No dia 31 de agosto, aconteceu o encerramento do Curso de Embalagens de Transporte, o centésimo curso do Instituto de Embalagens, um marco na história da instituição de ensino. Desde o primeiro curso, em 2008, foi uma longa jornada de conhecimento, e mais de 15 mil profissionais de embalagens capacitados.
Para celebrar a data, o Instituto de Embalagens ofereceu um coquetel que reuniu profissionais do setor de embalagens e os patrocinadores que fazem parte da história da instituição. “Quero agradecer os patrocinadores FuturePack, Klabin, Mazurky, Paraibuna Embalagens e Valgroup – por investir em conhecimento e contribuir com a realização do centésimo curso”, ressalta Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.
“As histórias de cada um de nossos pares se misturam com as histórias do Instituto de Embalagens porque cada um trouxe a sua contribuição para conquistar o nosso marco, o centésimo curso. Nós seguimos trabalhando com foco no próximo marco, o ducentésimo curso. Queremos compartilhar para mais profissionais a nossa crença de que embalagens melhores promovem um mundo melhor”, destaca Assunta.
Aulas de encerramento e projetos
A conclusão do Curso de Embalagens de Transporte contou com masterclasses sobre Conceitos de Inovação e Novidades do Ponto de Venda; e Economia Circular e Sustentabilidade, com Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens. “A inovação em embalagem comunica diretamente para o consumidor que o produto é novo. Inovação é o motor da competitividade e a chave para um futuro melhor”, explica Assunta. Ela lembra que é preciso deixar de lado conceitos limitantes para inovar e exemplifica ao apresentar uma bisnaga de caipirinha e uma embalagem chub para massa pronta de cookies.
Os participantes colocaram em prática o conteúdo aprendido no curso. Os 11 grupos apresentaram os projetos de embalagens de transporte para diferentes produtos e mercados, desde e-commerce de roupas, exportação de frutas e chocolate até shelf ready packaging para biscoitos.
Fundado em 2005, o Instituto de Embalagens tem o objetivo de levar conhecimento para o setor de embalagens, visando ao seu avanço e crescimento. O trabalho consiste na coordenação e realização de cursos, encontros, treinamentos e publicações técnicas. Desde a criação do Kit de Referências de Embalagens, primeiro material didático do Instituto, a entidade já publicou 21 livros e realizou 100 cursos e 132 eventos, com a participação de mais de 15 mil profissionais. A crença do Instituto de Embalagens é de que embalagens melhores promovem um mundo melhor.