tem muitos motivos para comemorar, com tantos cases de sucesso, com os mais variados níveis de exigência. “O café faz parte da nossa história – e também do nosso presente pois ainda é um dos maiores segmentos que atuamos – e temos uma ligação emocional com este setor que vai além das relações comerciais”, finaliza Toledo.