Cada vez mais os alimentos e bebidas são embalados com materiais novos ou alternativos, resultando em maior crescimento para este mercado. Um grande catalisador nesse processo é o surgimento de materiais de embalagem que reduzem o impacto no meio ambiente.

O mercado global de embalagens “sustentáveis” (com redução de impacto ambiental) está projetado para crescer a um CAGR, (Compound Annual Growth Rate), de 5,03% para atingir US$ 348,919 bilhões até 2026, segundo dados da Research and Markets.

O Banco Mundial estima que a geração global de resíduos sólidos atinja 4,7 bilhões de toneladas até 2050. A geração desses resíduos, nos próximos anos, será tão volumosa que a capacidade de reciclagem não poderá acompanhar a produção. É necessária uma solução de embalagem mais “ecológica” ou responsável para reduzir a enorme quantidade de resíduos sólidos gerados a cada ano. A indústria de embalagem do futuro exigirá a adoção de um modelo de negócio que respeita o meio ambiente e proporciona o desenvolvimento de embalagens mais adequadas para um mundo melhor.

Para contribuir com mais informações sobre os últimos desenvolvimentos nesta área, o Instituto de Embalagens promove o “Workshop Embalagem & Sustentabilidade 2022”, pensado para capacitar profissionais das indústrias usuárias de embalagens (alimentos, bebidas etc.), assim como fabricantes de embalagens e equipamentos.

Serão dois dias no formato online e com transmissão ao vivo das palestras, que abordarão os seguintes temas: Embalagem e Sustentabilidade; Análise do Ciclo de Vida (ACV); Reciclagem; Simbologia e Rotulagem Ambiental; Embalagem Amiga do Meio Ambiente; Papelão Ondulado e suas Soluções Inovadoras e Circulares; Economia Circular; Soluções Inteligentes em Tubos Plásticos para Cosméticos; Otimização de Embalagem para o Mercado de Proteína Animal; Ecodesign: Inovações e Tendências em Prol da Sustentabilidade; e A Tecnologia e o Impacto Social da Reciclagem de Plásticos.

Palestrantes confirmados

André Michel Kehrwald – diretor de Inovação e Qualidade da C-Pack
Assunta Napolitano Camilo – diretora do Instituto de Embalagens
Caio Prado – líder da Área de Assuntos Regulatórios e Sustentabilidade para América Latina da Sealed Air
Cláudio Marcondes – consultor do Instituto de Embalagens
Cynthia Wolgien – diretora de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Westvaco
João Alves – gerente de Sustentabilidade da Valgroup
Keyse Ramalho – gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Avery Dennison